Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jonatan
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carvalho, José Oscar Fontanini de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103
Resumo: O novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar, continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmente disponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertação tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Assim, este trabalho busca estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional.
id FEBAB-1_3078dd93361a40d11c7c3d11dc416342
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/103
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a DistânciaO novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar, continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmente disponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertação tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Assim, este trabalho busca estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2009-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 2 (2008); 15-321980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103/121Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, JonatanCarvalho, José Oscar Fontanini de2009-05-22T02:44:22Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/103Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2009-05-22T02:44:22RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
title Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
spellingShingle Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
Moreira, Jonatan
title_short Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
title_full Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
title_fullStr Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
title_full_unstemmed Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
title_sort Estudo de Métodos e Técnicas da Ciência da Informação Aplicáveis à Educação a Distância
author Moreira, Jonatan
author_facet Moreira, Jonatan
Carvalho, José Oscar Fontanini de
author_role author
author2 Carvalho, José Oscar Fontanini de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jonatan
Carvalho, José Oscar Fontanini de
description O novo desafio para a educação em geral, e, em específico para a Educação a Distância, é permitir a emancipação dos indivíduos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informações de que necessitam para complementar, continuamente, suas formações. Dentro desta realidade, a utilização da informação digital, suportada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação atualmente disponíveis, multiplica a gama de opções disponibilizadas à Educação a Distância, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o indivíduo em seu ininterrupto processo de busca da informação desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertação tem como propósito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informação em suporte digital, empregados pela Ciência da Informação, que possam ser aplicadas à Educação a Distância. Assim, este trabalho busca estabelecer as possíveis relações existentes entre métodos e técnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da área de Ciência da Informação e os módulos que compõem um modelo de Educação a Distância, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que dá suporte à Educação a Distância segundo o paradigma informacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/103/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 2 (2008); 15-32
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319775467700225