Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861 |
Resumo: | Discute o uso das mídias sociais como estratégia de marketing. Utiliza a experiência da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) como caso, a fim de verificar a aplicação dos quatro componentes do mix de marketing (produto, preço, praça, promoção) nos perfis dessa unidade de informação no Instagram, no YouTube e no Twitter. Recorre à pesquisa bibliográfica na busca de fontes sobre mídias sociais, marketing e mix de marketing. Adota como recorte temporal o ano de 2020, a fim de analisar o material empírico produzido e compartilhado pela FBN nas mídias sociais durante os primeiros 10 meses da pandemia de COVID-19 no Brasil. Os resultados mostram que os conteúdos postados na forma textos, imagens e vídeos correspondem à informação ofertada sobre produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, à estratégia de divulgação do que a FBN tem a oferecer aos usuários/consumidores. A audiência recebida nas mídias sociais representa o preço pago pelos usuários no consumo da informação produzida e compartilhada pela instituição. Conclui que diante dos entraves impostos ao atendimento presencial pela pandemia de COVID-19, a biblioteca adotou o posicionamento de se manter ativa no meio virtual, utilizando as mídias sociais de forma bem-sucedida como estratégia de marketing. |
id |
FEBAB-1_4345bdc57ddc2da80c6ea823fe8ad698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1861 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, BrasilFundação Biblioteca Nacional – BrasilMarketing de BibliotecasMídia socialDiscute o uso das mídias sociais como estratégia de marketing. Utiliza a experiência da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) como caso, a fim de verificar a aplicação dos quatro componentes do mix de marketing (produto, preço, praça, promoção) nos perfis dessa unidade de informação no Instagram, no YouTube e no Twitter. Recorre à pesquisa bibliográfica na busca de fontes sobre mídias sociais, marketing e mix de marketing. Adota como recorte temporal o ano de 2020, a fim de analisar o material empírico produzido e compartilhado pela FBN nas mídias sociais durante os primeiros 10 meses da pandemia de COVID-19 no Brasil. Os resultados mostram que os conteúdos postados na forma textos, imagens e vídeos correspondem à informação ofertada sobre produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, à estratégia de divulgação do que a FBN tem a oferecer aos usuários/consumidores. A audiência recebida nas mídias sociais representa o preço pago pelos usuários no consumo da informação produzida e compartilhada pela instituição. Conclui que diante dos entraves impostos ao atendimento presencial pela pandemia de COVID-19, a biblioteca adotou o posicionamento de se manter ativa no meio virtual, utilizando as mídias sociais de forma bem-sucedida como estratégia de marketing.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2023-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 19 (2023): Jubileu de ouro; 1-231980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861/1452Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSerra, Raphaella Regis BotelhoFerreira, Rubens da Silva2023-02-21T15:36:11Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1861Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2023-02-21T15:36:11RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil |
title |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil |
spellingShingle |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil Serra, Raphaella Regis Botelho Fundação Biblioteca Nacional – Brasil Marketing de Bibliotecas Mídia social |
title_short |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil |
title_full |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil |
title_fullStr |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil |
title_full_unstemmed |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil |
title_sort |
Marketing e mídias sociais: o caso da Fundação Biblioteca Nacional, Brasil |
author |
Serra, Raphaella Regis Botelho |
author_facet |
Serra, Raphaella Regis Botelho Ferreira, Rubens da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Rubens da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Raphaella Regis Botelho Ferreira, Rubens da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fundação Biblioteca Nacional – Brasil Marketing de Bibliotecas Mídia social |
topic |
Fundação Biblioteca Nacional – Brasil Marketing de Bibliotecas Mídia social |
description |
Discute o uso das mídias sociais como estratégia de marketing. Utiliza a experiência da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil) como caso, a fim de verificar a aplicação dos quatro componentes do mix de marketing (produto, preço, praça, promoção) nos perfis dessa unidade de informação no Instagram, no YouTube e no Twitter. Recorre à pesquisa bibliográfica na busca de fontes sobre mídias sociais, marketing e mix de marketing. Adota como recorte temporal o ano de 2020, a fim de analisar o material empírico produzido e compartilhado pela FBN nas mídias sociais durante os primeiros 10 meses da pandemia de COVID-19 no Brasil. Os resultados mostram que os conteúdos postados na forma textos, imagens e vídeos correspondem à informação ofertada sobre produtos e serviços, e, ao mesmo tempo, à estratégia de divulgação do que a FBN tem a oferecer aos usuários/consumidores. A audiência recebida nas mídias sociais representa o preço pago pelos usuários no consumo da informação produzida e compartilhada pela instituição. Conclui que diante dos entraves impostos ao atendimento presencial pela pandemia de COVID-19, a biblioteca adotou o posicionamento de se manter ativa no meio virtual, utilizando as mídias sociais de forma bem-sucedida como estratégia de marketing. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1861/1452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 19 (2023): Jubileu de ouro; 1-23 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319780421173248 |