Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: YASSUDA, Fábio Ishikawa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/837
Resumo: Um dos principais desafios das pequenas e médias empresas está relacionado com a gestão do capital de giro. À exceção das grandes corporações ou das empresas que possuem participação de capital externo, em que determinados níveis de governança corporativa são comumente exigidos, uma fração considerável das empresas nacionais é gerenciada por métodos empíricos ou por processos simplistas, possivelmente devido à ausência de capacitação e conhecimento técnico. Analisando o caso de uma empresa nacional de tecnologia da informação (TI) de médio porte com 10 anos de mercado da cidade de São Paulo e caracterizada por frequentemente contrair empréstimos bancários para resolver descasamentos de seu fluxo de caixa, verificou-se que a empresa não empregava indicadores quanto ao processo de faturamento, apresentava índice de inadimplência fora de controle e falta de procedimentos básicos quanto ao fluxo de pagamentos. Mesmo sendo uma empresa de tecnologia, seus processos internos foram construídos com base no conhecimento adquirido no cotidiano por meio de experiências e pelo senso comum das pessoas. Na intervenção adotada, foi então estabelecido, em comum acordo com os sócios, a diretriz de concentrar 80% do total a ser faturado mensalmente nos primeiros dez dias de cada mês. Foi também adotado um plano de ação contínuo de cobrança e monitoramento dos títulos a receber. Por fim, foi padronizado o prazo de pagamento da empresa em trinta dias após a data da emissão da nota fiscal dos fornecedores. O melhor controle dos recebimentos e o maior o prazo de pagamento a terceiros possibilitaram um planejamento de caixa mais eficiente no dia a dia. Os principais resultados da intervenção foram a redução da necessidade de capital de giro em 15% e consequentemente a redução da necessidade de se buscar empréstimos bancários, bemo como a otimização do saldo de tesouraria oferecendo assim uma maior folga financeira à empresa.
id FECAP-0_5ba701947adb185f487998022656b499
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/837
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informaçãoAdministração financeiraCapital de giroTecnologia da informação - EmpresaFinancial managementWorking capitalInformation technology - CompanyADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASUm dos principais desafios das pequenas e médias empresas está relacionado com a gestão do capital de giro. À exceção das grandes corporações ou das empresas que possuem participação de capital externo, em que determinados níveis de governança corporativa são comumente exigidos, uma fração considerável das empresas nacionais é gerenciada por métodos empíricos ou por processos simplistas, possivelmente devido à ausência de capacitação e conhecimento técnico. Analisando o caso de uma empresa nacional de tecnologia da informação (TI) de médio porte com 10 anos de mercado da cidade de São Paulo e caracterizada por frequentemente contrair empréstimos bancários para resolver descasamentos de seu fluxo de caixa, verificou-se que a empresa não empregava indicadores quanto ao processo de faturamento, apresentava índice de inadimplência fora de controle e falta de procedimentos básicos quanto ao fluxo de pagamentos. Mesmo sendo uma empresa de tecnologia, seus processos internos foram construídos com base no conhecimento adquirido no cotidiano por meio de experiências e pelo senso comum das pessoas. Na intervenção adotada, foi então estabelecido, em comum acordo com os sócios, a diretriz de concentrar 80% do total a ser faturado mensalmente nos primeiros dez dias de cada mês. Foi também adotado um plano de ação contínuo de cobrança e monitoramento dos títulos a receber. Por fim, foi padronizado o prazo de pagamento da empresa em trinta dias após a data da emissão da nota fiscal dos fornecedores. O melhor controle dos recebimentos e o maior o prazo de pagamento a terceiros possibilitaram um planejamento de caixa mais eficiente no dia a dia. Os principais resultados da intervenção foram a redução da necessidade de capital de giro em 15% e consequentemente a redução da necessidade de se buscar empréstimos bancários, bemo como a otimização do saldo de tesouraria oferecendo assim uma maior folga financeira à empresa.One of the main challenges faced by small and medium size companies relate to the working capital management. Except for large corporations or companies that count with foreign sources of capital, to whom high levels of corporate governance are usually required, a high percentage of domestic companies are managed using empirical methods or simplistic processes due to lack of training, skills or technical knowledge, notably in the field of finance. Based on the analysis of a Brazilian medium-sized technology (IT) company active since 2010 in the city of São Paulo, characterized by the frequent use of bank loans to resolve mismatches in its cash flows, we could note the absence of indicators regarding the billing process, default rate out of control and lack of basic payment flow procedures. Even though being a technology company, its internal processes were built based on the knowledge