Promoção da competência em informação em mídias sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610 |
Resumo: | O presente estudo, em andamento, teve como objetivos investigar a promoção de competências em informação nas redes sociais Facebook e Instagram, através da identificação de páginas destinadas à temática e analisar, de modo geral, as suas postagens, além de entender os propósitos para a criação das mesmas. A metodologia utilizada na pesquisa possui caráter misto e descritivo. A etapa de coleta de dados foi realizada mediante pesquisa nas redes sociais por meio de descritores ou hashtags. Como resultado da pesquisa, foram encontradas 11 páginas, cinco delas na rede Facebook, três no Instagram e três em ambas as mídias sociais. Ademais, destaca-se de modo unânime os vínculos acadêmicos que as mesmas possuem, sendo dez das páginas geridas por profissionais da área da Ciência da Informação e uma por profissional da área da Filosofia. Em relação aos propósitos, pode-se constatar que os administradores das páginas foram motivados pela necessidade de promoção de diálogos sobre a temática no âmbito das redes sociais. Por fim, é possível concluir que a existência de páginas, como as analisadas, figura um importante papel nas mídias, no entanto, também é preciso que canais direcionados à comunidade em geral, não apenas à acadêmica, abordem a relevância das competências em informação na vida em sociedade. |
id |
FEBAB-1_6ac678c50285276500dbc38af5ccda51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1610 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção da competência em informação em mídias sociaisCompetência em informaçãoMídias sociaisSociedade.O presente estudo, em andamento, teve como objetivos investigar a promoção de competências em informação nas redes sociais Facebook e Instagram, através da identificação de páginas destinadas à temática e analisar, de modo geral, as suas postagens, além de entender os propósitos para a criação das mesmas. A metodologia utilizada na pesquisa possui caráter misto e descritivo. A etapa de coleta de dados foi realizada mediante pesquisa nas redes sociais por meio de descritores ou hashtags. Como resultado da pesquisa, foram encontradas 11 páginas, cinco delas na rede Facebook, três no Instagram e três em ambas as mídias sociais. Ademais, destaca-se de modo unânime os vínculos acadêmicos que as mesmas possuem, sendo dez das páginas geridas por profissionais da área da Ciência da Informação e uma por profissional da área da Filosofia. Em relação aos propósitos, pode-se constatar que os administradores das páginas foram motivados pela necessidade de promoção de diálogos sobre a temática no âmbito das redes sociais. Por fim, é possível concluir que a existência de páginas, como as analisadas, figura um importante papel nas mídias, no entanto, também é preciso que canais direcionados à comunidade em geral, não apenas à acadêmica, abordem a relevância das competências em informação na vida em sociedade. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-191980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610/1298Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Sabrina SimõesGibbon, Camila de AzevedoSilva, Luan Soares2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1610Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da competência em informação em mídias sociais |
title |
Promoção da competência em informação em mídias sociais |
spellingShingle |
Promoção da competência em informação em mídias sociais Corrêa, Sabrina Simões Competência em informação Mídias sociais Sociedade. |
title_short |
Promoção da competência em informação em mídias sociais |
title_full |
Promoção da competência em informação em mídias sociais |
title_fullStr |
Promoção da competência em informação em mídias sociais |
title_full_unstemmed |
Promoção da competência em informação em mídias sociais |
title_sort |
Promoção da competência em informação em mídias sociais |
author |
Corrêa, Sabrina Simões |
author_facet |
Corrêa, Sabrina Simões Gibbon, Camila de Azevedo Silva, Luan Soares |
author_role |
author |
author2 |
Gibbon, Camila de Azevedo Silva, Luan Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Sabrina Simões Gibbon, Camila de Azevedo Silva, Luan Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação Mídias sociais Sociedade. |
topic |
Competência em informação Mídias sociais Sociedade. |
description |
O presente estudo, em andamento, teve como objetivos investigar a promoção de competências em informação nas redes sociais Facebook e Instagram, através da identificação de páginas destinadas à temática e analisar, de modo geral, as suas postagens, além de entender os propósitos para a criação das mesmas. A metodologia utilizada na pesquisa possui caráter misto e descritivo. A etapa de coleta de dados foi realizada mediante pesquisa nas redes sociais por meio de descritores ou hashtags. Como resultado da pesquisa, foram encontradas 11 páginas, cinco delas na rede Facebook, três no Instagram e três em ambas as mídias sociais. Ademais, destaca-se de modo unânime os vínculos acadêmicos que as mesmas possuem, sendo dez das páginas geridas por profissionais da área da Ciência da Informação e uma por profissional da área da Filosofia. Em relação aos propósitos, pode-se constatar que os administradores das páginas foram motivados pela necessidade de promoção de diálogos sobre a temática no âmbito das redes sociais. Por fim, é possível concluir que a existência de páginas, como as analisadas, figura um importante papel nas mídias, no entanto, também é preciso que canais direcionados à comunidade em geral, não apenas à acadêmica, abordem a relevância das competências em informação na vida em sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610/1298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-19 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319779605381120 |