Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rubens Pesconi da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127
Resumo: A pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado.
id FECAP-0_081e7a6667616ddcee48fe30545100d9
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/1127
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008Contabilidade - Esrtudo e ensinoBibliometriaAccounting - Study and teachingBibliometricsCIÊNCIAS CONTÁBEISA pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado.In Brazil, the Post graduation in Accounting, had an increasing evolution, mainly in strictu senso program, enhancing new information and knowledge, tied to the development of this research. In this way, it is necessary to articulate teaching and researching, so as to enrich both of them. In this context, there are some examples to be shown: to present works in scientific events, identify and know the publication of scientific articles concerning the areas of "Teaching and Research" and "Education and Research", in the events EnANPAD and CONGRESSO USP, about Controllership, Accounting and Scientific Initiation. Moreover, to analyze the path of the articles studied in this work: its features, diversity and publication; to compare the productivity in the Accounting area with the one of other areas of knowledge, as well as bibliometric features, under the view of the Lotka Law, between 2001 and 2008. Concerning the problem of the research, this work has a slightly quantitative focus, but it is more qualitative; it is a bibliographic research to raise the main literature and the analysis of documents. In the analysis, it was verified that, in the area of "Teaching and Research" in Accounting, there has been an increase of works, from 2006, 2007 and 2008 on, respectively. Furthermore, in the works of ENANPAD, there was in increase in the number of articles that solved its problems as well as reached its goals. Taking into account the Lotka Law, in a certain period of time and analyzing a certain number of articles, in comparison, authors that have written one and three articles stood out. Concerning productivity, most of them are male and are have a Doctor degree.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1PELEIAS , IVAM RICARDOhttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686SSANTOS, Fernando de AlmeidaPEREIRA, Anisio CandidoSILVA, Rubens Pesconi da2024-04-08T18:22:13Z2024-04-082024-04-08T18:22:13Z2010-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127porSILVA, Rubens Pesconi da. Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2024-04-15T12:02:38Zoai:tede.fecap.br:123456789/1127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2024-04-15T12:02:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
title Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
spellingShingle Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
SILVA, Rubens Pesconi da
Contabilidade - Esrtudo e ensino
Bibliometria
Accounting - Study and teaching
Bibliometrics
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
title_full Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
title_fullStr Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
title_full_unstemmed Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
title_sort Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
author SILVA, Rubens Pesconi da
author_facet SILVA, Rubens Pesconi da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PELEIAS , IVAM RICARDO
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
SSANTOS, Fernando de Almeida
PEREIRA, Anisio Candido
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rubens Pesconi da
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade - Esrtudo e ensino
Bibliometria
Accounting - Study and teaching
Bibliometrics
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Contabilidade - Esrtudo e ensino
Bibliometria
Accounting - Study and teaching
Bibliometrics
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description A pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-31
2024-04-08T18:22:13Z
2024-04-08
2024-04-08T18:22:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Rubens Pesconi da. Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330782957568