A relevância das mídias sociais para os estudos de usuários em bibliotecas especializadas em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Rubens da Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alvarez, Gonzalo Rubén, Silva, Leila Morás
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/869
Resumo: A evolução tecnológica da Internet e suas ferramentas vêm se propagando em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, passando pelos tradicionais computadores pessoais, smartphones e smart TVs, contribuindo significativamente para o aumento e transformação do acesso ao conhecimento, a inclusão social por meio da alfabetização tecnológica e a interatividade instantânea. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso sobre a Biblioteca da Escola de Enfermagem (BIBENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com uma proposta exploratória da realidade quanto à abordagem, a pesquisa possui um caráter quali-quantitativo. Utiliza dados disponibilizados pelo instrumento webmétrico do próprio Facebook para levantar evidências sobre o comportamento informacional dos usuários junto à fanpage da unidade de informação. Conclui que a inclusão das mídias sociais nos estudos de usuários potencializa o conhecimento dos  usuários das bibliotecas, traçando seus perfis de forma mais detalhada, identificando necessidades informacionais e compreendendo o comportamento perante a informação divulgada pelas unidades de informação. Estudos de usuários virtuais são importantes ferramentas de gestão para as bibliotecas, pois permitem distinguir com antecipação as demandas informacionais e tecnológicas dos seus usuários, ao mesmo tempo em que permitem direcionar os produtos e serviços oferecidos às necessidades do público, garantindo, dessa maneira, maior eficácia e fidelização.
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