A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Danielli Santos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634
Resumo: O Brasil vivencia uma crise sanitária extremamente complexa e sem precedentes em virtude da pandemia de Covid-19 que há um ano no país já dizimou mais 500 mil vidas e diante deste cenário de muitas dificuldades, a educação é um dos vários segmentos da sociedade que foram fortemente impactados pela pandemia, pois, desde o fechamento das escolas no ano de 2020 e a adoção do ensino remoto, muitas dificuldades vêm sendo encontradas tanto por alunos como professores. Diante da necessidade de afastamento social a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC, desenvolveu e implantou o aplicativo Centro de Mídias de São Paulo- CMSP. O oferecimento de um aplicativo para ensino remoto articula-se a necessidade do desenvolvimento das Competências Midiáticas e em Informação–CoInfo e das Competências Digitais. Este artigo pretende, portanto, oferecer estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo  com a inter-relação conceitual  entre ambas,  evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  4 – Educação de Qualidade, diante do cenário de pandemia que ainda estamos vivenciando no ano de 2021. 
id FEBAB-1_4f8bd62cbfb587ea106204c0af64fe51
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1634
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSPCompetência em informaçãoCompetência midiáticaAgenda 2030ODS-4Educação.O Brasil vivencia uma crise sanitária extremamente complexa e sem precedentes em virtude da pandemia de Covid-19 que há um ano no país já dizimou mais 500 mil vidas e diante deste cenário de muitas dificuldades, a educação é um dos vários segmentos da sociedade que foram fortemente impactados pela pandemia, pois, desde o fechamento das escolas no ano de 2020 e a adoção do ensino remoto, muitas dificuldades vêm sendo encontradas tanto por alunos como professores. Diante da necessidade de afastamento social a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC, desenvolveu e implantou o aplicativo Centro de Mídias de São Paulo- CMSP. O oferecimento de um aplicativo para ensino remoto articula-se a necessidade do desenvolvimento das Competências Midiáticas e em Informação–CoInfo e das Competências Digitais. Este artigo pretende, portanto, oferecer estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo  com a inter-relação conceitual  entre ambas,  evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  4 – Educação de Qualidade, diante do cenário de pandemia que ainda estamos vivenciando no ano de 2021. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634/1266Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Danielli Santos Santos2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1634Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdONGhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
title A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
spellingShingle A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
da Silva, Danielli Santos Santos
Competência em informação
Competência midiática
Agenda 2030
ODS-4
Educação.
title_short A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
title_full A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
title_fullStr A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
title_full_unstemmed A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
title_sort A CoInfo no contexto dos professores da SEDUC: um estudo de caso sobre o uso do aplicativo CMSP
author da Silva, Danielli Santos Santos
author_facet da Silva, Danielli Santos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Danielli Santos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação
Competência midiática
Agenda 2030
ODS-4
Educação.
topic Competência em informação
Competência midiática
Agenda 2030
ODS-4
Educação.
description O Brasil vivencia uma crise sanitária extremamente complexa e sem precedentes em virtude da pandemia de Covid-19 que há um ano no país já dizimou mais 500 mil vidas e diante deste cenário de muitas dificuldades, a educação é um dos vários segmentos da sociedade que foram fortemente impactados pela pandemia, pois, desde o fechamento das escolas no ano de 2020 e a adoção do ensino remoto, muitas dificuldades vêm sendo encontradas tanto por alunos como professores. Diante da necessidade de afastamento social a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC, desenvolveu e implantou o aplicativo Centro de Mídias de São Paulo- CMSP. O oferecimento de um aplicativo para ensino remoto articula-se a necessidade do desenvolvimento das Competências Midiáticas e em Informação–CoInfo e das Competências Digitais. Este artigo pretende, portanto, oferecer estudo teórico-prático constituído de Revisão Sistemática de Literatura e pesquisa qualitativa com análise de conteúdo sobre a Competência em Informação e as Competências Digitais, contribuindo  com a inter-relação conceitual  entre ambas,  evidenciando a necessidade de sua melhor compreensão e aplicação como diferenciais nas práticas e vivências voltadas à construção do conhecimento, da aprendizagem independente e da aprendizagem ao longo da vida, articulados aos pressupostos da Agenda 2030, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  4 – Educação de Qualidade, diante do cenário de pandemia que ainda estamos vivenciando no ano de 2021. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1634/1266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-20
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1820240353829060608