Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476 |
Resumo: | Apresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade. |
id |
FEBAB-1_6dd2c68ab839042dff8991046a11f10e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/476 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro FontenelleMarketing. Estereótipo. Bibliotecário. UfpaApresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2016-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD; 349-3641980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476/436Copyright (c) 2016 Alessandra Nunes de Oliveira, Jetur Lima de Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alessandra Nunes deCastro, Jetur Lima de2016-10-25T17:14:26Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/476Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2016-10-25T17:14:26RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle |
title |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle |
spellingShingle |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle Oliveira, Alessandra Nunes de Marketing. Estereótipo. Bibliotecário. Ufpa |
title_short |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle |
title_full |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle |
title_fullStr |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle |
title_full_unstemmed |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle |
title_sort |
Bibliotecário Imagem Social ou Clichê: Um Estudo Prático do Marketing Informacional do Curso de Biblioteconomia/Ufpa na Escola Brigadeiro Fontenelle |
author |
Oliveira, Alessandra Nunes de |
author_facet |
Oliveira, Alessandra Nunes de Castro, Jetur Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Jetur Lima de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandra Nunes de Castro, Jetur Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing. Estereótipo. Bibliotecário. Ufpa |
topic |
Marketing. Estereótipo. Bibliotecário. Ufpa |
description |
Apresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/476/436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alessandra Nunes de Oliveira, Jetur Lima de Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Alessandra Nunes de Oliveira, Jetur Lima de Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD; 349-364 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319776315998208 |