BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzani, Luciana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Rosemary Cristina, Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/58
Resumo: A abrangência do campo da Educação Especial e suas interfaces com outras áreas do conhecimento refletem-se na diversificada produção científica da área que se encontra consolidada em periódicos científicos nacionais e internacionais, indexados em bases de dados. Este trabalho teve como objetivo verificar a presença da área de Educação Especial na base de dados Medline, que é a principal base em ciências da saúde. Para tal utilizou-se a bibliometria como instrumento de análise para medir a atividade científica no campo da Educação Especial. As análises verificaram as temáticas abordadas, a autoria geográfica, o idioma, o ano de publicação, a freqüência de citação dos artigos e o fator de impacto das fontes encontradas. Os procedimentos metodológicos envolveram as seguintes etapas: a) revisão de literatura sobre produção científica em Educação Especial, b) análise bibliométrica dos artigos indexados, categorizando-os em diferentes tipologias; c) registro das informações em um protocolo informatizado de coleta de dados elaborado para esta finalidade; d) descrição dos dados obtidos; e) análise automatizada dos resultados realizada com o auxílio de software Excel. O estudo bibliométrico contribuiu para a identificação da visibilidade da produção científica em Educação Especial nesta base de dados e a interdisciplinaridade entre as duas áreas do conhecimento.
id FEBAB-1_6426ab99c9d86b4320d817f5763a718a
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/58
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINEA abrangência do campo da Educação Especial e suas interfaces com outras áreas do conhecimento refletem-se na diversificada produção científica da área que se encontra consolidada em periódicos científicos nacionais e internacionais, indexados em bases de dados. Este trabalho teve como objetivo verificar a presença da área de Educação Especial na base de dados Medline, que é a principal base em ciências da saúde. Para tal utilizou-se a bibliometria como instrumento de análise para medir a atividade científica no campo da Educação Especial. As análises verificaram as temáticas abordadas, a autoria geográfica, o idioma, o ano de publicação, a freqüência de citação dos artigos e o fator de impacto das fontes encontradas. Os procedimentos metodológicos envolveram as seguintes etapas: a) revisão de literatura sobre produção científica em Educação Especial, b) análise bibliométrica dos artigos indexados, categorizando-os em diferentes tipologias; c) registro das informações em um protocolo informatizado de coleta de dados elaborado para esta finalidade; d) descrição dos dados obtidos; e) análise automatizada dos resultados realizada com o auxílio de software Excel. O estudo bibliométrico contribuiu para a identificação da visibilidade da produção científica em Educação Especial nesta base de dados e a interdisciplinaridade entre as duas áreas do conhecimento.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/58Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 68-851980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/58/81Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPizzani, LucianaSilva, Rosemary CristinaHayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini2008-09-05T12:40:45Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/58Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2008-09-05T12:40:45RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
title BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
spellingShingle BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
Pizzani, Luciana
title_short BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
title_full BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
title_fullStr BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
title_full_unstemmed BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
title_sort BASES DE DADOS E BIBLIOMETRIA: A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE MEDLINE
author Pizzani, Luciana
author_facet Pizzani, Luciana
Silva, Rosemary Cristina
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
author_role author
author2 Silva, Rosemary Cristina
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzani, Luciana
Silva, Rosemary Cristina
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
description A abrangência do campo da Educação Especial e suas interfaces com outras áreas do conhecimento refletem-se na diversificada produção científica da área que se encontra consolidada em periódicos científicos nacionais e internacionais, indexados em bases de dados. Este trabalho teve como objetivo verificar a presença da área de Educação Especial na base de dados Medline, que é a principal base em ciências da saúde. Para tal utilizou-se a bibliometria como instrumento de análise para medir a atividade científica no campo da Educação Especial. As análises verificaram as temáticas abordadas, a autoria geográfica, o idioma, o ano de publicação, a freqüência de citação dos artigos e o fator de impacto das fontes encontradas. Os procedimentos metodológicos envolveram as seguintes etapas: a) revisão de literatura sobre produção científica em Educação Especial, b) análise bibliométrica dos artigos indexados, categorizando-os em diferentes tipologias; c) registro das informações em um protocolo informatizado de coleta de dados elaborado para esta finalidade; d) descrição dos dados obtidos; e) análise automatizada dos resultados realizada com o auxílio de software Excel. O estudo bibliométrico contribuiu para a identificação da visibilidade da produção científica em Educação Especial nesta base de dados e a interdisciplinaridade entre as duas áreas do conhecimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/58
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/58/81
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 68-85
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319775174098944