A competência em informação para o ensino universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622 |
Resumo: | Ao propor o desenvolvimento de sujeitos com pensamentos críticos e transformadores da sociedade, pode-se inter-relacionar atuações do campo da educação e da competência em informação. Porém, existe um paradigma dentro das universidades em sentido contrário a esta finalidade, que apresenta um processo de ensino que visa apenas a reprodução do conhecimento. Neste contexto, a problemática da pesquisa é compreender como as bases epistemológicas das pesquisas em competência em informação apresentam as inter-relações entre Ciência da Informação e Ciência da Educação. Para tanto, esta pesquisa objetiva analisar os levantamentos bibliográficos de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, sobre competência em informação no ensino universitário. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo por meio de categorias estabelecidas a posteriori. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o papel protagonista da competência em informação, no ensino universitário, para uma formação reflexiva e ativa, importante para uma mudança cultural e para uma formação centrada no discente. |
id |
FEBAB-1_b094918fe384871a573874efcf522b6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1622 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A competência em informação para o ensino universitárioCompetência em InformaçãoFormação UniversitáriaCiência da InformaçãoAo propor o desenvolvimento de sujeitos com pensamentos críticos e transformadores da sociedade, pode-se inter-relacionar atuações do campo da educação e da competência em informação. Porém, existe um paradigma dentro das universidades em sentido contrário a esta finalidade, que apresenta um processo de ensino que visa apenas a reprodução do conhecimento. Neste contexto, a problemática da pesquisa é compreender como as bases epistemológicas das pesquisas em competência em informação apresentam as inter-relações entre Ciência da Informação e Ciência da Educação. Para tanto, esta pesquisa objetiva analisar os levantamentos bibliográficos de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, sobre competência em informação no ensino universitário. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo por meio de categorias estabelecidas a posteriori. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o papel protagonista da competência em informação, no ensino universitário, para uma formação reflexiva e ativa, importante para uma mudança cultural e para uma formação centrada no discente.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-211980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622/1268Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Arielle Lopes deDamian, Ieda Pelogia Martins2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1622Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência em informação para o ensino universitário |
title |
A competência em informação para o ensino universitário |
spellingShingle |
A competência em informação para o ensino universitário Almeida, Arielle Lopes de Competência em Informação Formação Universitária Ciência da Informação |
title_short |
A competência em informação para o ensino universitário |
title_full |
A competência em informação para o ensino universitário |
title_fullStr |
A competência em informação para o ensino universitário |
title_full_unstemmed |
A competência em informação para o ensino universitário |
title_sort |
A competência em informação para o ensino universitário |
author |
Almeida, Arielle Lopes de |
author_facet |
Almeida, Arielle Lopes de Damian, Ieda Pelogia Martins |
author_role |
author |
author2 |
Damian, Ieda Pelogia Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Arielle Lopes de Damian, Ieda Pelogia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em Informação Formação Universitária Ciência da Informação |
topic |
Competência em Informação Formação Universitária Ciência da Informação |
description |
Ao propor o desenvolvimento de sujeitos com pensamentos críticos e transformadores da sociedade, pode-se inter-relacionar atuações do campo da educação e da competência em informação. Porém, existe um paradigma dentro das universidades em sentido contrário a esta finalidade, que apresenta um processo de ensino que visa apenas a reprodução do conhecimento. Neste contexto, a problemática da pesquisa é compreender como as bases epistemológicas das pesquisas em competência em informação apresentam as inter-relações entre Ciência da Informação e Ciência da Educação. Para tanto, esta pesquisa objetiva analisar os levantamentos bibliográficos de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, sobre competência em informação no ensino universitário. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo por meio de categorias estabelecidas a posteriori. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o papel protagonista da competência em informação, no ensino universitário, para uma formação reflexiva e ativa, importante para uma mudança cultural e para uma formação centrada no discente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1622/1268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-21 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319779922051072 |