Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,Geraldo
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ribeiro,Camila Toffoli, Quintana,Silvana Maria, Marcolin,Alessandra Carvalho, Cavalli,Ricardo Carvalho, Stefaneli,Silvia Helena Stefaneli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032005000800004
Resumo: OBJETIVO: analisar a efetividade e segurança da antibioticoterapia parenteral hospitalar exclusiva para tratamento da endometrite puerperal, em população de baixo nível socioeconômico. MÉTODOS: estudo clínico prospectivo, que avaliou 21 puérperas com diagnóstico de endometrite puerperal, cujas gestações foram resolvidas em hospital universitário por cesárea (52,4%) ou parto normal (47,6). A amostra caracterizou-se por baixo nível socioeconômico e de escolaridade. Foram submetidas ao regime de antibioticoterapia parenteral exclusiva, apenas durante o período de internação (grupo ATP-EX). Os resultados foram comparados com aqueles obtidos de série histórica do mesmo serviço (20 casos) submetidas a antibioticoterapia parenteral hospitalar, complementada por terapia via oral ambulatorial (grupo ATP+VO). As pacientes foram avaliadas clinicamente em retornos periódicos visando identificar casos de recidivas e complicações infecciosas. RESULTADOS: uma paciente do grupo ATP+VO necessitou de reinternação no 6º dia após a alta por recrudescência da endometrite. Não foi observada nenhuma complicação entre as pacientes do grupo ATP-EX. CONCLUSÃO: para o tratamento de endometrite puerperal, não foi observado benefício adicional com a adição da antibioticoterapia oral complementar após a alta. Os resultados com o uso da antibioticoterapia parenteral exclusiva durante a internação indicam que esse esquema pode ser utilizado com segurança em população de baixo nível socioeconômico.
id FEBRASGO-1_4aa2c759b603beb7029b4c0e3f2a51a4
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-72032005000800004
network_acronym_str FEBRASGO-1
network_name_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusivaEndometrite/quimioterapiaAgentes antibacterianos/uso terapeuticoInfusões parenteraisPuerpérioOBJETIVO: analisar a efetividade e segurança da antibioticoterapia parenteral hospitalar exclusiva para tratamento da endometrite puerperal, em população de baixo nível socioeconômico. MÉTODOS: estudo clínico prospectivo, que avaliou 21 puérperas com diagnóstico de endometrite puerperal, cujas gestações foram resolvidas em hospital universitário por cesárea (52,4%) ou parto normal (47,6). A amostra caracterizou-se por baixo nível socioeconômico e de escolaridade. Foram submetidas ao regime de antibioticoterapia parenteral exclusiva, apenas durante o período de internação (grupo ATP-EX). Os resultados foram comparados com aqueles obtidos de série histórica do mesmo serviço (20 casos) submetidas a antibioticoterapia parenteral hospitalar, complementada por terapia via oral ambulatorial (grupo ATP+VO). As pacientes foram avaliadas clinicamente em retornos periódicos visando identificar casos de recidivas e complicações infecciosas. RESULTADOS: uma paciente do grupo ATP+VO necessitou de reinternação no 6º dia após a alta por recrudescência da endometrite. Não foi observada nenhuma complicação entre as pacientes do grupo ATP-EX. CONCLUSÃO: para o tratamento de endometrite puerperal, não foi observado benefício adicional com a adição da antibioticoterapia oral complementar após a alta. Os resultados com o uso da antibioticoterapia parenteral exclusiva durante a internação indicam que esse esquema pode ser utilizado com segurança em população de baixo nível socioeconômico.Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032005000800004Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.27 n.8 2005reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)instacron:FEBRASGO10.1590/S0100-72032005000800004info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,GeraldoRibeiro,Camila ToffoliQuintana,Silvana MariaMarcolin,Alessandra CarvalhoCavalli,Ricardo CarvalhoStefaneli,Silvia Helena Stefanelipor2005-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-72032005000800004Revistahttp://www.scielo.br/rbgohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppublicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br1806-93390100-7203opendoar:2005-11-28T00:00Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
title Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
spellingShingle Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
Duarte,Geraldo
Endometrite/quimioterapia
Agentes antibacterianos/uso terapeutico
Infusões parenterais
Puerpério
title_short Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
title_full Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
title_fullStr Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
title_full_unstemmed Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
title_sort Tratamento da endometrite puerperal com antibioticoterapia parenteral exclusiva
author Duarte,Geraldo
author_facet Duarte,Geraldo
Ribeiro,Camila Toffoli
Quintana,Silvana Maria
Marcolin,Alessandra Carvalho
Cavalli,Ricardo Carvalho
Stefaneli,Silvia Helena Stefaneli
author_role author
author2 Ribeiro,Camila Toffoli
Quintana,Silvana Maria
Marcolin,Alessandra Carvalho
Cavalli,Ricardo Carvalho
Stefaneli,Silvia Helena Stefaneli
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,Geraldo
Ribeiro,Camila Toffoli
Quintana,Silvana Maria
Marcolin,Alessandra Carvalho
Cavalli,Ricardo Carvalho
Stefaneli,Silvia Helena Stefaneli
dc.subject.por.fl_str_mv Endometrite/quimioterapia
Agentes antibacterianos/uso terapeutico
Infusões parenterais
Puerpério
topic Endometrite/quimioterapia
Agentes antibacterianos/uso terapeutico
Infusões parenterais
Puerpério
description OBJETIVO: analisar a efetividade e segurança da antibioticoterapia parenteral hospitalar exclusiva para tratamento da endometrite puerperal, em população de baixo nível socioeconômico. MÉTODOS: estudo clínico prospectivo, que avaliou 21 puérperas com diagnóstico de endometrite puerperal, cujas gestações foram resolvidas em hospital universitário por cesárea (52,4%) ou parto normal (47,6). A amostra caracterizou-se por baixo nível socioeconômico e de escolaridade. Foram submetidas ao regime de antibioticoterapia parenteral exclusiva, apenas durante o período de internação (grupo ATP-EX). Os resultados foram comparados com aqueles obtidos de série histórica do mesmo serviço (20 casos) submetidas a antibioticoterapia parenteral hospitalar, complementada por terapia via oral ambulatorial (grupo ATP+VO). As pacientes foram avaliadas clinicamente em retornos periódicos visando identificar casos de recidivas e complicações infecciosas. RESULTADOS: uma paciente do grupo ATP+VO necessitou de reinternação no 6º dia após a alta por recrudescência da endometrite. Não foi observada nenhuma complicação entre as pacientes do grupo ATP-EX. CONCLUSÃO: para o tratamento de endometrite puerperal, não foi observado benefício adicional com a adição da antibioticoterapia oral complementar após a alta. Os resultados com o uso da antibioticoterapia parenteral exclusiva durante a internação indicam que esse esquema pode ser utilizado com segurança em população de baixo nível socioeconômico.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032005000800004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032005000800004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-72032005000800004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.27 n.8 2005
reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron:FEBRASGO
instname_str Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron_str FEBRASGO
institution FEBRASGO
reponame_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
collection Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
repository.mail.fl_str_mv publicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br
_version_ 1754115938631811072