Promoção da competência em informação em mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Sabrina Simões
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gibbon, Camila de Azevedo, Silva, Luan Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610
Resumo: O presente estudo, em andamento, teve como objetivos investigar a promoção de competências em informação nas redes sociais Facebook e Instagram, através da identificação de páginas destinadas à temática e analisar, de modo geral, as suas postagens, além de entender os propósitos para a criação das mesmas. A metodologia utilizada na pesquisa possui caráter misto e descritivo. A etapa de coleta de dados foi realizada mediante pesquisa nas redes sociais por meio de descritores ou hashtags. Como resultado da pesquisa, foram encontradas 11 páginas, cinco delas na rede Facebook, três no Instagram e três em ambas as mídias sociais. Ademais, destaca-se de modo unânime os vínculos acadêmicos que as mesmas possuem, sendo dez das páginas geridas por profissionais da área da Ciência da Informação e uma por profissional da área da Filosofia. Em relação aos propósitos, pode-se constatar que os administradores das páginas foram motivados pela necessidade de promoção de diálogos sobre a temática no âmbito das redes sociais. Por fim, é possível concluir que a existência de páginas, como as analisadas, figura um importante papel nas mídias, no entanto, também é preciso que canais direcionados à comunidade em geral, não apenas à acadêmica, abordem a relevância das competências em informação na vida em sociedade.
id FEBAB-1_6ac678c50285276500dbc38af5ccda51
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1610
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Promoção da competência em informação em mídias sociaisCompetência em informaçãoMídias sociaisSociedade.O presente estudo, em andamento, teve como objetivos investigar a promoção de competências em informação nas redes sociais Facebook e Instagram, através da identificação de páginas destinadas à temática e analisar, de modo geral, as suas postagens, além de entender os propósitos para a criação das mesmas. A metodologia utilizada na pesquisa possui caráter misto e descritivo. A etapa de coleta de dados foi realizada mediante pesquisa nas redes sociais por meio de descritores ou hashtags. Como resultado da pesquisa, foram encontradas 11 páginas, cinco delas na rede Facebook, três no Instagram e três em ambas as mídias sociais. Ademais, destaca-se de modo unânime os vínculos acadêmicos que as mesmas possuem, sendo dez das páginas geridas por profissionais da área da Ciência da Informação e uma por profissional da área da Filosofia. Em relação aos propósitos, pode-se constatar que os administradores das páginas foram motivados pela necessidade de promoção de diálogos sobre a temática no âmbito das redes sociais. Por fim, é possível concluir que a existência de páginas, como as analisadas, figura um importante papel nas mídias, no entanto, também é preciso que canais direcionados à comunidade em geral, não apenas à acadêmica, abordem a relevância das competências em informação na vida em sociedade. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-191980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610/1298Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Sabrina SimõesGibbon, Camila de AzevedoSilva, Luan Soares2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1610Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da competência em informação em mídias sociais
title Promoção da competência em informação em mídias sociais
spellingShingle Promoção da competência em informação em mídias sociais
Corrêa, Sabrina Simões
Competência em informação
Mídias sociais
Sociedade.
title_short Promoção da competência em informação em mídias sociais
title_full Promoção da competência em informação em mídias sociais
title_fullStr Promoção da competência em informação em mídias sociais
title_full_unstemmed Promoção da competência em informação em mídias sociais
title_sort Promoção da competência em informação em mídias sociais
author Corrêa, Sabrina Simões
author_facet Corrêa, Sabrina Simões
Gibbon, Camila de Azevedo
Silva, Luan Soares
author_role author
author2 Gibbon, Camila de Azevedo
Silva, Luan Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Sabrina Simões
Gibbon, Camila de Azevedo
Silva, Luan Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação
Mídias sociais
Sociedade.
topic Competência em informação
Mídias sociais
Sociedade.
description O presente estudo, em andamento, teve como objetivos investigar a promoção de competências em informação nas redes sociais Facebook e Instagram, através da identificação de páginas destinadas à temática e analisar, de modo geral, as suas postagens, além de entender os propósitos para a criação das mesmas. A metodologia utilizada na pesquisa possui caráter misto e descritivo. A etapa de coleta de dados foi realizada mediante pesquisa nas redes sociais por meio de descritores ou hashtags. Como resultado da pesquisa, foram encontradas 11 páginas, cinco delas na rede Facebook, três no Instagram e três em ambas as mídias sociais. Ademais, destaca-se de modo unânime os vínculos acadêmicos que as mesmas possuem, sendo dez das páginas geridas por profissionais da área da Ciência da Informação e uma por profissional da área da Filosofia. Em relação aos propósitos, pode-se constatar que os administradores das páginas foram motivados pela necessidade de promoção de diálogos sobre a temática no âmbito das redes sociais. Por fim, é possível concluir que a existência de páginas, como as analisadas, figura um importante papel nas mídias, no entanto, também é preciso que canais direcionados à comunidade em geral, não apenas à acadêmica, abordem a relevância das competências em informação na vida em sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610/1298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-19
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319779605381120