Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475 |
Resumo: | A Tecnologia da Informação (TI) passa por rápidos avanços e o desenvolvimento de novas ferramentas ocorre com mais agilidade. As empresas buscam ferramentas para otimizar a utilização dos bancos de dados. A contabilidade tem auxiliado os gestores na tomada de decisão que utilizam-se das ferramentas de TI. Ferramentas de Business Intelligence possibilitam aos usuários analisar e explorar os dados armazenados pela organização e extrair diversos indicadores para a tomada de decisão, fomentando assim, a Inteligência Contábil com informações contábeis agregadas ao conhecimento dos contadores para dar suporte aos gestores na tomada de decisão. Considerando que no Brasil 75,47% das empresas tem sua contabilidade terceirizada, este estudo, através da investigação qualitativa, tem por objetivo e problema analisar como as Empresas desenvolvedoras de sistemas para Empresas Contábeis identificam as necessidades de seus clientes no processo de desenvolvimento de ferramentas de Business Intelligence. Para a coleta dos dados foi utilizado entrevista estruturada com 10 empresas brasileiras desenvolvedoras de sistemas sendo uma amostra não probabilística intencional. O roteiro da entrevista foi dividido em três partes, para identificar a empresa, averiguar se existem ferramentas de Business Intelligence para Empresas Contábeis e como são detectadas as necessidades, e identificação do entrevistado. Os dados foram agrupados em tabelas comparativas e reduzidos em unidades menores para serem analisados. Os resultados obtidos demonstraram que ferramentas de Business Intelligence estão disponíveis para 56,92% das Empresas Contábeis brasileiras. Apresenta também que as necessidades dos clientes são identificadas durante toda a rotina de atendimento ao cliente, deste a comercialização e implantação de sistemas, no suporte técnico durante a utilização e em visitas e reuniões com clientes. |
id |
FECAP-0_0daacf9f157234c26c40c967c0b2daab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/475 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligenceDecision makingInformation technologyAccountingAccounting firmsEmpresas contabeisTecnologia da informaçãoContabilidade - Processo decisórioCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISA Tecnologia da Informação (TI) passa por rápidos avanços e o desenvolvimento de novas ferramentas ocorre com mais agilidade. As empresas buscam ferramentas para otimizar a utilização dos bancos de dados. A contabilidade tem auxiliado os gestores na tomada de decisão que utilizam-se das ferramentas de TI. Ferramentas de Business Intelligence possibilitam aos usuários analisar e explorar os dados armazenados pela organização e extrair diversos indicadores para a tomada de decisão, fomentando assim, a Inteligência Contábil com informações contábeis agregadas ao conhecimento dos contadores para dar suporte aos gestores na tomada de decisão. Considerando que no Brasil 75,47% das empresas tem sua contabilidade terceirizada, este estudo, através da investigação qualitativa, tem por objetivo e problema analisar como as Empresas desenvolvedoras de sistemas para Empresas Contábeis identificam as necessidades de seus clientes no processo de desenvolvimento de ferramentas de Business Intelligence. Para a coleta dos dados foi utilizado entrevista estruturada com 10 empresas brasileiras desenvolvedoras de sistemas sendo uma amostra não probabilística intencional. O roteiro da entrevista foi dividido em três partes, para identificar a empresa, averiguar se existem ferramentas de Business Intelligence para Empresas Contábeis e como são detectadas as necessidades, e identificação do entrevistado. Os dados foram agrupados em tabelas comparativas e reduzidos em unidades menores para serem analisados. Os resultados obtidos demonstraram que ferramentas de Business Intelligence estão disponíveis para 56,92% das Empresas Contábeis brasileiras. Apresenta também que as necessidades dos clientes são identificadas durante toda a rotina de atendimento ao cliente, deste a comercialização e implantação de sistemas, no suporte técnico durante a utilização e em visitas e reuniões com clientes.The Information Technology is going through rapid advances and the development of new tools have more agility. The companies seek tools to optimize the use of databases. The accounting have helped the managers in decision-making using these tools for IT. Business Intelligence Tools allow users to explore and analyze the data stored by the organization and extract various indicators for decision-making. Thus encouraging the Intelligence Accounting, accounting aggregate information to the attention of singers to support managers in decision making. Since Brazil 75.47% of companies have outsourced their accounting, this study, through qualitative research, aims to analyze problem and how businesses developer of software for accounting firms identify the needs of its customers in the process of developing tools Business Intelligence. For the collection of data was used structured interviews with 10 Brazilian companies and software developers with a probability sample not intentional. The itinerary of the interview was divided into three parts, to identify the firm interviewed to identify if there are tools for Business Intelligence for Accounting Firms as needs are identified, and identification of the interviewee. The data were grouped into comparative tables and reduced into smaller units to be analyzed. The results showed that business intelligence tools are available for 56.92% of the Brazilian Accounting Firms. It shows also that the customer needs are identified throughout the routine customer service, marketing and deployment of the system, the technical support during use and in visits and meetings with clients.