A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazzola, Sara Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813
Resumo: A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade.
id FEBAB-1_2dee634845da7081c6c3c4f4aa03038d
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1813
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidadeEducação EmpreendedoraProfessor mediadorEnsino da Economia Circular.A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-181980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813/1370Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGazzola, Sara BarbosaVitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin2022-09-03T17:11:14Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1813Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:14RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
title A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
spellingShingle A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
Gazzola, Sara Barbosa
Educação Empreendedora
Professor mediador
Ensino da Economia Circular.
title_short A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
title_full A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
title_fullStr A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
title_full_unstemmed A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
title_sort A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
author Gazzola, Sara Barbosa
author_facet Gazzola, Sara Barbosa
Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin
author_role author
author2 Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazzola, Sara Barbosa
Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Empreendedora
Professor mediador
Ensino da Economia Circular.
topic Educação Empreendedora
Professor mediador
Ensino da Economia Circular.
description A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813/1370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-18
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780164272128