Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989 |
Resumo: | Destaca-se a organização da biblioteca escolar mediante ao sistema de classificação por cores, utilizando como campo de estudo a biblioteca escolar. Faz-se questionamento se os usuários da biblioteca conseguem compreender o elo desenvolvido, a partir do sistema de classificação por cores, entre o material disponível e as cores que o representam. O estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos usuários da biblioteca escolar, em relação à organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Emprega-se metodologia com abordagem qualitativa e quantitativa e para obtenção dos dados usa pesquisa campo. Como instrumento de coleta usou-se entrevista estruturada e observação, aplicadas aos alunos do 3º ao 6º do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Ao fim da investigação, conclui-se que a maioria dos usuários não conseguem compreender a organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Com base na análise dos resultados, recomenda-se a realização de estudo de usuário prévio, a fim de que as necessidades dos utilizadores seja o ponto central de toda a organização das unidades de informação, especialmente nas bibliotecas escolares. Uma vez que, as complexidades dos sistemas de classificação podem ser obstáculos à pesquisa escolar dos alunos. |
id |
FEBAB-1_294a32e24073b2ba35bc70b2f8879df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/989 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolarEstudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por CoresDestaca-se a organização da biblioteca escolar mediante ao sistema de classificação por cores, utilizando como campo de estudo a biblioteca escolar. Faz-se questionamento se os usuários da biblioteca conseguem compreender o elo desenvolvido, a partir do sistema de classificação por cores, entre o material disponível e as cores que o representam. O estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos usuários da biblioteca escolar, em relação à organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Emprega-se metodologia com abordagem qualitativa e quantitativa e para obtenção dos dados usa pesquisa campo. Como instrumento de coleta usou-se entrevista estruturada e observação, aplicadas aos alunos do 3º ao 6º do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Ao fim da investigação, conclui-se que a maioria dos usuários não conseguem compreender a organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Com base na análise dos resultados, recomenda-se a realização de estudo de usuário prévio, a fim de que as necessidades dos utilizadores seja o ponto central de toda a organização das unidades de informação, especialmente nas bibliotecas escolares. Uma vez que, as complexidades dos sistemas de classificação podem ser obstáculos à pesquisa escolar dos alunos.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 860-8711980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989/850Copyright (c) 2017 Cassia cordeiro Furtado, Larissa Silva Cordeirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Cassia cordeiroCordeiro, Larissa Silva2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/989Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdONGhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar |
title |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar |
spellingShingle |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar Furtado, Cassia cordeiro Estudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por Cores |
title_short |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar |
title_full |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar |
title_fullStr |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar |
title_sort |
Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar |
author |
Furtado, Cassia cordeiro |
author_facet |
Furtado, Cassia cordeiro Cordeiro, Larissa Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Larissa Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Cassia cordeiro Cordeiro, Larissa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por Cores |
topic |
Estudo de Usuários da Informação. Usuários da Informação. Biblioteca Escolar. Sistema de Classificação por Cores |
description |
Destaca-se a organização da biblioteca escolar mediante ao sistema de classificação por cores, utilizando como campo de estudo a biblioteca escolar. Faz-se questionamento se os usuários da biblioteca conseguem compreender o elo desenvolvido, a partir do sistema de classificação por cores, entre o material disponível e as cores que o representam. O estudo tem por objetivo verificar a compreensão dos usuários da biblioteca escolar, em relação à organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Emprega-se metodologia com abordagem qualitativa e quantitativa e para obtenção dos dados usa pesquisa campo. Como instrumento de coleta usou-se entrevista estruturada e observação, aplicadas aos alunos do 3º ao 6º do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Ao fim da investigação, conclui-se que a maioria dos usuários não conseguem compreender a organização do acervo pelo sistema de classificação por cores. Com base na análise dos resultados, recomenda-se a realização de estudo de usuário prévio, a fim de que as necessidades dos utilizadores seja o ponto central de toda a organização das unidades de informação, especialmente nas bibliotecas escolares. Uma vez que, as complexidades dos sistemas de classificação podem ser obstáculos à pesquisa escolar dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/989/850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cassia cordeiro Furtado, Larissa Silva Cordeiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cassia cordeiro Furtado, Larissa Silva Cordeiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 860-871 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1820240351927992320 |