A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813 |
Resumo: | A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade. |
id |
FEBAB-1_2dee634845da7081c6c3c4f4aa03038d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1813 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidadeEducação EmpreendedoraProfessor mediadorEnsino da Economia Circular.A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-181980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813/1370Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGazzola, Sara BarbosaVitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin2022-09-03T17:11:14Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1813Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:14RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade |
title |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade |
spellingShingle |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade Gazzola, Sara Barbosa Educação Empreendedora Professor mediador Ensino da Economia Circular. |
title_short |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade |
title_full |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade |
title_fullStr |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade |
title_full_unstemmed |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade |
title_sort |
A educação empreendedora e o papel do professor como agente mediador no ensino da circularidade |
author |
Gazzola, Sara Barbosa |
author_facet |
Gazzola, Sara Barbosa Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin |
author_role |
author |
author2 |
Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gazzola, Sara Barbosa Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Empreendedora Professor mediador Ensino da Economia Circular. |
topic |
Educação Empreendedora Professor mediador Ensino da Economia Circular. |
description |
A educação empreendedora se faz cada vez mais necessária na atual sociedade do conhecimento, visto que o autoemprego tem sido uma solução imediata para superar os desafios do desemprego e da revolução tecnológica. Considera-se que as instituições de ensino, desde o nível fundamental até superior, precisam tratar dessa temática, e assim preparar melhor os profissionais para o enfrentamento dos desafios do empreendedorismo. Porém, ressalta-se nesse contexto, que a educação empreendedora contemporânea precisa estar alicerçada no ensino da circularidade (economia circular), que é capaz de estimular nos educandos aspectos essenciais como a sustentabilidade, resiliência, inovação inclusiva, renovação e regeneração de novos negócios. Diante dessa realidade, buscou-se refletir qual é o papel do professor como agente mediador da informação no contexto da educação empreendedora para o ensino da circularidade. O trabalho justifica-se pela necessidade de se discutir essa temática no âmbito da Ciência da Informação em relação à mediação da informação frente às transformações impulsionadas pela sociedade do conhecimento. Tem-se como objetivos compreender os conceitos envolvidos e refletir sobre as práticas docentes que possam estimular a educação empreendedora no ensino da circularidade. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, utilizando-se como método a revisão bibliográfica. Como resultados, buscou-se inter-relacionar as temáticas envolvidas e ressaltar o papel do professor como agente mediador no contexto da educação empreendedora como pressupostos básicos para o ensino da circularidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1813/1370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-18 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319780164272128 |