Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Martha dos Santos Azevedo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/513
Resumo: O sucesso na profissão depende tanto da utilização adequada de conhecimentos, procedimentos e valores, quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação às competências inerentes ao desempenho profissional. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas durante o curso de Ciências Contábeis oferecidos por IES da cidade de São Paulo. Procurou-se identificar limitações e capacidades que podem impactar o desempenho dos alunos diante dos desafios e exigências da profissão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa, obtendo-se dados por meio de questionário aplicado in loco composto por questões estruturadas e livres . Os resultados evidenciam um nível de domínio atribuído pelos alunos às competências gerenciais acima de 70% nos blocos de competências social, técnico-profissional e de negócios. São pertinentes as percepções dos alunos quanto à mobilização de atitudes voltadas ao empreendedorismo, como criatividade e inovação e agregação de valor . Destacam-se outras competências organizacionais como visão sistêmica , planejamento , capacidade para resolução de problemas e foco no usuário dos serviços . Quanto às competências sociais e técnico-profissionais, fica evidente a necessidade de domínio teórico-prático e conteúdos necessários para o desenvolvimento gerencial do contador em atitudes como: a troca de informações , administração de conflitos , comunicação oral e escrita , aplicação do conhecimento , capacitação e desenvolvimento profissional e competência técnica . Nesse sentido, compete aos docentes de disciplinas ligadas aos aspectos administrativos e gerenciais aplicados à Contabilidade criarem cenários e situações de aprendizagem, que propiciem aos alunos experiências as quais permitam a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências, de modo que os futuros contadores possam se valer de práticas gerenciais que impulsionem o desempenho profissional, o mundo dos negócios e o desenvolvimento social. Conclui-se que os cursos de graduação em Contabilidade desempenham papel central no desenvolvimento e valorização de competências gerenciais para além da dimensões técnicas dos futuros contadores e, assim, para o estreitamento de relações com o mundo do trabalho.
id FECAP-0_2be098b9c3492eed0580150fc3460b5f
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/513
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São PauloAccounting - Study and teachingCollege students - Perception - Quality (Education)Training - AccountingContabilidade Estudo e ensinoEstudantes universitários Percepção - Qualidade (Educação)Formação profissional ContabilidadeADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASO sucesso na profissão depende tanto da utilização adequada de conhecimentos, procedimentos e valores, quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação às competências inerentes ao desempenho profissional. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas durante o curso de Ciências Contábeis oferecidos por IES da cidade de São Paulo. Procurou-se identificar limitações e capacidades que podem impactar o desempenho dos alunos diante dos desafios e exigências da profissão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa, obtendo-se dados por meio de questionário aplicado in loco composto por questões estruturadas e livres . Os resultados evidenciam um nível de domínio atribuído pelos alunos às competências gerenciais acima de 70% nos blocos de competências social, técnico-profissional e de negócios. São pertinentes as percepções dos alunos quanto à mobilização de atitudes voltadas ao empreendedorismo, como criatividade e inovação e agregação de valor . Destacam-se outras competências organizacionais como visão sistêmica , planejamento , capacidade para resolução de problemas e foco no usuário dos serviços . Quanto às competências sociais e técnico-profissionais, fica evidente a necessidade de domínio teórico-prático e conteúdos necessários para o desenvolvimento gerencial do contador em atitudes como: a troca de informações , administração de conflitos , comunicação oral e escrita , aplicação do conhecimento , capacitação e desenvolvimento profissional e competência técnica . Nesse sentido, compete aos docentes de disciplinas ligadas aos aspectos administrativos e gerenciais aplicados à Contabilidade criarem cenários e situações de aprendizagem, que propiciem aos alunos experiências as quais permitam a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências, de modo que os futuros contadores possam se valer de práticas gerenciais que impulsionem o desempenho profissional, o mundo dos negócios e o desenvolvimento social. Conclui-se que os cursos de graduação em Contabilidade desempenham papel central no desenvolvimento e valorização de competências gerenciais para além da dimensões técnicas dos futuros contadores e, assim, para o estreitamento de relações com o mundo do trabalho.Career success depends not only on adequate use of knowledge, procedures and values, but also on the sense of power (security) displayed in relation to professional skills and performances. The goal of this research is to recognize and analyze graduating students perceptions about management capabilities acquired during the Accounting course offered by High Education Institutes in São Paulo. Limitations and abilities that can impact on the development and on the performance of the students out on the job market were identified. For that, an exploratory and quantitative research was conducted. The data was obtained by a in loco questionnaire consisting of structured and free questions. Results show a student knowledge level of above 70% in social, technical, professional and management skills. Taken into account were skills aimed towards entrepreneurship such as creativity and innovation and value aggregation . Other professional competences were considered such as systemic view , planning , problem solving capacities