Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zittei, Marcus Vinicius Moreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475
Resumo: A Tecnologia da Informação (TI) passa por rápidos avanços e o desenvolvimento de novas ferramentas ocorre com mais agilidade. As empresas buscam ferramentas para otimizar a utilização dos bancos de dados. A contabilidade tem auxiliado os gestores na tomada de decisão que utilizam-se das ferramentas de TI. Ferramentas de Business Intelligence possibilitam aos usuários analisar e explorar os dados armazenados pela organização e extrair diversos indicadores para a tomada de decisão, fomentando assim, a Inteligência Contábil com informações contábeis agregadas ao conhecimento dos contadores para dar suporte aos gestores na tomada de decisão. Considerando que no Brasil 75,47% das empresas tem sua contabilidade terceirizada, este estudo, através da investigação qualitativa, tem por objetivo e problema analisar como as Empresas desenvolvedoras de sistemas para Empresas Contábeis identificam as necessidades de seus clientes no processo de desenvolvimento de ferramentas de Business Intelligence. Para a coleta dos dados foi utilizado entrevista estruturada com 10 empresas brasileiras desenvolvedoras de sistemas sendo uma amostra não probabilística intencional. O roteiro da entrevista foi dividido em três partes, para identificar a empresa, averiguar se existem ferramentas de Business Intelligence para Empresas Contábeis e como são detectadas as necessidades, e identificação do entrevistado. Os dados foram agrupados em tabelas comparativas e reduzidos em unidades menores para serem analisados. Os resultados obtidos demonstraram que ferramentas de Business Intelligence estão disponíveis para 56,92% das Empresas Contábeis brasileiras. Apresenta também que as necessidades dos clientes são identificadas durante toda a rotina de atendimento ao cliente, deste a comercialização e implantação de sistemas, no suporte técnico durante a utilização e em visitas e reuniões com clientes.
id FECAP-0_0daacf9f157234c26c40c967c0b2daab
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/475
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligenceDecision makingInformation technologyAccountingAccounting firmsEmpresas contabeisTecnologia da informaçãoContabilidade - Processo decisórioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISA Tecnologia da Informação (TI) passa por rápidos avanços e o desenvolvimento de novas ferramentas ocorre com mais agilidade. As empresas buscam ferramentas para otimizar a utilização dos bancos de dados. A contabilidade tem auxiliado os gestores na tomada de decisão que utilizam-se das ferramentas de TI. Ferramentas de Business Intelligence possibilitam aos usuários analisar e explorar os dados armazenados pela organização e extrair diversos indicadores para a tomada de decisão, fomentando assim, a Inteligência Contábil com informações contábeis agregadas ao conhecimento dos contadores para dar suporte aos gestores na tomada de decisão. Considerando que no Brasil 75,47% das empresas tem sua contabilidade terceirizada, este estudo, através da investigação qualitativa, tem por objetivo e problema analisar como as Empresas desenvolvedoras de sistemas para Empresas Contábeis identificam as necessidades de seus clientes no processo de desenvolvimento de ferramentas de Business Intelligence. Para a coleta dos dados foi utilizado entrevista estruturada com 10 empresas brasileiras desenvolvedoras de sistemas sendo uma amostra não probabilística intencional. O roteiro da entrevista foi dividido em três partes, para identificar a empresa, averiguar se existem ferramentas de Business Intelligence para Empresas Contábeis e como são detectadas as necessidades, e identificação do entrevistado. Os dados foram agrupados em tabelas comparativas e reduzidos em unidades menores para serem analisados. Os resultados obtidos demonstraram que ferramentas de Business Intelligence estão disponíveis para 56,92% das Empresas Contábeis brasileiras. Apresenta também que as necessidades dos clientes são identificadas durante toda a rotina de atendimento ao cliente, deste a comercialização e implantação de sistemas, no suporte técnico durante a utilização e em visitas e reuniões com clientes.The Information Technology is going through rapid advances and the development of new tools have more agility. The companies seek tools to optimize the use of databases. The accounting have helped the managers in decision-making using these tools for IT. Business Intelligence Tools allow users to explore and analyze the data stored by the organization and extract various indicators for decision-making. Thus encouraging the Intelligence Accounting, accounting aggregate information to the attention of singers to support managers in decision making. Since Brazil 75.47% of companies have outsourced their accounting, this study, through qualitative research, aims to analyze problem and how businesses developer of software for accounting firms identify the needs of its customers in the process of developing tools Business