Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Geuma Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/473
Resumo: A chave para a compreensão da relação entre prestador e contratante dos serviços de Business Process Outsourcing - BPO, nacionalmente conhecida como terceirização de processos, não pode ser o determinismo tecnológico e econômico com vistas à redução de custos. É necessário que aqueles fatores que envolvem as relações sociais, experiências vividas de um e do outro lado, a tecnologia, as formas culturais e as pessoas envolvidas sejam parte integrante dos estudos. Este trabalho buscou identificar e analisar as percepções dos gestores de empresas sediadas na grande São Paulo, sobre os serviços administrativos e financeiros por elas contratados junto a organizações de serviços na modalidade BPO. Buscou-se identificar e analisar a forma de contratação e execução dos serviços e investigar a forma de gestão dos contratos e se há fatores causadores de assimetria informacional nesta relação. A motivação para a realização do trabalho foi a constatação, até a presente data, da ausência de estudos que identificassem e analisassem as relações entre prestadores e contratantes desses serviços. É uma investigação de caráter empírico, exploratória, qualitativa e descritiva, apoiada por pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram usados os métodos de pesquisa survey (entrevista de profundidade e questionário). A pesquisa bibliográfica requereu a definição da terceirização e suas características, em especial para os serviços administrativos e financeiros, juntamente com o estudo da teoria dos contratos a da assimetria informacional. Inicialmente, foram realizadas entrevistas de profundidade com os gestores de seis empresas contratantes de serviços terceirizados, sediadas em São Paulo. Os dados obtidos foram analisados com o uso da análise de conteúdo. Buscou-se conhecer a realidade, compreender e descrever a percepção dos entrevistados. Na continuidade, foi ampliada a amostra e lançou-se mão de questionário estruturado respondido por 23 sujeitos. Os dados foram analisados com o uso da análise de cluster. Constatou-se que 74% dos respondentes da pesquisa declararam-se satisfeitos com os serviços recebidos em aspectos de qualidade, prazos atendidos, confiabilidade sobre os aspectos técnicos do prestador de serviços. Os respondentes concordam que há gestão de ambos os lados e a assimetria informacional não tem afetado de forma negativa a relação contratual. Identificou-se a necessidade de outras pesquisas sobre a terceirização de serviços administrativos e financeiros.
id FECAP-0_5cc64808c695dcfd120539ff27a07f0c
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/473
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPOContractsContracting outTerceirizaçãoContratos - AdministraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISA chave para a compreensão da relação entre prestador e contratante dos serviços de Business Process Outsourcing - BPO, nacionalmente conhecida como terceirização de processos, não pode ser o determinismo tecnológico e econômico com vistas à redução de custos. É necessário que aqueles fatores que envolvem as relações sociais, experiências vividas de um e do outro lado, a tecnologia, as formas culturais e as pessoas envolvidas sejam parte integrante dos estudos. Este trabalho buscou identificar e analisar as percepções dos gestores de empresas sediadas na grande São Paulo, sobre os serviços administrativos e financeiros por elas contratados junto a organizações de serviços na modalidade BPO. Buscou-se identificar e analisar a forma de contratação e execução dos serviços e investigar a forma de gestão dos contratos e se há fatores causadores de assimetria informacional nesta relação. A motivação para a realização do trabalho foi a constatação, até a presente data, da ausência de estudos que identificassem e analisassem as relações entre prestadores e contratantes desses serviços. É uma investigação de caráter empírico, exploratória, qualitativa e descritiva, apoiada por pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram usados os métodos de pesquisa survey (entrevista de profundidade e questionário). A pesquisa bibliográfica requereu a definição da terceirização e suas características, em especial para os serviços administrativos e financeiros, juntamente com o estudo da teoria dos contratos a da assimetria informacional. Inicialmente, foram realizadas entrevistas de profundidade com os gestores de seis empresas contratantes de serviços terceirizados, sediadas em São Paulo. Os dados obtidos foram analisados com o uso da análise de conteúdo. Buscou-se conhecer a realidade, compreender e descrever a percepção dos entrevistados. Na continuidade, foi ampliada a amostra e lançou-se mão de questionário estruturado respondido por 23 sujeitos. Os dados foram analisados com o uso da análise de cluster. Constatou-se que 74% dos respondentes da pesquisa declararam-se satisfeitos com os serviços recebidos em aspectos de qualidade, prazos atendidos, confiabilidade sobre os aspectos técnicos do prestador de serviços. Os respondentes concordam que há gestão de ambos os lados e a assimetria informacional