Repositórios digitais como serviços estratégicos de informação: uma análise do Repositório Digital Institucional do Instituto Federal do Amazonas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1668 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o Repositório Digital Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (RI-IFAM) como um serviço informacional estratégico, bem como propor um conjunto de melhorias para otimizar o processo de divulgação da produção técnico-científica da instituição. A metodologia do estudo foi baseada em uma pesquisa exploratória e descrita de natureza qualitativa, cujos procedimentos foram baseados em uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir do levantamento de pesquisas sobre o tema e acesso aos documentos técnico-administrativos institucionais disponibilizados no Portal de Transparência. O processo de análise da pesquisa foi permeado em sete eixos estratégicos de informação, com base nos estudos de Bergeron (1996) e Levitan (1982) sobre Gestão de Recursos Informacionais (GRI), sendo esses: recursos de tecnologia da informação, perspectiva integrativa, recepção de informação pelos usuários, fluxo de compartilhamento da informação, impacto da informação em rede, acessibilidade à informação e o grau de relacionamento com a comunidade. Observou-se que o RI-IFAM, apesar de ser caracterizado como um serviço estratégico de informação, a partir da identificação dos elementos que o define como tal, necessita passar por adequações e ajustes, a partir de um planejamento estratégico sistêmico. Sendo assim, compreendeu-se que a adoção de ações de melhoria no gerenciamento do repositório, por parte do Comitê Gestor, poderá potencializar o engajamento com os autores no que se refere ao processo de autoarquivamento. Também, é possível propor melhorarias no relacionamento com a comunidade acadêmica e, consequentemente, garantir maior eficiência na visibilidade da produção técnico-científica institucional. |
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