A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thulio Pereira Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lara, Marilda Lopes Ginez de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/744
Resumo: Apresenta questões para uma expansão da noção de documento numa perspectiva cosmopolítica. Assume como objetivo principal indicar alternativas à tradicional noção de documento presente na documentação. Como objetos específicos, almeja situar a noção de documento na cultura ocidental e levantar possibilidades de expansão dessa noção numa perspectiva cosmopolítica. Discute a necessidade de pensar, de reconhecer e de desenvolver outras lógicas na intenção de renovar o pensamento hegemônico. Expõe o rizoma e a coreografia como alternativas ao pensamento ocidental. Levanta possibilidades dessas imagens do pensamento contribuírem para a expansão da noção de documento. Questiona o posicionamento da ciência da informação frente à diversidade cultural no contexto de uma sociedade da informação heterogênea. Conclui que a expansão da noção de documento, por sua centralidade na ciência da informação, é uma das formas de rever e propor alternativas aos caminhos hoje hegemônicos. A revisitação da noção de documento poderá contribuir para a radicalização da democracia na medida em que permitir o reconhecimento de regimes informacionais de grupos desfavorecidos e oprimidos, de maneira a trazer a oportunidades destes reivindicarem seu espaço dentro da sociedade da informação e do conhecimento. A expansão da noção de documento é uma forma de ampliar o escopo de atuação da ciência da informação.
id FEBAB-1_6ad4180be8c26629edc1ff204f82b817
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/744
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolíticaDocumentoDiversidade culturalSociedade da informação.Apresenta questões para uma expansão da noção de documento numa perspectiva cosmopolítica. Assume como objetivo principal indicar alternativas à tradicional noção de documento presente na documentação. Como objetos específicos, almeja situar a noção de documento na cultura ocidental e levantar possibilidades de expansão dessa noção numa perspectiva cosmopolítica. Discute a necessidade de pensar, de reconhecer e de desenvolver outras lógicas na intenção de renovar o pensamento hegemônico. Expõe o rizoma e a coreografia como alternativas ao pensamento ocidental. Levanta possibilidades dessas imagens do pensamento contribuírem para a expansão da noção de documento. Questiona o posicionamento da ciência da informação frente à diversidade cultural no contexto de uma sociedade da informação heterogênea. Conclui que a expansão da noção de documento, por sua centralidade na ciência da informação, é uma das formas de rever e propor alternativas aos caminhos hoje hegemônicos. A revisitação da noção de documento poderá contribuir para a radicalização da democracia na medida em que permitir o reconhecimento de regimes informacionais de grupos desfavorecidos e oprimidos, de maneira a trazer a oportunidades destes reivindicarem seu espaço dentro da sociedade da informação e do conhecimento. A expansão da noção de documento é uma forma de ampliar o escopo de atuação da ciência da informação.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/744Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): VI Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação do PPGCI/ECA/USP; 3-91980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/744/597Copyright (c) 2017 Thulio Pereira Dias Gomes, Marilda Lopes Ginez de Larahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Thulio Pereira DiasLara, Marilda Lopes Ginez de2017-09-26T23:09:42Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/744Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2017-09-26T23:09:42RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
title A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
spellingShingle A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
Gomes, Thulio Pereira Dias
Documento
Diversidade cultural
Sociedade da informação.
title_short A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
title_full A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
title_fullStr A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
title_full_unstemmed A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
title_sort A noção de documento: questões para uma abordagem cosmopolítica
author Gomes, Thulio Pereira Dias
author_facet Gomes, Thulio Pereira Dias
Lara, Marilda Lopes Ginez de
author_role author
author2 Lara, Marilda Lopes Ginez de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thulio Pereira Dias
Lara, Marilda Lopes Ginez de
dc.subject.por.fl_str_mv Documento
Diversidade cultural
Sociedade da informação.
topic Documento
Diversidade cultural
Sociedade da informação.
description Apresenta questões para uma expansão da noção de documento numa perspectiva cosmopolítica. Assume como objetivo principal indicar alternativas à tradicional noção de documento presente na documentação. Como objetos específicos, almeja situar a noção de documento na cultura ocidental e levantar possibilidades de expansão dessa noção numa perspectiva cosmopolítica. Discute a necessidade de pensar, de reconhecer e de desenvolver outras lógicas na intenção de renovar o pensamento hegemônico. Expõe o rizoma e a coreografia como alternativas ao pensamento ocidental. Levanta possibilidades dessas imagens do pensamento contribuírem para a expansão da noção de documento. Questiona o posicionamento da ciência da informação frente à diversidade cultural no contexto de uma sociedade da informação heterogênea. Conclui que a expansão da noção de documento, por sua centralidade na ciência da informação, é uma das formas de rever e propor alternativas aos caminhos hoje hegemônicos. A revisitação da noção de documento poderá contribuir para a radicalização da democracia na medida em que permitir o reconhecimento de regimes informacionais de grupos desfavorecidos e oprimidos, de maneira a trazer a oportunidades destes reivindicarem seu espaço dentro da sociedade da informação e do conhecimento. A expansão da noção de documento é uma forma de ampliar o escopo de atuação da ciência da informação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/744
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/744/597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Thulio Pereira Dias Gomes, Marilda Lopes Ginez de Lara
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Thulio Pereira Dias Gomes, Marilda Lopes Ginez de Lara
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 13 (2017): VI Seminário de Pesquisa em Ciência da Informação do PPGCI/ECA/USP; 3-9
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1766785675249582080