Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Bruno Ramalho de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Reis,Rosana Maria dos, Coutinho Netto,Joaquim, Moura,Marcos Dias de, Nogueira,Antônio Alberto, Ferriani,Rui Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000100006
Resumo: OBJETIVO: avaliar a utilização do molde de látex natural (Hevea brasiliensis) como modificação à neovaginoplastia de McIndoe e Bannister em pacientes portadoras da síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH). MÉTODOS: análise retrospectiva de nove pacientes com o diagnóstico de síndrome de MRKH, submetidas à neovaginoplastia pela técnica de McIndoe e Bannister com molde de látex natural. Foram avaliadas epitelização, amplitude e profundidade das neovaginas, ocorrência de coitos bem como satisfação e complicações cirúrgicas. RESULTADOS: após cinco semanas do procedimento, oito pacientes apresentavam neovaginas epitelizadas, com profundidade de 7 a 12 cm. Houve um caso de estenose neovaginal completa em decorrência do uso incorreto do molde pela paciente no pós-operatório. Após seguimento mínimo de um ano, todas as pacientes mantinham neovaginas com profundidade de 4 a 8 cm e capacidade para o coito, com 66,7% de satisfação. Uma paciente apresentou fístula retovaginal precoce e episódios tardios de fistulização uretrovaginal. Duas pacientes apresentaram estenose distal das neovaginas a longo prazo. Uma delas e a paciente com fístulas foram submetidas a novo procedimento. CONCLUSÕES: o uso do molde de látex natural como modificação à técnica clássica de neovaginoplastia permitiu a criação de neovaginas morfológica e funcionalmente similares ao órgão normal em pacientes com estenose vaginal.
id FEBRASGO-1_ba6c97c6739514d0ed86004d94c9935d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-72032008000100006
network_acronym_str FEBRASGO-1
network_name_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository_id_str
spelling Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastiaVagina/anormalidadesVagina/cirurgiaProcedimentos cirúrgicos em Ginecologia/métodosLátexOBJETIVO: avaliar a utilização do molde de látex natural (Hevea brasiliensis) como modificação à neovaginoplastia de McIndoe e Bannister em pacientes portadoras da síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH). MÉTODOS: análise retrospectiva de nove pacientes com o diagnóstico de síndrome de MRKH, submetidas à neovaginoplastia pela técnica de McIndoe e Bannister com molde de látex natural. Foram avaliadas epitelização, amplitude e profundidade das neovaginas, ocorrência de coitos bem como satisfação e complicações cirúrgicas. RESULTADOS: após cinco semanas do procedimento, oito pacientes apresentavam neovaginas epitelizadas, com profundidade de 7 a 12 cm. Houve um caso de estenose neovaginal completa em decorrência do uso incorreto do molde pela paciente no pós-operatório. Após seguimento mínimo de um ano, todas as pacientes mantinham neovaginas com profundidade de 4 a 8 cm e capacidade para o coito, com 66,7% de satisfação. Uma paciente apresentou fístula retovaginal precoce e episódios tardios de fistulização uretrovaginal. Duas pacientes apresentaram estenose distal das neovaginas a longo prazo. Uma delas e a paciente com fístulas foram submetidas a novo procedimento. CONCLUSÕES: o uso do molde de látex natural como modificação à técnica clássica de neovaginoplastia permitiu a criação de neovaginas morfológica e funcionalmente similares ao órgão normal em pacientes com estenose vaginal.Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000100006Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.30 n.1 2008reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)instacron:FEBRASGO10.1590/S0100-72032008000100006info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Bruno Ramalho deReis,Rosana Maria dosCoutinho Netto,JoaquimMoura,Marcos Dias deNogueira,Antônio AlbertoFerriani,Rui Albertopor2008-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-72032008000100006Revistahttp://www.scielo.br/rbgohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppublicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br1806-93390100-7203opendoar:2008-04-08T00:00Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)false
dc.title.none.fl_str_mv Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
title Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
spellingShingle Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
Carvalho,Bruno Ramalho de
Vagina/anormalidades
Vagina/cirurgia
Procedimentos cirúrgicos em Ginecologia/métodos
Látex
title_short Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
title_full Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
title_fullStr Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
title_full_unstemmed Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
title_sort Molde de látex natural (Hevea brasiliensis) para neovaginoplastia
author Carvalho,Bruno Ramalho de
author_facet Carvalho,Bruno Ramalho de
Reis,Rosana Maria dos
Coutinho Netto,Joaquim
Moura,Marcos Dias de
Nogueira,Antônio Alberto
Ferriani,Rui Alberto
author_role author
author2 Reis,Rosana Maria dos
Coutinho Netto,Joaquim
Moura,Marcos Dias de
Nogueira,Antônio Alberto
Ferriani,Rui Alberto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Bruno Ramalho de
Reis,Rosana Maria dos
Coutinho Netto,Joaquim
Moura,Marcos Dias de
Nogueira,Antônio Alberto
Ferriani,Rui Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Vagina/anormalidades
Vagina/cirurgia
Procedimentos cirúrgicos em Ginecologia/métodos
Látex
topic Vagina/anormalidades
Vagina/cirurgia
Procedimentos cirúrgicos em Ginecologia/métodos
Látex
description OBJETIVO: avaliar a utilização do molde de látex natural (Hevea brasiliensis) como modificação à neovaginoplastia de McIndoe e Bannister em pacientes portadoras da síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH). MÉTODOS: análise retrospectiva de nove pacientes com o diagnóstico de síndrome de MRKH, submetidas à neovaginoplastia pela técnica de McIndoe e Bannister com molde de látex natural. Foram avaliadas epitelização, amplitude e profundidade das neovaginas, ocorrência de coitos bem como satisfação e complicações cirúrgicas. RESULTADOS: após cinco semanas do procedimento, oito pacientes apresentavam neovaginas epitelizadas, com profundidade de 7 a 12 cm. Houve um caso de estenose neovaginal completa em decorrência do uso incorreto do molde pela paciente no pós-operatório. Após seguimento mínimo de um ano, todas as pacientes mantinham neovaginas com profundidade de 4 a 8 cm e capacidade para o coito, com 66,7% de satisfação. Uma paciente apresentou fístula retovaginal precoce e episódios tardios de fistulização uretrovaginal. Duas pacientes apresentaram estenose distal das neovaginas a longo prazo. Uma delas e a paciente com fístulas foram submetidas a novo procedimento. CONCLUSÕES: o uso do molde de látex natural como modificação à técnica clássica de neovaginoplastia permitiu a criação de neovaginas morfológica e funcionalmente similares ao órgão normal em pacientes com estenose vaginal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032008000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-72032008000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.30 n.1 2008
reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron:FEBRASGO
instname_str Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron_str FEBRASGO
institution FEBRASGO
reponame_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
collection Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
repository.mail.fl_str_mv publicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br
_version_ 1754115939859693568