and user services focus . As for social and technical-professional skills, there is an evident need for theoretical-practical knowledge and abilities in management activities such as \"information exchange\", \"crises management\", \"oral and written communication\", \"knowledge application , training and professional development\" and \"technical competence\". Thus, it is the responsibility of administration and management related teachers to create learning situations and varied scenarios that provide students know-hows that help them increase the professional knowledge and the necessary practical skills, so that future counters can use these understandings to enhance professional performance, adapting to the ever-competitive job market with up-to-date social expertise. It was concluded that the undergraduate courses in Accountancy play a central role in the development and enhancement of management skills of future accountants beyond technical dimensions and, thus, bringing them closer to the business world.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisSlomski, Vilma GeniCPF:55203418934http://lattes.cnpq.br/4037547425398159Silva, Aldy Fernandes daCPF:81684444691http://lattes.cnpq.br/0190161812948354Marion, José CarlosCPF:00000000002http://lattes.cnpq.br/9690041868611427Pereira, Martha dos Santos Azevedo2015-12-03T18:35:25Z2013-05-072013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Martha dos Santos Azevedo. Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T21:29:14Zoai:tede.fecap.br:tede/513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T21:29:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
title Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
spellingShingle Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
Pereira, Martha dos Santos Azevedo
Accounting - Study and teaching
College students - Perception - Quality (Education)
Training - Accounting
Contabilidade Estudo e ensino
Estudantes universitários Percepção - Qualidade (Educação)
Formação profissional Contabilidade
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
title_full Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
title_fullStr Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
title_sort Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo
author Pereira, Martha dos Santos Azevedo
author_facet Pereira, Martha dos Santos Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Slomski, Vilma Geni
CPF:55203418934
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
Silva, Aldy Fernandes da
CPF:81684444691
http://lattes.cnpq.br/0190161812948354
Marion, José Carlos
CPF:00000000002
http://lattes.cnpq.br/9690041868611427
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Martha dos Santos Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting - Study and teaching
College students - Perception - Quality (Education)
Training - Accounting
Contabilidade Estudo e ensino
Estudantes universitários Percepção - Qualidade (Educação)
Formação profissional Contabilidade
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Accounting - Study and teaching
College students - Perception - Quality (Education)
Training - Accounting
Contabilidade Estudo e ensino
Estudantes universitários Percepção - Qualidade (Educação)
Formação profissional Contabilidade
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description O sucesso na profissão depende tanto da utilização adequada de conhecimentos, procedimentos e valores, quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação às competências inerentes ao desempenho profissional. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas durante o curso de Ciências Contábeis oferecidos por IES da cidade de São Paulo. Procurou-se identificar limitações e capacidades que podem impactar o desempenho dos alunos diante dos desafios e exigências da profissão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa, obtendo-se dados por meio de questionário aplicado in loco composto por questões estruturadas e livres . Os resultados evidenciam um nível de domínio atribuído pelos alunos às competências gerenciais acima de 70% nos blocos de competências social, técnico-profissional e de negócios. São pertinentes as percepções dos alunos quanto à mobilização de atitudes voltadas ao empreendedorismo, como criatividade e inovação e agregação de valor . Destacam-se outras competências organizacionais como visão sistêmica , planejamento , capacidade para resolução de problemas e foco no usuário dos serviços . Quanto às competências sociais e técnico-profissionais, fica evidente a necessidade de domínio teórico-prático e conteúdos necessários para o desenvolvimento gerencial do contador em atitudes como: a troca de informações , administração de conflitos , comunicação oral e escrita , aplicação do conhecimento , capacitação e desenvolvimento profissional e competência técnica . Nesse sentido, compete aos docentes de disciplinas ligadas aos aspectos administrativos e gerenciais aplicados à Contabilidade criarem cenários e situações de aprendizagem, que propiciem aos alunos experiências as quais permitam a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências, de modo que os futuros contadores possam se valer de práticas gerenciais que impulsionem o desempenho profissional, o mundo dos negócios e o desenvolvimento social. Conclui-se que os cursos de graduação em Contabilidade desempenham papel central no desenvolvimento e valorização de competências gerenciais para além da dimensões técnicas dos futuros contadores e, assim, para o estreitamento de relações com o mundo do trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-07
2013-02-28
2015-12-03T18:35:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Martha dos Santos Azevedo. Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/513
identifier_str_mv PEREIRA, Martha dos Santos Azevedo. Percepções de alunos concluintes sobre competências gerenciais adquiridas no curso de Ciências Contábeis oferecido por IES da cidade de São Paulo. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850331420491776