Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751 |
Resumo: | O relatório “The information Service Environment Relationships and Priorities”, de Paul G. Zurkowski (1974), tornou-se a base para um movimento de proporções globais, conhecido como Information Literacy. Mobilizando pesquisadores, profissionais, políticas e entidades públicas e privadas, tal movimento disseminou-se, também, no Brasil, sem ter, todavia, suas bases analisadas e compreendidas, suficientemente. Diante disso, nosso objetivo é levantar e refletir sobre as ideias fundamentais do documento e das óticas informacional e educacional que sustentam a proposta inicial da Information Literacy, sendo utilizado no estudo o método da análise do discurso. Preliminarmente, percebe-se um discurso enraizado nos postulados da Sociedade da Informação e com forte tendência economicista e instrumental. A pesquisa pauta-se pela perspectiva da Infoeducação, abordagem transdisciplinar que oferece elementos ao desenvolvimento de bases teóricas e metodológicas necessárias à superação da razão instrumental que orienta o relatório que deu origem à Information Literacy. |
id |
FEBAB-1_263ec23fc16c45055a43d5d0292c4a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/751 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul ZurkowskiAnálise do DiscursoInfoeducaçãoInformation LiteracyPaul ZurkowskiSociedade da Informação.O relatório “The information Service Environment Relationships and Priorities”, de Paul G. Zurkowski (1974), tornou-se a base para um movimento de proporções globais, conhecido como Information Literacy. Mobilizando pesquisadores, profissionais, políticas e entidades públicas e privadas, tal movimento disseminou-se, também, no Brasil, sem ter, todavia, suas bases analisadas e compreendidas, suficientemente. Diante disso, nosso objetivo é levantar e refletir sobre as ideias fundamentais do documento e das óticas informacional e educacional que sustentam a proposta inicial da Information Literacy, sendo utilizado no estudo o método da análise do discurso. Preliminarmente, percebe-se um discurso enraizado nos postulados da Sociedade da Informação e com forte tendência economicista e instrumental. A pesquisa pauta-se pela perspectiva da Infoeducação, abordagem transdisciplinar que oferece elementos ao desenvolvimento de bases teóricas e metodológicas necessárias à superação da razão instrumental que orienta o relatório que deu origem à Information Literacy.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): VI Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação do PPGCI/ECA/USP; 36-401980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751/602Copyright (c) 2017 Leandro dos Santos Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Leandro dos SantosPerrotti, Edmir2017-09-26T23:09:42Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/751Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2017-09-26T23:09:42RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski |
title |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski |
spellingShingle |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski Nascimento, Leandro dos Santos Análise do Discurso Infoeducação Information Literacy Paul Zurkowski Sociedade da Informação. |
title_short |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski |
title_full |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski |
title_fullStr |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski |
title_full_unstemmed |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski |
title_sort |
Informação e Educação: um estudo do relatório “The Information Service Environment: relationships and priorities”, de Paul Zurkowski |
author |
Nascimento, Leandro dos Santos |
author_facet |
Nascimento, Leandro dos Santos Perrotti, Edmir |
author_role |
author |
author2 |
Perrotti, Edmir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Leandro dos Santos Perrotti, Edmir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Infoeducação Information Literacy Paul Zurkowski Sociedade da Informação. |
topic |
Análise do Discurso Infoeducação Information Literacy Paul Zurkowski Sociedade da Informação. |
description |
O relatório “The information Service Environment Relationships and Priorities”, de Paul G. Zurkowski (1974), tornou-se a base para um movimento de proporções globais, conhecido como Information Literacy. Mobilizando pesquisadores, profissionais, políticas e entidades públicas e privadas, tal movimento disseminou-se, também, no Brasil, sem ter, todavia, suas bases analisadas e compreendidas, suficientemente. Diante disso, nosso objetivo é levantar e refletir sobre as ideias fundamentais do documento e das óticas informacional e educacional que sustentam a proposta inicial da Information Literacy, sendo utilizado no estudo o método da análise do discurso. Preliminarmente, percebe-se um discurso enraizado nos postulados da Sociedade da Informação e com forte tendência economicista e instrumental. A pesquisa pauta-se pela perspectiva da Infoeducação, abordagem transdisciplinar que oferece elementos ao desenvolvimento de bases teóricas e metodológicas necessárias à superação da razão instrumental que orienta o relatório que deu origem à Information Literacy. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/751/602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Leandro dos Santos Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Leandro dos Santos Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): VI Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação do PPGCI/ECA/USP; 36-40 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319777101381632 |