Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boto, Karolinne de Santana Boto Santana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Braz, Márcia Ivo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/878
Resumo: Considerando a importância de se estabelecer o hábito da leitura, o objetivo geral deste estudo é desenvolver panorama sobre os best-sellers e identificar características de leitura no público adolescente de uma escola particular da cidade de Aracaju/SE, desenvolvendo uma proposta de incentivo à leitura alinhada a esses usuários. Como objetivos específicos, procurou-se verificar a questão dos best-sellers junto aos adolescentes do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio na busca de leitura, assim como identificar o ponto de vista dos professores das disciplinas voltadas à leitura e Língua Portuguesa e propor alternativas para incentivar a leitura e a formação do leitor através da biblioteca escolar para os adolescentes do contexto pesquisado. Como percurso metodológico, partindo da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um estudo de caso, onde o instrumento de coleta de dados foi composto por dois questionários aplicados a professores e alunos, com o intuito de identificar questões referentes aos hábitos de leitura e a inclusão dos best-sellers como ferramenta didática e prática cotidiana. Durante as considerações do trabalho, os resultados compuseram uma proposta para incentivo à leitura que incluiu a garantia de um espaço para os best-sellers na biblioteca da escola, a possibilidade de incluir os formatos eletrônicos no acervo, promoção de debates sobre as temáticas dos best-sellers na biblioteca e em sala de aula e aproximação entre os enredos dos best-sellers e dos clássicos.
id FEBAB-1_3c35ef2db5e9c2b4e898d90d8189ab97
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/878
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenisBest-sellersIncentivo à leituraBiblioteca escolarConsiderando a importância de se estabelecer o hábito da leitura, o objetivo geral deste estudo é desenvolver panorama sobre os best-sellers e identificar características de leitura no público adolescente de uma escola particular da cidade de Aracaju/SE, desenvolvendo uma proposta de incentivo à leitura alinhada a esses usuários. Como objetivos específicos, procurou-se verificar a questão dos best-sellers junto aos adolescentes do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio na busca de leitura, assim como identificar o ponto de vista dos professores das disciplinas voltadas à leitura e Língua Portuguesa e propor alternativas para incentivar a leitura e a formação do leitor através da biblioteca escolar para os adolescentes do contexto pesquisado. Como percurso metodológico, partindo da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um estudo de caso, onde o instrumento de coleta de dados foi composto por dois questionários aplicados a professores e alunos, com o intuito de identificar questões referentes aos hábitos de leitura e a inclusão dos best-sellers como ferramenta didática e prática cotidiana. Durante as considerações do trabalho, os resultados compuseram uma proposta para incentivo à leitura que incluiu a garantia de um espaço para os best-sellers na biblioteca da escola, a possibilidade de incluir os formatos eletrônicos no acervo, promoção de debates sobre as temáticas dos best-sellers na biblioteca e em sala de aula e aproximação entre os enredos dos best-sellers e dos clássicos.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/878Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 670-6901980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/878/838Copyright (c) 2017 Karolinne de Santana Boto Santana Boto, Márcia Ivo Brazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoto, Karolinne de Santana Boto SantanaBraz, Márcia Ivo2018-01-10T19:10:41Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/878Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-01-10T19:10:41RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
title Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
spellingShingle Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
Boto, Karolinne de Santana Boto Santana
Best-sellers
Incentivo à leitura
Biblioteca escolar
title_short Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
title_full Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
title_fullStr Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
title_full_unstemmed Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
title_sort Práticas de incentivo à leitura para o público adolescente: um estudo sobre os best-sellers infanto-juvenis
author Boto, Karolinne de Santana Boto Santana
author_facet Boto, Karolinne de Santana Boto Santana
Braz, Márcia Ivo
author_role author
author2 Braz, Márcia Ivo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boto, Karolinne de Santana Boto Santana
Braz, Márcia Ivo
dc.subject.por.fl_str_mv Best-sellers
Incentivo à leitura
Biblioteca escolar
topic Best-sellers
Incentivo à leitura
Biblioteca escolar
description Considerando a importância de se estabelecer o hábito da leitura, o objetivo geral deste estudo é desenvolver panorama sobre os best-sellers e identificar características de leitura no público adolescente de uma escola particular da cidade de Aracaju/SE, desenvolvendo uma proposta de incentivo à leitura alinhada a esses usuários. Como objetivos específicos, procurou-se verificar a questão dos best-sellers junto aos adolescentes do sétimo ao nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio na busca de leitura, assim como identificar o ponto de vista dos professores das disciplinas voltadas à leitura e Língua Portuguesa e propor alternativas para incentivar a leitura e a formação do leitor através da biblioteca escolar para os adolescentes do contexto pesquisado. Como percurso metodológico, partindo da pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um estudo de caso, onde o instrumento de coleta de dados foi composto por dois questionários aplicados a professores e alunos, com o intuito de identificar questões referentes aos hábitos de leitura e a inclusão dos best-sellers como ferramenta didática e prática cotidiana. Durante as considerações do trabalho, os resultados compuseram uma proposta para incentivo à leitura que incluiu a garantia de um espaço para os best-sellers na biblioteca da escola, a possibilidade de incluir os formatos eletrônicos no acervo, promoção de debates sobre as temáticas dos best-sellers na biblioteca e em sala de aula e aproximação entre os enredos dos best-sellers e dos clássicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/878
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/878/838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Karolinne de Santana Boto Santana Boto, Márcia Ivo Braz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Karolinne de Santana Boto Santana Boto, Márcia Ivo Braz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): CBBD 2017; 670-690
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319777549123584