Intelligence. For the collection of data was used structured interviews with 10 Brazilian companies and software developers with a probability sample not intentional. The itinerary of the interview was divided into three parts, to identify the firm interviewed to identify if there are tools for Business Intelligence for Accounting Firms as needs are identified, and identification of the interviewee. The data were grouped into comparative tables and reduced into smaller units to be analyzed. The results showed that business intelligence tools are available for 56.92% of the Brazilian Accounting Firms. It shows also that the customer needs are identified throughout the routine customer service, marketing and deployment of the system, the technical support during use and in visits and meetings with clients.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisMegliorini, EvandirCPF:50145304868http://lattes.cnpq.br/8830702017618078Peters, Marcos Reinaldo SeverinoCPF:02312039850http://lattes.cnpq.br/2958522536547146Côrtes, Pedro LuizCPF:11508062811http://lattes.cnpq.br/0806369390396060Zittei, Marcus Vinicius Moreira2015-12-03T18:35:16Z2010-02-122008-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfZITTEI, Marcus Vinicius Moreira. Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:35Zoai:tede.fecap.br:tede/475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
title Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
spellingShingle Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
Zittei, Marcus Vinicius Moreira
Decision making
Information technology
Accounting
Accounting firms
Empresas contabeis
Tecnologia da informação
Contabilidade - Processo decisório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
title_full Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
title_fullStr Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
title_full_unstemmed Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
title_sort Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
author Zittei, Marcus Vinicius Moreira
author_facet Zittei, Marcus Vinicius Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megliorini, Evandir
CPF:50145304868
http://lattes.cnpq.br/8830702017618078
Peters, Marcos Reinaldo Severino
CPF:02312039850
http://lattes.cnpq.br/2958522536547146
Côrtes, Pedro Luiz
CPF:11508062811
http://lattes.cnpq.br/0806369390396060
dc.contributor.author.fl_str_mv Zittei, Marcus Vinicius Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Decision making
Information technology
Accounting
Accounting firms
Empresas contabeis
Tecnologia da informação
Contabilidade - Processo decisório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Decision making
Information technology
Accounting
Accounting firms
Empresas contabeis
Tecnologia da informação
Contabilidade - Processo decisório
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description A Tecnologia da Informação (TI) passa por rápidos avanços e o desenvolvimento de novas ferramentas ocorre com mais agilidade. As empresas buscam ferramentas para otimizar a utilização dos bancos de dados. A contabilidade tem auxiliado os gestores na tomada de decisão que utilizam-se das ferramentas de TI. Ferramentas de Business Intelligence possibilitam aos usuários analisar e explorar os dados armazenados pela organização e extrair diversos indicadores para a tomada de decisão, fomentando assim, a Inteligência Contábil com informações contábeis agregadas ao conhecimento dos contadores para dar suporte aos gestores na tomada de decisão. Considerando que no Brasil 75,47% das empresas tem sua contabilidade terceirizada, este estudo, através da investigação qualitativa, tem por objetivo e problema analisar como as Empresas desenvolvedoras de sistemas para Empresas Contábeis identificam as necessidades de seus clientes no processo de desenvolvimento de ferramentas de Business Intelligence. Para a coleta dos dados foi utilizado entrevista estruturada com 10 empresas brasileiras desenvolvedoras de sistemas sendo uma amostra não probabilística intencional. O roteiro da entrevista foi dividido em três partes, para identificar a empresa, averiguar se existem ferramentas de Business Intelligence para Empresas Contábeis e como são detectadas as necessidades, e identificação do entrevistado. Os dados foram agrupados em tabelas comparativas e reduzidos em unidades menores para serem analisados. Os resultados obtidos demonstraram que ferramentas de Business Intelligence estão disponíveis para 56,92% das Empresas Contábeis brasileiras. Apresenta também que as necessidades dos clientes são identificadas durante toda a rotina de atendimento ao cliente, deste a comercialização e implantação de sistemas, no suporte técnico durante a utilização e em visitas e reuniões com clientes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-24
2010-02-12
2015-12-03T18:35:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZITTEI, Marcus Vinicius Moreira. Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475
identifier_str_mv ZITTEI, Marcus Vinicius Moreira. Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327001792512