Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127 |
Resumo: | A pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado. |
id |
FECAP-0_081e7a6667616ddcee48fe30545100d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:123456789/1127 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008Contabilidade - Esrtudo e ensinoBibliometriaAccounting - Study and teachingBibliometricsCIÊNCIAS CONTÁBEISA pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado.In Brazil, the Post graduation in Accounting, had an increasing evolution, mainly in strictu senso program, enhancing new information and knowledge, tied to the development of this research. In this way, it is necessary to articulate teaching and researching, so as to enrich both of them. In this context, there are some examples to be shown: to present works in scientific events, identify and know the publication of scientific articles concerning the areas of "Teaching and Research" and "Education and Research", in the events EnANPAD and CONGRESSO USP, about Controllership, Accounting and Scientific Initiation. Moreover, to analyze the path of the articles studied in this work: its features, diversity and publication; to compare the productivity in the Accounting area with the one of other areas of knowledge, as well as bibliometric features, under the view of the Lotka Law, between 2001 and 2008. Concerning the problem of the research, this work has a slightly quantitative focus, but it is more qualitative; it is a bibliographic research to raise the main literature and the analysis of documents. In the analysis, it was verified that, in the area of "Teaching and Research" in Accounting, there has been an increase of works, from 2006, 2007 and 2008 on, respectively. Furthermore, in the works of ENANPAD, there was in increase in the number of articles that solved its problems as well as reached its goals. Taking into account the Lotka Law, in a certain period of time and analyzing a certain number of articles, in comparison, authors that have written one and three articles stood out. Concerning productivity, most of them are male and are have a Doctor degree.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1PELEIAS , IVAM RICARDOhttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686SSANTOS, Fernando de AlmeidaPEREIRA, Anisio CandidoSILVA, Rubens Pesconi da2024-04-08T18:22:13Z2024-04-082024-04-08T18:22:13Z2010-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127porSILVA, Rubens Pesconi da. Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2024-04-15T12:02:38Zoai:tede.fecap.br:123456789/1127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2024-04-15T12:02:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 |
title |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 |
spellingShingle |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 SILVA, Rubens Pesconi da Contabilidade - Esrtudo e ensino Bibliometria Accounting - Study and teaching Bibliometrics CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 |
title_full |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 |
title_fullStr |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 |
title_full_unstemmed |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 |
title_sort |
Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008 |
author |
SILVA, Rubens Pesconi da |
author_facet |
SILVA, Rubens Pesconi da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PELEIAS , IVAM RICARDO http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 SSANTOS, Fernando de Almeida PEREIRA, Anisio Candido |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Rubens Pesconi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade - Esrtudo e ensino Bibliometria Accounting - Study and teaching Bibliometrics CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Contabilidade - Esrtudo e ensino Bibliometria Accounting - Study and teaching Bibliometrics CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
A pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil teve uma crescente evolução, principalmente no stricto sensu, ampliando novos conhecimentos e construindo novos saberes atrelados ao desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de articular ensino e pesquisa em uma reciprocidade enriquecedora para ambos. Como exemplo: apresentar trabalhos em eventos científicos, objeto da presente pesquisa, identificar e conhecer a produção de artigos científicos apresentados sobre "Ensino e Pesquisa" e "Educação e Pesquisa", no EnANPAD e Congresso USP em Controladoria e Contabilidade e Iniciação Científica. Adicionalmente, analisar a trajetória dos artigos levantados: características, diversidade, publicação, comparar a produtividade na área de Contabilidade com as demais áreas do conhecimento e as características bibliométricas, sob o ponto de vista da Lei de Lotka, entre 2001 a 2008. Quanto à abordagem do problema, o trabalho apresenta um enfoque quantitativo e qualitativo; trata-se de uma pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos teóricos necessários de um lado e, de outro, a análise de documentos. Na análise, verificou-se que, na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, houve um acréscimo a partir de 2006, 2007 e 2008, respectivamente. Como resultado alcançados, nos trabalhos do EnANAPD, um maior índice dos artigos que responderam ao problema e alcançaram os objetivos. Pela Lei de Lotka, em um dado período de tempo, analisando um número n de artigos, na comparação, destacam-se os autores que escreveram um artigo e os que escreveram três artigos. Na produtividade, a maior parte são autores masculinos e têm doutorado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-31 2024-04-08T18:22:13Z 2024-04-08 2024-04-08T18:22:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127 |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Rubens Pesconi da. Artigos científicos sobre ensino e pesquisa em contabilidade apresentados no ENANPAD e no Congresso USP: uma análise bibliométrica no período de 2001-2008. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850330782957568 |