(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102 |
Resumo: | No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário no Brasil, que foi instituído pelo Decreto nº 84.631, em 1980. Desde então, em todo território nacional festeja-se o exercício dessa profissão regulamentada em 1962. As comemorações são promovidas pelas bibliotecas, associações, conselhos de Biblioteconomia e cursos de formação, os quais se encontram localizados nas cinco regiões brasileiras. Em virtude de outra efeméride, isto é, dos 45 anos do lançamento da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, buscou-se mapear o atual cenário e a trajetória do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Outrora, o percurso do ensino da Biblioteconomia fora retratado por diversos autores, que demonstraram na literatura os acontecimentos ao longo dessa trajetória, bem como as influências das fases comumente conhecidas: modelo francês e o modelo norte-americano. Além disso, objetivou-se demonstrar a partir de uma pesquisa exploratória uma virada mais recente no ensino da Biblioteconomia, a qual está associada ao contexto de criação de novos cursos de Arquivologia e de Museologia, institucionalmente próximos uns dos outros, o que vem contribuindo para a nova fase acadêmico-institucional e para o estreitamento do diálogo entre os campos científicos. Em suma, perpassou-se pelas diversas fases do ensino da Biblioteconomia como também pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, demonstrando como os campos estão interligados, bem como iluminou-se o atual cenário dos programas e dos cursos em funcionamento no país. |
id |
FEBAB-1_053c7874527173441b3956b55cd075d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1102 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no BrasilEnsino da Biblioteconomia. Escolas de Biblioteconomia. Formação do bibliotecário. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação.No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário no Brasil, que foi instituído pelo Decreto nº 84.631, em 1980. Desde então, em todo território nacional festeja-se o exercício dessa profissão regulamentada em 1962. As comemorações são promovidas pelas bibliotecas, associações, conselhos de Biblioteconomia e cursos de formação, os quais se encontram localizados nas cinco regiões brasileiras. Em virtude de outra efeméride, isto é, dos 45 anos do lançamento da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, buscou-se mapear o atual cenário e a trajetória do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Outrora, o percurso do ensino da Biblioteconomia fora retratado por diversos autores, que demonstraram na literatura os acontecimentos ao longo dessa trajetória, bem como as influências das fases comumente conhecidas: modelo francês e o modelo norte-americano. Além disso, objetivou-se demonstrar a partir de uma pesquisa exploratória uma virada mais recente no ensino da Biblioteconomia, a qual está associada ao contexto de criação de novos cursos de Arquivologia e de Museologia, institucionalmente próximos uns dos outros, o que vem contribuindo para a nova fase acadêmico-institucional e para o estreitamento do diálogo entre os campos científicos. Em suma, perpassou-se pelas diversas fases do ensino da Biblioteconomia como também pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, demonstrando como os campos estão interligados, bem como iluminou-se o atual cenário dos programas e dos cursos em funcionamento no país. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2018-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 (2018): Número especial de 45 anos; 171-1941980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102/1080Copyright (c) 2018 Gabrielle Francinne de S.C Tanushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTanus, Gabrielle Francinne de S.C2018-09-09T23:48:34Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1102Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-09-09T23:48:34RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil |
title |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil |
spellingShingle |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil Tanus, Gabrielle Francinne de S.C Ensino da Biblioteconomia. Escolas de Biblioteconomia. Formação do bibliotecário. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação. |
title_short |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil |
title_full |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil |
title_fullStr |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil |
title_full_unstemmed |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil |
title_sort |
(Re)visitando os caminhos do ensino da Biblioteconomia no Brasil |
author |
Tanus, Gabrielle Francinne de S.C |
author_facet |
Tanus, Gabrielle Francinne de S.C |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanus, Gabrielle Francinne de S.C |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Biblioteconomia. Escolas de Biblioteconomia. Formação do bibliotecário. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação. |
topic |
Ensino da Biblioteconomia. Escolas de Biblioteconomia. Formação do bibliotecário. Programas de pós-graduação em Ciência da Informação. |
description |
No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário no Brasil, que foi instituído pelo Decreto nº 84.631, em 1980. Desde então, em todo território nacional festeja-se o exercício dessa profissão regulamentada em 1962. As comemorações são promovidas pelas bibliotecas, associações, conselhos de Biblioteconomia e cursos de formação, os quais se encontram localizados nas cinco regiões brasileiras. Em virtude de outra efeméride, isto é, dos 45 anos do lançamento da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, buscou-se mapear o atual cenário e a trajetória do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Outrora, o percurso do ensino da Biblioteconomia fora retratado por diversos autores, que demonstraram na literatura os acontecimentos ao longo dessa trajetória, bem como as influências das fases comumente conhecidas: modelo francês e o modelo norte-americano. Além disso, objetivou-se demonstrar a partir de uma pesquisa exploratória uma virada mais recente no ensino da Biblioteconomia, a qual está associada ao contexto de criação de novos cursos de Arquivologia e de Museologia, institucionalmente próximos uns dos outros, o que vem contribuindo para a nova fase acadêmico-institucional e para o estreitamento do diálogo entre os campos científicos. Em suma, perpassou-se pelas diversas fases do ensino da Biblioteconomia como também pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, demonstrando como os campos estão interligados, bem como iluminou-se o atual cenário dos programas e dos cursos em funcionamento no país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1102/1080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gabrielle Francinne de S.C Tanus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gabrielle Francinne de S.C Tanus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 (2018): Número especial de 45 anos; 171-194 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319778102771712 |