A educação patrimonial na Biblioteca Pública Benedito Leite: as contribuições dos serviços educativos para a mediação cultural do patrimônio em São Luís (MA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maurício José Morais
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cutrim, Kláutenys Dellene Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1809
Resumo: Estudo acerca das contribuições dos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite para a mediação cultural do patrimônio cultural de São Luís (MA). Trata de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que fez uso da pesquisa bibliográfica e questionários mistos com os participantes dos serviços educativos realizados pela Benedito Leite. Objetiva evidenciar a mediação cultural por intermédio da educação patrimonial desenvolvida na Benedito Leite em seus serviços educativos, bem como discutir interdisciplinarmente como a instituição media, sensibiliza, favorece a preservação da memória e do patrimônio cultural da referida cidade. Discute bibliotecas públicas e caracteriza a Biblioteca Benedito Leite, a partir de autores como Almeida Júnior (1997), Bernardino e Suaiden (2011), Flusser (1980; 1983), Mendes (2014), Braga (2013), Castro, Silva e Castellanos (2011). Aborda educação patrimonial enquanto metodologia de mediação para o patrimônio cultural, pautando-se nos estudos de Cutrim (2011), Wichers (2011), Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Florêncio (2015), Florêncio et al. (2014). Pontua que a Biblioteca Benedito Leite atua para além de um espaço de salvaguarda do patrimônio bibliográfico, mas, na ótica dos participantes dos serviços e dos profissionais exerce um importante papel de mediadora da cultura local. Os resultados da investigação acentuam que a Benedito Leite media e desvela caminhos para que os indivíduos se apropriem de sua história, reconheçam-se enquanto cidadãos maranhenses e reconstruam suas identidades. Ressalta a educação patrimonial como uma das metodologias capazes de contribuir na sensibilização cultural, mediante o engajamento e a construção de relações identitárias com o patrimônio cultural local, bem como suas múltiplas expressões e sentidos. Conclui que os serviços educativos não se restringem a serviços fins do setor de Referência e Informação, mas importantes meios de mediação e sensibilização cultural capazes de fomentar o reconhecimento do patrimônio cultural, da cultura popular maranhense e do patrimônio bibliográfico produzido no estado.
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