Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fabiola Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gerlin, Meri Nadia Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853
Resumo: Estudos da Arquivologia no campo da Ciência da Informação investigam funções,princípios e técnicas da gestão documental e dos fluxos de informação em instituições arquivísticas, requerendo serviços e produtos no âmbito da difusão e da mediação do acervo documental. O exercício da mediação, principalmente no Arquivo Público Municipal, sinaliza convergências entre as competências informacionais e educativas requeridas no Ensino Fundamental. Portanto, o presente estudo assume como objetivo refletir acerca das práticas colaborativas no campo da mediação cultural e da prática educativa desenvolvida por meio da parceria dos arquivos e das escolas, tendo como suporte as competências da Base Nacional Comum Curricular. Para iniciar um diálogo sobre temas como mediação cultural, mediação da informação, prática arquivista e educativa, procede-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e, quanto aos procedimentos, a um estudo bibliográfico e documental. A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional de referência para a formulação dos currículos e ações pedagógicas no contexto da educação brasileira, apresentando elementos normativos e norteadores para um ensino básico integrador para a criticidade e democratização da cultura, contemplando conteúdos programáticos e metodologias aplicadas em parceria com o ambiente do arquivo. Com base na análise do documento se reconhece o uso do acervo documental do Arquivo Público como um recurso didático e, por conseguinte, destacam-se competências no campo da informação e da educação direcionadas ao Ensino Fundamental como um espaço de aprendizagem, cultura e produção de conhecimentos.
id FEBAB-1_66679788d40d85127ca21f92d50f7245
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1853
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum CurricularArquivísticaArquivo PúblicoCompetênciasEnsino FundamentalMediação cultural.Estudos da Arquivologia no campo da Ciência da Informação investigam funções,princípios e técnicas da gestão documental e dos fluxos de informação em instituições arquivísticas, requerendo serviços e produtos no âmbito da difusão e da mediação do acervo documental. O exercício da mediação, principalmente no Arquivo Público Municipal, sinaliza convergências entre as competências informacionais e educativas requeridas no Ensino Fundamental. Portanto, o presente estudo assume como objetivo refletir acerca das práticas colaborativas no campo da mediação cultural e da prática educativa desenvolvida por meio da parceria dos arquivos e das escolas, tendo como suporte as competências da Base Nacional Comum Curricular. Para iniciar um diálogo sobre temas como mediação cultural, mediação da informação, prática arquivista e educativa, procede-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e, quanto aos procedimentos, a um estudo bibliográfico e documental. A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional de referência para a formulação dos currículos e ações pedagógicas no contexto da educação brasileira, apresentando elementos normativos e norteadores para um ensino básico integrador para a criticidade e democratização da cultura, contemplando conteúdos programáticos e metodologias aplicadas em parceria com o ambiente do arquivo. Com base na análise do documento se reconhece o uso do acervo documental do Arquivo Público como um recurso didático e, por conseguinte, destacam-se competências no campo da informação e da educação direcionadas ao Ensino Fundamental como um espaço de aprendizagem, cultura e produção de conhecimentos.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853/1410Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fabiola PereiraGerlin, Meri Nadia Marques2022-09-03T17:11:17Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1853Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:17RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
title Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
Costa, Fabiola Pereira
Arquivística
Arquivo Público
Competências
Ensino Fundamental
Mediação cultural.
title_short Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
title_full Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
title_sort Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
author Costa, Fabiola Pereira
author_facet Costa, Fabiola Pereira
Gerlin, Meri Nadia Marques
author_role author
author2 Gerlin, Meri Nadia Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fabiola Pereira
Gerlin, Meri Nadia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivística
Arquivo Público
Competências
Ensino Fundamental
Mediação cultural.
topic Arquivística
Arquivo Público
Competências
Ensino Fundamental
Mediação cultural.
description Estudos da Arquivologia no campo da Ciência da Informação investigam funções,princípios e técnicas da gestão documental e dos fluxos de informação em instituições arquivísticas, requerendo serviços e produtos no âmbito da difusão e da mediação do acervo documental. O exercício da mediação, principalmente no Arquivo Público Municipal, sinaliza convergências entre as competências informacionais e educativas requeridas no Ensino Fundamental. Portanto, o presente estudo assume como objetivo refletir acerca das práticas colaborativas no campo da mediação cultural e da prática educativa desenvolvida por meio da parceria dos arquivos e das escolas, tendo como suporte as competências da Base Nacional Comum Curricular. Para iniciar um diálogo sobre temas como mediação cultural, mediação da informação, prática arquivista e educativa, procede-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e, quanto aos procedimentos, a um estudo bibliográfico e documental. A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional de referência para a formulação dos currículos e ações pedagógicas no contexto da educação brasileira, apresentando elementos normativos e norteadores para um ensino básico integrador para a criticidade e democratização da cultura, contemplando conteúdos programáticos e metodologias aplicadas em parceria com o ambiente do arquivo. Com base na análise do documento se reconhece o uso do acervo documental do Arquivo Público como um recurso didático e, por conseguinte, destacam-se competências no campo da informação e da educação direcionadas ao Ensino Fundamental como um espaço de aprendizagem, cultura e produção de conhecimentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853/1410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-20
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319780416978944