Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ronaldo Xavier da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/928
Resumo: Com o objetivo de identificar os fatores que influenciam a moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros, testamos um modelo teórico construído por Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adaptado ao cenário brasileiro, fundamentado em uma estrutura neoinstitucionalista combinando três perspectivas baseadas em Scott (2014): normativa, cultural-cognitiva e regulatória-instrumental para identificar fatores comportamentais assim como atitudes dos proprietários em relação a práticas de evasão fiscal. Testamos as hipóteses do estudo utilizando o modelo de regressão logística múltipla para variáveis categóricas. Os resultados apontam que os níveis de moralidade tributária são afetados pela percepção do indivíduo quanto ao grau de satisfação com a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo, assim como pela probabilidade de serem autuados por autoridades tributárias. Em contrapartida, os pequenos e médios empresários brasileiros do presente estudo apontam elevados níveis de moralidade tributária quanto ao sentimento de pertencimento à nação como cidadãos, assumindo o compromisso do cumprimento tributário, não sendo justificável, da mesma forma, a evasão fiscal, mesmo que tenham chance.
id FECAP-0_00471173d2e22ce66d11ab35ce4c1d19
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/928
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucionalPequenas e médias empresas – Administração financeiraSonegação fiscal – Usos e costumesEmpresários – Aspectos morais e éticosManagementTax evasion - Social life and customsEntrepreneurship - Moral and ethical aspectsCIÊNCIAS CONTÁBEISCom o objetivo de identificar os fatores que influenciam a moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros, testamos um modelo teórico construído por Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adaptado ao cenário brasileiro, fundamentado em uma estrutura neoinstitucionalista combinando três perspectivas baseadas em Scott (2014): normativa, cultural-cognitiva e regulatória-instrumental para identificar fatores comportamentais assim como atitudes dos proprietários em relação a práticas de evasão fiscal. Testamos as hipóteses do estudo utilizando o modelo de regressão logística múltipla para variáveis categóricas. Os resultados apontam que os níveis de moralidade tributária são afetados pela percepção do indivíduo quanto ao grau de satisfação com a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo, assim como pela probabilidade de serem autuados por autoridades tributárias. Em contrapartida, os pequenos e médios empresários brasileiros do presente estudo apontam elevados níveis de moralidade tributária quanto ao sentimento de pertencimento à nação como cidadãos, assumindo o compromisso do cumprimento tributário, não sendo justificável, da mesma forma, a evasão fiscal, mesmo que tenham chance.In order to identify the factors that influence the tax morality of small and medium Brazilian entrepreneurs, we tested a theoretical model built by Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adapted to the Brazilian scenario, based on a neoinstitutionalist structure combining three perspectives based on Scott (2014): normative, cultural-cognitive and regulatory-instrumental to identify behavioral factors as well as owners' attitudes towards tax evasion practices. We tested the hypotheses of the study using the multiple logistic regression model for categorical variables. The results indicate that the levels of tax morality are affected by the individual's perception of the degree of satisfaction with the quality of public services provided by the government, as well as by the probability of being caught by tax authorities. In contrast, the small and medium Brazilian entrepreneurs in the present study point to high levels of tax morality regarding the feeling of belonging to the nation as citizens, assuming the commitment of tax compliance, in the same way, tax evasion is not justified, even if they have a chance.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SLAVOV, Tiago Nascimento Borgeshttp://lattes.cnpq.br/6708260736586606MARTINEZ, Antonio LopoMAGALHÃES, Matheus Albergaria deSILVA, Ronaldo Xavier da2022-01-14T18:12:49Z2022-01-142022-01-14T18:12:49Z2021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/928porSILVA, Ronaldo Xavier da. Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 .info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2022-01-14T18:12:54Zoai:tede.fecap.br:123456789/928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2022-01-14T18:12:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
title Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
spellingShingle Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
SILVA, Ronaldo Xavier da
Pequenas e médias empresas – Administração financeira
Sonegação fiscal – Usos e costumes
Empresários – Aspectos morais e éticos
Management
Tax evasion - Social life and customs
Entrepreneurship - Moral and ethical aspects
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
title_full Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
title_fullStr Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
title_full_unstemmed Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
title_sort Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional
author SILVA, Ronaldo Xavier da
author_facet SILVA, Ronaldo Xavier da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SLAVOV, Tiago Nascimento Borges
http://lattes.cnpq.br/6708260736586606
MARTINEZ, Antonio Lopo
MAGALHÃES, Matheus Albergaria de
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ronaldo Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas – Administração financeira
Sonegação fiscal – Usos e costumes
Empresários – Aspectos morais e éticos
Management
Tax evasion - Social life and customs
Entrepreneurship - Moral and ethical aspects
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Pequenas e médias empresas – Administração financeira
Sonegação fiscal – Usos e costumes
Empresários – Aspectos morais e éticos
Management
Tax evasion - Social life and customs
Entrepreneurship - Moral and ethical aspects
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description Com o objetivo de identificar os fatores que influenciam a moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros, testamos um modelo teórico construído por Mickiewicz, Rebmann e Sauka (2019) adaptado ao cenário brasileiro, fundamentado em uma estrutura neoinstitucionalista combinando três perspectivas baseadas em Scott (2014): normativa, cultural-cognitiva e regulatória-instrumental para identificar fatores comportamentais assim como atitudes dos proprietários em relação a práticas de evasão fiscal. Testamos as hipóteses do estudo utilizando o modelo de regressão logística múltipla para variáveis categóricas. Os resultados apontam que os níveis de moralidade tributária são afetados pela percepção do indivíduo quanto ao grau de satisfação com a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo, assim como pela probabilidade de serem autuados por autoridades tributárias. Em contrapartida, os pequenos e médios empresários brasileiros do presente estudo apontam elevados níveis de moralidade tributária quanto ao sentimento de pertencimento à nação como cidadãos, assumindo o compromisso do cumprimento tributário, não sendo justificável, da mesma forma, a evasão fiscal, mesmo que tenham chance.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-23
2022-01-14T18:12:49Z
2022-01-14
2022-01-14T18:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/928
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Ronaldo Xavier da. Moralidade tributária dos pequenos e médios empresários brasileiros sob um contexto neoinstitucional. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2021 .
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327984308224