acquired in daily life through experiences and people's common sense. The company then established, jointly with its shareholders, a policy of concentrateting the volume of invoicing in 80% of the total, concentrated in the first ten days of each month and a continuous action plan for collecting and monitoring of receivables. Additionally, it was standardized a company's payment term of thirty days after the date of the suppliers' invoice issuance. A better control of receipts and the longest payment period for third parties enabled more efficient cash planning on a daily basis. The main results of the intervention were the reduction of 15% in the need for working capital and consequently, a reduction in the need to borrow funds from financial institutions, as well as the optimization of the treasury balance, thus offering a better financial position to the company.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SILVEIRA, Héber Pessoa dahttp://lattes.cnpq.br/5077083897466132LUCCHESI, Eduardo PozziSERRA, Ricardo GoulartYASSUDA, Fábio Ishikawa2021-03-18T18:18:54Z2021-03-182021-03-18T18:18:54Z2020-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/837porYASSUDA, Fábio Ishikawa. Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira : estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação . 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-12T14:30:31Zoai:tede.fecap.br:123456789/837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-12T14:30:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
title Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
spellingShingle Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
YASSUDA, Fábio Ishikawa
Administração financeira
Capital de giro
Tecnologia da informação - Empresa
Financial management
Working capital
Information technology - Company
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
title_full Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
title_fullStr Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
title_sort Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira: estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação
author YASSUDA, Fábio Ishikawa
author_facet YASSUDA, Fábio Ishikawa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVEIRA, Héber Pessoa da
http://lattes.cnpq.br/5077083897466132
LUCCHESI, Eduardo Pozzi
SERRA, Ricardo Goulart
dc.contributor.author.fl_str_mv YASSUDA, Fábio Ishikawa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração financeira
Capital de giro
Tecnologia da informação - Empresa
Financial management
Working capital
Information technology - Company
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Administração financeira
Capital de giro
Tecnologia da informação - Empresa
Financial management
Working capital
Information technology - Company
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Um dos principais desafios das pequenas e médias empresas está relacionado com a gestão do capital de giro. À exceção das grandes corporações ou das empresas que possuem participação de capital externo, em que determinados níveis de governança corporativa são comumente exigidos, uma fração considerável das empresas nacionais é gerenciada por métodos empíricos ou por processos simplistas, possivelmente devido à ausência de capacitação e conhecimento técnico. Analisando o caso de uma empresa nacional de tecnologia da informação (TI) de médio porte com 10 anos de mercado da cidade de São Paulo e caracterizada por frequentemente contrair empréstimos bancários para resolver descasamentos de seu fluxo de caixa, verificou-se que a empresa não empregava indicadores quanto ao processo de faturamento, apresentava índice de inadimplência fora de controle e falta de procedimentos básicos quanto ao fluxo de pagamentos. Mesmo sendo uma empresa de tecnologia, seus processos internos foram construídos com base no conhecimento adquirido no cotidiano por meio de experiências e pelo senso comum das pessoas. Na intervenção adotada, foi então estabelecido, em comum acordo com os sócios, a diretriz de concentrar 80% do total a ser faturado mensalmente nos primeiros dez dias de cada mês. Foi também adotado um plano de ação contínuo de cobrança e monitoramento dos títulos a receber. Por fim, foi padronizado o prazo de pagamento da empresa em trinta dias após a data da emissão da nota fiscal dos fornecedores. O melhor controle dos recebimentos e o maior o prazo de pagamento a terceiros possibilitaram um planejamento de caixa mais eficiente no dia a dia. Os principais resultados da intervenção foram a redução da necessidade de capital de giro em 15% e consequentemente a redução da necessidade de se buscar empréstimos bancários, bemo como a otimização do saldo de tesouraria oferecendo assim uma maior folga financeira à empresa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
2021-03-18T18:18:54Z
2021-03-18
2021-03-18T18:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/837
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv YASSUDA, Fábio Ishikawa. Empresas de tecnologia e problemas tradicionais de gestão financeira : estudo de caso na gestão do capital de giro em uma empresa de tecnologia da informação . 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327187390464