Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santa Anna, Jorge
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Calmon, Maria Aparecida de Mesquita, Campos, Suelen de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/511
Resumo: A leitura constitui uma das atividades frequentemente realizadas em bibliotecas, mas que, na maioria das vezes, manifesta-se como um processo dinâmico, subjetivo, plural e complexo. Este estudo objetiva analisar as diferentes estratégias de pesquisa com foco nas técnicas de leitura e suas interferências na formação dos leitores. Para tanto, reflete a relação existente entre suportes de informação e o processo de leitura; demonstra o papel da biblioteca na formação de diferenciados leitores e, por fim, investiga as interferências dos suportes de informação quanto ao processo de pesquisa e leitura realizada em uma biblioteca de pesquisa. Através de estudo aplicado em campo, constatou-se que, em linhas gerais, os suportes de informação interferem no perfil do leitor, de modo que eles adotam diferentes técnicas e estratégias de leitura. No que se refere às relações do leitor com os suportes utilizados durante a leitura, os resultados apontaram o leitor de fontes impressas como um leitor contemplativo, enquanto que o leitor de fontes digitais assemelha-se ao perfil de leitor imersivo. No que se refere às relações dos leitores com o processo de leitura, inferiu-se que o leitor de fontes impressas realiza leitura intensiva, enquanto o leitor de fontes digitais realiza leitura extensiva.
id FEBAB-1_39476c711a4093855ec934e59039befa
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/511
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitoresFontes impressas e digitaisLeitorPráticas de LeituraBiblioteconomia-formação de leitores.A leitura constitui uma das atividades frequentemente realizadas em bibliotecas, mas que, na maioria das vezes, manifesta-se como um processo dinâmico, subjetivo, plural e complexo. Este estudo objetiva analisar as diferentes estratégias de pesquisa com foco nas técnicas de leitura e suas interferências na formação dos leitores. Para tanto, reflete a relação existente entre suportes de informação e o processo de leitura; demonstra o papel da biblioteca na formação de diferenciados leitores e, por fim, investiga as interferências dos suportes de informação quanto ao processo de pesquisa e leitura realizada em uma biblioteca de pesquisa. Através de estudo aplicado em campo, constatou-se que, em linhas gerais, os suportes de informação interferem no perfil do leitor, de modo que eles adotam diferentes técnicas e estratégias de leitura. No que se refere às relações do leitor com os suportes utilizados durante a leitura, os resultados apontaram o leitor de fontes impressas como um leitor contemplativo, enquanto que o leitor de fontes digitais assemelha-se ao perfil de leitor imersivo. No que se refere às relações dos leitores com o processo de leitura, inferiu-se que o leitor de fontes impressas realiza leitura intensiva, enquanto o leitor de fontes digitais realiza leitura extensiva.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/511Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD; 295-3131980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/511/430Copyright (c) 2016 Jorge Santa Anna, Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Suelen de Oliveira Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanta Anna, JorgeCalmon, Maria Aparecida de MesquitaCampos, Suelen de Oliveira2016-10-25T17:14:26Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/511Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2016-10-25T17:14:26RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
title Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
spellingShingle Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
Santa Anna, Jorge
Fontes impressas e digitais
Leitor
Práticas de Leitura
Biblioteconomia-formação de leitores.
title_short Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
title_full Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
title_fullStr Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
title_full_unstemmed Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
title_sort Documentos impressos e digitais: pluralizando técnicas de leitura e formando diferentes leitores
author Santa Anna, Jorge
author_facet Santa Anna, Jorge
Calmon, Maria Aparecida de Mesquita
Campos, Suelen de Oliveira
author_role author
author2 Calmon, Maria Aparecida de Mesquita
Campos, Suelen de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santa Anna, Jorge
Calmon, Maria Aparecida de Mesquita
Campos, Suelen de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes impressas e digitais
Leitor
Práticas de Leitura
Biblioteconomia-formação de leitores.
topic Fontes impressas e digitais
Leitor
Práticas de Leitura
Biblioteconomia-formação de leitores.
description A leitura constitui uma das atividades frequentemente realizadas em bibliotecas, mas que, na maioria das vezes, manifesta-se como um processo dinâmico, subjetivo, plural e complexo. Este estudo objetiva analisar as diferentes estratégias de pesquisa com foco nas técnicas de leitura e suas interferências na formação dos leitores. Para tanto, reflete a relação existente entre suportes de informação e o processo de leitura; demonstra o papel da biblioteca na formação de diferenciados leitores e, por fim, investiga as interferências dos suportes de informação quanto ao processo de pesquisa e leitura realizada em uma biblioteca de pesquisa. Através de estudo aplicado em campo, constatou-se que, em linhas gerais, os suportes de informação interferem no perfil do leitor, de modo que eles adotam diferentes técnicas e estratégias de leitura. No que se refere às relações do leitor com os suportes utilizados durante a leitura, os resultados apontaram o leitor de fontes impressas como um leitor contemplativo, enquanto que o leitor de fontes digitais assemelha-se ao perfil de leitor imersivo. No que se refere às relações dos leitores com o processo de leitura, inferiu-se que o leitor de fontes impressas realiza leitura intensiva, enquanto o leitor de fontes digitais realiza leitura extensiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/511
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/511/430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Jorge Santa Anna, Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Suelen de Oliveira Campos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Jorge Santa Anna, Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Suelen de Oliveira Campos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD; 295-313
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319776348504064