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisMegliorini, EvandirCPF:50145304868http://lattes.cnpq.br/8830702017618078Peters, Marcos Reinaldo SeverinoCPF:02312039850http://lattes.cnpq.br/2958522536547146Côrtes, Pedro LuizCPF:11508062811http://lattes.cnpq.br/0806369390396060Zittei, Marcus Vinicius Moreira2015-12-03T18:35:16Z2010-02-122008-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfZITTEI, Marcus Vinicius Moreira. Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:35Zoai:tede.fecap.br:tede/475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence |
title |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence |
spellingShingle |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence Zittei, Marcus Vinicius Moreira Decision making Information technology Accounting Accounting firms Empresas contabeis Tecnologia da informação Contabilidade - Processo decisório CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence |
title_full |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence |
title_fullStr |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence |
title_full_unstemmed |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence |
title_sort |
Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence |
author |
Zittei, Marcus Vinicius Moreira |
author_facet |
Zittei, Marcus Vinicius Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Megliorini, Evandir CPF:50145304868 http://lattes.cnpq.br/8830702017618078 Peters, Marcos Reinaldo Severino CPF:02312039850 http://lattes.cnpq.br/2958522536547146 Côrtes, Pedro Luiz CPF:11508062811 http://lattes.cnpq.br/0806369390396060 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zittei, Marcus Vinicius Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decision making Information technology Accounting Accounting firms Empresas contabeis Tecnologia da informação Contabilidade - Processo decisório CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Decision making Information technology Accounting Accounting firms Empresas contabeis Tecnologia da informação Contabilidade - Processo decisório CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
A Tecnologia da Informação (TI) passa por rápidos avanços e o desenvolvimento de novas ferramentas ocorre com mais agilidade. As empresas buscam ferramentas para otimizar a utilização dos bancos de dados. A contabilidade tem auxiliado os gestores na tomada de decisão que utilizam-se das ferramentas de TI. Ferramentas de Business Intelligence possibilitam aos usuários analisar e explorar os dados armazenados pela organização e extrair diversos indicadores para a tomada de decisão, fomentando assim, a Inteligência Contábil com informações contábeis agregadas ao conhecimento dos contadores para dar suporte aos gestores na tomada de decisão. Considerando que no Brasil 75,47% das empresas tem sua contabilidade terceirizada, este estudo, através da investigação qualitativa, tem por objetivo e problema analisar como as Empresas desenvolvedoras de sistemas para Empresas Contábeis identificam as necessidades de seus clientes no processo de desenvolvimento de ferramentas de Business Intelligence. Para a coleta dos dados foi utilizado entrevista estruturada com 10 empresas brasileiras desenvolvedoras de sistemas sendo uma amostra não probabilística intencional. O roteiro da entrevista foi dividido em três partes, para identificar a empresa, averiguar se existem ferramentas de Business Intelligence para Empresas Contábeis e como são detectadas as necessidades, e identificação do entrevistado. Os dados foram agrupados em tabelas comparativas e reduzidos em unidades menores para serem analisados. Os resultados obtidos demonstraram que ferramentas de Business Intelligence estão disponíveis para 56,92% das Empresas Contábeis brasileiras. Apresenta também que as necessidades dos clientes são identificadas durante toda a rotina de atendimento ao cliente, deste a comercialização e implantação de sistemas, no suporte técnico durante a utilização e em visitas e reuniões com clientes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-24 2010-02-12 2015-12-03T18:35:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZITTEI, Marcus Vinicius Moreira. Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475 |
identifier_str_mv |
ZITTEI, Marcus Vinicius Moreira. Inteligência contábil: um estudo em empresas fornecedoras de sistemas de business intelligence. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850327001792512 |