Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Cassia cordeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cordeiro, Larissa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989
Resumo: Destaca-se a organização da biblioteca escolar mediante ao sistema de classificação por cores, utilizando como campo de estudo a biblioteca escolar. Faz-se questionamento se os usuários da biblioteca conseguem compreender o elo desenvolvido, a partir do sistema de classificação por cores, entre o material disponível e as cores que o representam. O estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos usuários da biblioteca escolar, em relação à organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Emprega-se metodologia com abordagem qualitativa e quantitativa e para obtenção dos dados usa pesquisa campo. Como instrumento de coleta usou-se  entrevista estruturada e observação, aplicadas aos alunos do 3º ao 6º do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Ao fim da investigação, conclui-se que a maioria dos usuários não conseguem compreender a organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Com base na análise dos resultados, recomenda-se a realização de estudo de usuário prévio, a fim de que as necessidades dos utilizadores seja o ponto central de toda a organização das unidades de informação, especialmente nas bibliotecas escolares. Uma vez que, as complexidades dos sistemas de classificação podem  ser obstáculos à pesquisa  escolar dos alunos.
id FEBAB-1_294a32e24073b2ba35bc70b2f8879df5
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/989
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolarEstudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por CoresDestaca-se a organização da biblioteca escolar mediante ao sistema de classificação por cores, utilizando como campo de estudo a biblioteca escolar. Faz-se questionamento se os usuários da biblioteca conseguem compreender o elo desenvolvido, a partir do sistema de classificação por cores, entre o material disponível e as cores que o representam. O estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos usuários da biblioteca escolar, em relação à organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Emprega-se metodologia com abordagem qualitativa e quantitativa e para obtenção dos dados usa pesquisa campo. Como instrumento de coleta usou-se  entrevista estruturada e observação, aplicadas aos alunos do 3º ao 6º do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Ao fim da investigação, conclui-se que a maioria dos usuários não conseguem compreender a organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Com base na análise dos resultados, recomenda-se a realização de estudo de usuário prévio, a fim de que as necessidades dos utilizadores seja o ponto central de toda a organização das unidades de informação, especialmente nas bibliotecas escolares. Uma vez que, as complexidades dos sistemas de classificação podem  ser obstáculos à pesquisa  escolar dos alunos.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 860-8711980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989/850Copyright (c) 2017 Cassia cordeiro Furtado, Larissa Silva Cordeirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Cassia cordeiroCordeiro, Larissa Silva2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/989Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdONGhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
title Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
spellingShingle Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
Furtado, Cassia cordeiro
Estudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por Cores
title_short Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
title_full Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
title_fullStr Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
title_full_unstemmed Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
title_sort Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
author Furtado, Cassia cordeiro
author_facet Furtado, Cassia cordeiro
Cordeiro, Larissa Silva
author_role author
author2 Cordeiro, Larissa Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Cassia cordeiro
Cordeiro, Larissa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por Cores
topic Estudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por Cores
description Destaca-se a organização da biblioteca escolar mediante ao sistema de classificação por cores, utilizando como campo de estudo a biblioteca escolar. Faz-se questionamento se os usuários da biblioteca conseguem compreender o elo desenvolvido, a partir do sistema de classificação por cores, entre o material disponível e as cores que o representam. O estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos usuários da biblioteca escolar, em relação à organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Emprega-se metodologia com abordagem qualitativa e quantitativa e para obtenção dos dados usa pesquisa campo. Como instrumento de coleta usou-se  entrevista estruturada e observação, aplicadas aos alunos do 3º ao 6º do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Ao fim da investigação, conclui-se que a maioria dos usuários não conseguem compreender a organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Com base na análise dos resultados, recomenda-se a realização de estudo de usuário prévio, a fim de que as necessidades dos utilizadores seja o ponto central de toda a organização das unidades de informação, especialmente nas bibliotecas escolares. Uma vez que, as complexidades dos sistemas de classificação podem  ser obstáculos à pesquisa  escolar dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989/850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cassia cordeiro Furtado, Larissa Silva Cordeiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cassia cordeiro Furtado, Larissa Silva Cordeiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 860-871
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1820240351927992320