Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Bruno Ramalho de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva,Júlio César Rosa e, Silva,Ana Carolina Japur de Sá Rosa e, Barbosa,Hermes de Freitas, Poli Neto,Omero Benedicto, Reis,Francisco José Cândido dos, Nogueira,Antônio Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000400002
Resumo: OBJETIVO: apresentar série de casos de endometriose na cicatriz umbilical, em pacientes no menacme, sem cirurgias pélvicas prévias. MÉTODOS: foram incluídas no estudo quatro pacientes com idade entre 33 e 43 anos, com queixa de sangramento umbilical associado ou não a dor pélvica, com evolução de dois meses a quatro anos. A ultra-sonografia da parede abdominal foi utilizada para o diagnóstico, procedendo-se à exérese cirúrgica das lesões sugestivas de endometriose umbilical e confirmação anatomopatológica. RESULTADOS: as avaliações ultra-sonográficas das quatro pacientes evidenciaram imagens umbilicais hipoecogênicas compatíveis com a hipótese diagnóstica de endometriose e, assim, todas elas foram encaminhadas para exérese cirúrgica da lesão. A dosagem do marcador sérico CA-125 foi realizada em três das quatro pacientes, com níveis dentro da normalidade, variando de 6,8 a 10,1 U/mL. A concomitância de endometriose pélvica apenas foi confirmada em uma paciente. Durante o seguimento de um ano, as pacientes não apresentaram recidiva dos sintomas nem das lesões. CONCLUSÕES: a endometriose umbilical é uma entidade nosológica rara, mas que deve ser sempre lembrada quando da presença de nodulações ou sangramento umbilicais, ainda que não exista relato de cirurgia pélvica prévia com manipulação endometrial. Seu tratamento cirúrgico é, em geral, suficiente para a remissão total da lesão e dos sintomas.
id FEBRASGO-1_25251d5f2ed2503aa3473171551dc663
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-72032008000400002
network_acronym_str FEBRASGO-1
network_name_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository_id_str
spelling Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica préviaEndometriose/diagnósticoUmbigo/patologiaUmbigo/ultra-sonografiaMetaplasiaOBJETIVO: apresentar série de casos de endometriose na cicatriz umbilical, em pacientes no menacme, sem cirurgias pélvicas prévias. MÉTODOS: foram incluídas no estudo quatro pacientes com idade entre 33 e 43 anos, com queixa de sangramento umbilical associado ou não a dor pélvica, com evolução de dois meses a quatro anos. A ultra-sonografia da parede abdominal foi utilizada para o diagnóstico, procedendo-se à exérese cirúrgica das lesões sugestivas de endometriose umbilical e confirmação anatomopatológica. RESULTADOS: as avaliações ultra-sonográficas das quatro pacientes evidenciaram imagens umbilicais hipoecogênicas compatíveis com a hipótese diagnóstica de endometriose e, assim, todas elas foram encaminhadas para exérese cirúrgica da lesão. A dosagem do marcador sérico CA-125 foi realizada em três das quatro pacientes, com níveis dentro da normalidade, variando de 6,8 a 10,1 U/mL. A concomitância de endometriose pélvica apenas foi confirmada em uma paciente. Durante o seguimento de um ano, as pacientes não apresentaram recidiva dos sintomas nem das lesões. CONCLUSÕES: a endometriose umbilical é uma entidade nosológica rara, mas que deve ser sempre lembrada quando da presença de nodulações ou sangramento umbilicais, ainda que não exista relato de cirurgia pélvica prévia com manipulação endometrial. Seu tratamento cirúrgico é, em geral, suficiente para a remissão total da lesão e dos sintomas.Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000400002Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.30 n.4 2008reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)instacron:FEBRASGO10.1590/S0100-72032008000400002info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Bruno Ramalho deSilva,Júlio César Rosa eSilva,Ana Carolina Japur de Sá Rosa eBarbosa,Hermes de FreitasPoli Neto,Omero BenedictoReis,Francisco José Cândido dosNogueira,Antônio Albertopor2008-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0100-72032008000400002Revistahttp://www.scielo.br/rbgohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppublicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br1806-93390100-7203opendoar:2008-07-02T00:00Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)false
dc.title.none.fl_str_mv Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
title Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
spellingShingle Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
Carvalho,Bruno Ramalho de
Endometriose/diagnóstico
Umbigo/patologia
Umbigo/ultra-sonografia
Metaplasia
title_short Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
title_full Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
title_fullStr Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
title_full_unstemmed Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
title_sort Endometriose umbilical sem cirurgia pélvica prévia
author Carvalho,Bruno Ramalho de
author_facet Carvalho,Bruno Ramalho de
Silva,Júlio César Rosa e
Silva,Ana Carolina Japur de Sá Rosa e
Barbosa,Hermes de Freitas
Poli Neto,Omero Benedicto
Reis,Francisco José Cândido dos
Nogueira,Antônio Alberto
author_role author
author2 Silva,Júlio César Rosa e
Silva,Ana Carolina Japur de Sá Rosa e
Barbosa,Hermes de Freitas
Poli Neto,Omero Benedicto
Reis,Francisco José Cândido dos
Nogueira,Antônio Alberto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Bruno Ramalho de
Silva,Júlio César Rosa e
Silva,Ana Carolina Japur de Sá Rosa e
Barbosa,Hermes de Freitas
Poli Neto,Omero Benedicto
Reis,Francisco José Cândido dos
Nogueira,Antônio Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Endometriose/diagnóstico
Umbigo/patologia
Umbigo/ultra-sonografia
Metaplasia
topic Endometriose/diagnóstico
Umbigo/patologia
Umbigo/ultra-sonografia
Metaplasia
description OBJETIVO: apresentar série de casos de endometriose na cicatriz umbilical, em pacientes no menacme, sem cirurgias pélvicas prévias. MÉTODOS: foram incluídas no estudo quatro pacientes com idade entre 33 e 43 anos, com queixa de sangramento umbilical associado ou não a dor pélvica, com evolução de dois meses a quatro anos. A ultra-sonografia da parede abdominal foi utilizada para o diagnóstico, procedendo-se à exérese cirúrgica das lesões sugestivas de endometriose umbilical e confirmação anatomopatológica. RESULTADOS: as avaliações ultra-sonográficas das quatro pacientes evidenciaram imagens umbilicais hipoecogênicas compatíveis com a hipótese diagnóstica de endometriose e, assim, todas elas foram encaminhadas para exérese cirúrgica da lesão. A dosagem do marcador sérico CA-125 foi realizada em três das quatro pacientes, com níveis dentro da normalidade, variando de 6,8 a 10,1 U/mL. A concomitância de endometriose pélvica apenas foi confirmada em uma paciente. Durante o seguimento de um ano, as pacientes não apresentaram recidiva dos sintomas nem das lesões. CONCLUSÕES: a endometriose umbilical é uma entidade nosológica rara, mas que deve ser sempre lembrada quando da presença de nodulações ou sangramento umbilicais, ainda que não exista relato de cirurgia pélvica prévia com manipulação endometrial. Seu tratamento cirúrgico é, em geral, suficiente para a remissão total da lesão e dos sintomas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-72032008000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.30 n.4 2008
reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron:FEBRASGO
instname_str Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron_str FEBRASGO
institution FEBRASGO
reponame_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
collection Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
repository.mail.fl_str_mv publicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br
_version_ 1754115939905830912