Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103 |
Resumo: | O novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar, continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmente disponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertação tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Assim, este trabalho busca estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional. |
id |
FEBAB-1_3078dd93361a40d11c7c3d11dc416342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/103 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a DistânciaO novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar, continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmente disponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertação tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Assim, este trabalho busca estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2009-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 2 (2008); 15-321980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103/121Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, JonatanCarvalho, José Oscar Fontanini de2009-05-22T02:44:22Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/103Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2009-05-22T02:44:22RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância |
title |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância |
spellingShingle |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância Moreira, Jonatan |
title_short |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância |
title_full |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância |
title_fullStr |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância |
title_full_unstemmed |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância |
title_sort |
Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância |
author |
Moreira, Jonatan |
author_facet |
Moreira, Jonatan Carvalho, José Oscar Fontanini de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, José Oscar Fontanini de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jonatan Carvalho, José Oscar Fontanini de |
description |
O novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar, continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmente disponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertação tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Assim, este trabalho busca estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 2 (2008); 15-32 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319775467700225 |