Bibliotecas acessíveis: uma realidade da EESC e do IQSC da USP
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1908 |
Resumo: | Relato da experiência e execução do projeto de acessibilidade nas bibliotecas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química (IQSC) do campus São Carlos, da Universidade de São Paulo, para inclusão do público com deficiência visual, auditiva e/ou de locomoção, promovendo a igualdade de direitos. O projeto recebeu auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que envolveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. As bibliotecas, enquanto espaços democráticos, devem promover a interação e a disseminação do conhecimento, propiciando o acesso aos serviços, produtos informacionais e aos espaços. Propôs-se a adequação das bibliotecas da EESC e do IQSC aos requisitos de acessibilidade que envolvem as dimensões comunicacionais, instrumentais, arquitetônicos e atitudinais, visando diminuir as barreiras e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam atividades acadêmicas, profissionais e de lazer. Os procedimentos metodológicos envolveram: realização de um benchmarking das bibliotecas acessíveis em âmbito nacional e internacional; mapeamento das situações arquitetônica, instrumental, comunicacional e atitudinal das bibliotecas EESC e IQSC, utilizando o checklist da FEBAB; consulta aos especialistas das associações de deficientes da cidade; realização de um curso básico de LIBRAS para 3 turmas; produção de um vídeo institucional das bibliotecas com tradução em LIBRAS; aquisição de itens de sinalização para acessibilidade vertical e horizontal e com Braille; aquisição de kits de tecnologias assistivas. Espera-se que as adequações das Bibliotecas sensibilizem os usuários sobre as questões de acessibilidade, fornecendo modelos de inclusão que promovam o compartilhamento do conhecimento gerado na Universidade. |
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