Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853 |
Resumo: | Estudos da Arquivologia no campo da Ciência da Informação investigam funções,princípios e técnicas da gestão documental e dos fluxos de informação em instituições arquivísticas, requerendo serviços e produtos no âmbito da difusão e da mediação do acervo documental. O exercício da mediação, principalmente no Arquivo Público Municipal, sinaliza convergências entre as competências informacionais e educativas requeridas no Ensino Fundamental. Portanto, o presente estudo assume como objetivo refletir acerca das práticas colaborativas no campo da mediação cultural e da prática educativa desenvolvida por meio da parceria dos arquivos e das escolas, tendo como suporte as competências da Base Nacional Comum Curricular. Para iniciar um diálogo sobre temas como mediação cultural, mediação da informação, prática arquivista e educativa, procede-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e, quanto aos procedimentos, a um estudo bibliográfico e documental. A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional de referência para a formulação dos currículos e ações pedagógicas no contexto da educação brasileira, apresentando elementos normativos e norteadores para um ensino básico integrador para a criticidade e democratização da cultura, contemplando conteúdos programáticos e metodologias aplicadas em parceria com o ambiente do arquivo. Com base na análise do documento se reconhece o uso do acervo documental do Arquivo Público como um recurso didático e, por conseguinte, destacam-se competências no campo da informação e da educação direcionadas ao Ensino Fundamental como um espaço de aprendizagem, cultura e produção de conhecimentos. |
id |
FEBAB-1_66679788d40d85127ca21f92d50f7245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1853 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum CurricularArquivísticaArquivo PúblicoCompetênciasEnsino FundamentalMediação cultural.Estudos da Arquivologia no campo da Ciência da Informação investigam funções,princípios e técnicas da gestão documental e dos fluxos de informação em instituições arquivísticas, requerendo serviços e produtos no âmbito da difusão e da mediação do acervo documental. O exercício da mediação, principalmente no Arquivo Público Municipal, sinaliza convergências entre as competências informacionais e educativas requeridas no Ensino Fundamental. Portanto, o presente estudo assume como objetivo refletir acerca das práticas colaborativas no campo da mediação cultural e da prática educativa desenvolvida por meio da parceria dos arquivos e das escolas, tendo como suporte as competências da Base Nacional Comum Curricular. Para iniciar um diálogo sobre temas como mediação cultural, mediação da informação, prática arquivista e educativa, procede-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e, quanto aos procedimentos, a um estudo bibliográfico e documental. A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional de referência para a formulação dos currículos e ações pedagógicas no contexto da educação brasileira, apresentando elementos normativos e norteadores para um ensino básico integrador para a criticidade e democratização da cultura, contemplando conteúdos programáticos e metodologias aplicadas em parceria com o ambiente do arquivo. Com base na análise do documento se reconhece o uso do acervo documental do Arquivo Público como um recurso didático e, por conseguinte, destacam-se competências no campo da informação e da educação direcionadas ao Ensino Fundamental como um espaço de aprendizagem, cultura e produção de conhecimentos.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853/1410Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fabiola PereiraGerlin, Meri Nadia Marques2022-09-03T17:11:17Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1853Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:17RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular |
title |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular Costa, Fabiola Pereira Arquivística Arquivo Público Competências Ensino Fundamental Mediação cultural. |
title_short |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Mediação cultural nas escolas com o aporte dos materiais de arquivos e com o suporte das competências da Base Nacional Comum Curricular |
author |
Costa, Fabiola Pereira |
author_facet |
Costa, Fabiola Pereira Gerlin, Meri Nadia Marques |
author_role |
author |
author2 |
Gerlin, Meri Nadia Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fabiola Pereira Gerlin, Meri Nadia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquivística Arquivo Público Competências Ensino Fundamental Mediação cultural. |
topic |
Arquivística Arquivo Público Competências Ensino Fundamental Mediação cultural. |
description |
Estudos da Arquivologia no campo da Ciência da Informação investigam funções,princípios e técnicas da gestão documental e dos fluxos de informação em instituições arquivísticas, requerendo serviços e produtos no âmbito da difusão e da mediação do acervo documental. O exercício da mediação, principalmente no Arquivo Público Municipal, sinaliza convergências entre as competências informacionais e educativas requeridas no Ensino Fundamental. Portanto, o presente estudo assume como objetivo refletir acerca das práticas colaborativas no campo da mediação cultural e da prática educativa desenvolvida por meio da parceria dos arquivos e das escolas, tendo como suporte as competências da Base Nacional Comum Curricular. Para iniciar um diálogo sobre temas como mediação cultural, mediação da informação, prática arquivista e educativa, procede-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e, quanto aos procedimentos, a um estudo bibliográfico e documental. A Base Nacional Comum Curricular é um documento nacional de referência para a formulação dos currículos e ações pedagógicas no contexto da educação brasileira, apresentando elementos normativos e norteadores para um ensino básico integrador para a criticidade e democratização da cultura, contemplando conteúdos programáticos e metodologias aplicadas em parceria com o ambiente do arquivo. Com base na análise do documento se reconhece o uso do acervo documental do Arquivo Público como um recurso didático e, por conseguinte, destacam-se competências no campo da informação e da educação direcionadas ao Ensino Fundamental como um espaço de aprendizagem, cultura e produção de conhecimentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1853/1410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-20 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319780416978944 |