O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Ana Maria Mendes, Alcará, Adriana Rosecler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1648
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar como o bibliotecário pode multiplicar e desenvolver ações para a formação da competência em informação dos pais de surdos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Discute as habilidades que o bibliotecário pode desenvolver para propiciar a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando que no contexto da surdez, tanto os bibliotecários quanto os pais precisam formar e aprimorar seus conhecimentos, habilidades informacionais, operacionais e comunicacionais, assim como suas atitudes para que tenham condições de aprender a lidar com a informação e multiplicá-la. Salienta ainda que o bibliotecário multiplicador é um agente de mudanças que defende, coordena e ensina e como tal pode potencializar o aprendizado dos pais de modo que estes possam com base em seu repertório informacional auxiliar os filhos surdos e outros pais. Para finalizar apresenta um conjunto de habilidades necessárias aos bibliotecários e aos pais, que foram divididas em habilidades técnicas, habilidades informacionais e habilidades comunicacionais, sociais e emocionais. Conclui que a formação da competência em informação permite aos pais aplicar as habilidades aprendidas no seu dia-a-dia e que o bibliotecário pode desenvolvê-la dentro e fora da biblioteca.
id FEBAB-1_4a7a489e11033dd146793c0ea1609176
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1648
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdosCompetência em informaçãobibliotecário multiplicadorhabilidadessurdezpais de surdos.Este estudo tem como objetivo investigar como o bibliotecário pode multiplicar e desenvolver ações para a formação da competência em informação dos pais de surdos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Discute as habilidades que o bibliotecário pode desenvolver para propiciar a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando que no contexto da surdez, tanto os bibliotecários quanto os pais precisam formar e aprimorar seus conhecimentos, habilidades informacionais, operacionais e comunicacionais, assim como suas atitudes para que tenham condições de aprender a lidar com a informação e multiplicá-la. Salienta ainda que o bibliotecário multiplicador é um agente de mudanças que defende, coordena e ensina e como tal pode potencializar o aprendizado dos pais de modo que estes possam com base em seu repertório informacional auxiliar os filhos surdos e outros pais. Para finalizar apresenta um conjunto de habilidades necessárias aos bibliotecários e aos pais, que foram divididas em habilidades técnicas, habilidades informacionais e habilidades comunicacionais, sociais e emocionais. Conclui que a formação da competência em informação permite aos pais aplicar as habilidades aprendidas no seu dia-a-dia e que o bibliotecário pode desenvolvê-la dentro e fora da biblioteca.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1648Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-191980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1648/1296Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana PaulaMiranda, Ana Maria MendesAlcará, Adriana Rosecler2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1648Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
title O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
spellingShingle O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
Pereira, Ana Paula
Competência em informação
bibliotecário multiplicador
habilidades
surdez
pais de surdos.
title_short O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
title_full O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
title_fullStr O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
title_full_unstemmed O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
title_sort O bibliotecário e as habilidades para a formação da competência em informação de pais de surdos
author Pereira, Ana Paula
author_facet Pereira, Ana Paula
Miranda, Ana Maria Mendes
Alcará, Adriana Rosecler
author_role author
author2 Miranda, Ana Maria Mendes
Alcará, Adriana Rosecler
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Paula
Miranda, Ana Maria Mendes
Alcará, Adriana Rosecler
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação
bibliotecário multiplicador
habilidades
surdez
pais de surdos.
topic Competência em informação
bibliotecário multiplicador
habilidades
surdez
pais de surdos.
description Este estudo tem como objetivo investigar como o bibliotecário pode multiplicar e desenvolver ações para a formação da competência em informação dos pais de surdos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Discute as habilidades que o bibliotecário pode desenvolver para propiciar a competência em informação dos pais de surdos, evidenciando que no contexto da surdez, tanto os bibliotecários quanto os pais precisam formar e aprimorar seus conhecimentos, habilidades informacionais, operacionais e comunicacionais, assim como suas atitudes para que tenham condições de aprender a lidar com a informação e multiplicá-la. Salienta ainda que o bibliotecário multiplicador é um agente de mudanças que defende, coordena e ensina e como tal pode potencializar o aprendizado dos pais de modo que estes possam com base em seu repertório informacional auxiliar os filhos surdos e outros pais. Para finalizar apresenta um conjunto de habilidades necessárias aos bibliotecários e aos pais, que foram divididas em habilidades técnicas, habilidades informacionais e habilidades comunicacionais, sociais e emocionais. Conclui que a formação da competência em informação permite aos pais aplicar as habilidades aprendidas no seu dia-a-dia e que o bibliotecário pode desenvolvê-la dentro e fora da biblioteca.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1648
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1648/1296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-19
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780053123072