AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuenca, Angela Maria Belloni
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Noronha, Daisy Pires, Alvarez, Maria do Carmo Avamilano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/60
Resumo: RESUMO - Com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. Este passou a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. Nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passou a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. As bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com competência informacional. Este trabalho apresentou a experiência da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo na capacitação de seus usuários nos uso de bases de dados e teve como objetivo comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos Cursos MEDLINE e LILACS da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quando a aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.
id FEBAB-1_b1f7c591546f6756ca290b70465b0782
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/60
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICARESUMO - Com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. Este passou a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. Nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passou a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. As bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com competência informacional. Este trabalho apresentou a experiência da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo na capacitação de seus usuários nos uso de bases de dados e teve como objetivo comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos Cursos MEDLINE e LILACS da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quando a aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/60Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 46-581980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/60/75Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCuenca, Angela Maria BelloniNoronha, Daisy PiresAlvarez, Maria do Carmo Avamilano2013-01-16T16:17:14Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/60Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2013-01-16T16:17:14RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
title AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
Cuenca, Angela Maria Belloni
title_short AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
title_full AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
title_sort AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA
author Cuenca, Angela Maria Belloni
author_facet Cuenca, Angela Maria Belloni
Noronha, Daisy Pires
Alvarez, Maria do Carmo Avamilano
author_role author
author2 Noronha, Daisy Pires
Alvarez, Maria do Carmo Avamilano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuenca, Angela Maria Belloni
Noronha, Daisy Pires
Alvarez, Maria do Carmo Avamilano
description RESUMO - Com a disponibilidade de acesso à informação, através das tecnologias de informática e telecomunicação nas bibliotecas acadêmicas, houve significativa mudança no perfil de seus usuários. Este passou a formular sua estratégia de busca e obter a informação desejada, diminuindo seu contato com o bibliotecário para esse fim, mas demandando novos serviços das bibliotecas. Nesse contexto, o papel do bibliotecário mudou para acompanhar a necessidade do novo usuário; passou a ser o do educador [trainer], aquele que capacita os usuários a se tornarem permanentemente autônomos para fazer suas buscas nos sistemas de informação de forma eficiente e, sobretudo, eficaz. As bibliotecas passaram a oferecer cursos e treinamentos para que os usuários conheçam os sistemas de recuperação da informação, a arquitetura das bases de dados, e como a informação é organizada nas áreas do conhecimento, tornado-os com competência informacional. Este trabalho apresentou a experiência da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo na capacitação de seus usuários nos uso de bases de dados e teve como objetivo comparar os resultados obtidos na avaliação da capacitação dos alunos egressos dos Cursos MEDLINE e LILACS da década de 1990 (1993/1995) e, após 10 anos (2005/2006), a fim de se conhecer as mudanças no comportamento do usuário quando a aquisição de autonomia e familiaridade no uso das bases de dados estudadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/60
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/60/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 46-58
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319775177244672