não tem afetado de forma negativa a relação contratual. Identificou-se a necessidade de outras pesquisas sobre a terceirização de serviços administrativos e financeiros.The key to understanding the relationship between provider and services contractor of Business Process Outsourcing - BPO, nationally known as business process outsourcing can not be technological determinism and economic in order to reduce costs. It is necessary that those factors involving social relationships, and lived experiences of the other side, the technology, the cultural forms and the people involved are part of the studies. This work sought to identify and analyze the perceptions of managers of companies headquartered in Sao Paulo, on the administrative and financial services for them contracted along services organizations in the BPO modality. We tried to identify and analyze the form of contracting and execution of services and investigate the form of the management of contracts and whether there are factors that cause information asymmetry in this relationship. The motivation for conducting this work was the finding, until the present date, the lack of studies to identify and analyze the relationships between contractors and providers of these services. It is an empirical investigation, exploratory, qualitative and descriptive, supported by bibliographic and documentary research. For the data collection methods were used to survey research (depth interviews and questionnaires). The bibliographic research required the definition of outsourcing and its features, particularly for administrative and financial services, along with the study of contract theory of the informational asymmetry. Initially, were realized in-depth interviews with managers of six contractors of outsourced services, headquartered in Sao Paulo. The data were analyzed using the content analysis. We tried to know the reality, understand and describe the perception of respondents. Following on, we expanded the sample and was employed a structured questionnaire answered by 23 subjects. Data were analyzed with the use of cluster analysis. It was found that 74% of survey respondents declared themselves satisfied with the services received in terms of quality, deadlines met, the technical reliability of the service provider. The respondents agree that there is management of both sides and informational asymmetry has negatively affected the contractual relationship. We identified the need for further research on the outsourcing of administrative and financial services.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Garcia, Mauro NevesCPF:06009751853http://lattes.cnpq.br/6202169991924202Peters, Marcos Reinaldo SeverinoCPF:02312039850http://lattes.cnpq.br/2958522536547146Nascimento, Geuma Campos2015-12-03T18:35:15Z2011-05-032011-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfNASCIMENTO, Geuma Campos. Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:29Zoai:tede.fecap.br:tede/473Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
title Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
spellingShingle Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
Nascimento, Geuma Campos
Contracts
Contracting out
Terceirização
Contratos - Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
title_full Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
title_fullStr Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
title_full_unstemmed Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
title_sort Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO
author Nascimento, Geuma Campos
author_facet Nascimento, Geuma Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Garcia, Mauro Neves
CPF:06009751853
http://lattes.cnpq.br/6202169991924202
Peters, Marcos Reinaldo Severino
CPF:02312039850
http://lattes.cnpq.br/2958522536547146
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Geuma Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Contracts
Contracting out
Terceirização
Contratos - Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Contracts
Contracting out
Terceirização
Contratos - Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description A chave para a compreensão da relação entre prestador e contratante dos serviços de Business Process Outsourcing - BPO, nacionalmente conhecida como terceirização de processos, não pode ser o determinismo tecnológico e econômico com vistas à redução de custos. É necessário que aqueles fatores que envolvem as relações sociais, experiências vividas de um e do outro lado, a tecnologia, as formas culturais e as pessoas envolvidas sejam parte integrante dos estudos. Este trabalho buscou identificar e analisar as percepções dos gestores de empresas sediadas na grande São Paulo, sobre os serviços administrativos e financeiros por elas contratados junto a organizações de serviços na modalidade BPO. Buscou-se identificar e analisar a forma de contratação e execução dos serviços e investigar a forma de gestão dos contratos e se há fatores causadores de assimetria informacional nesta relação. A motivação para a realização do trabalho foi a constatação, até a presente data, da ausência de estudos que identificassem e analisassem as relações entre prestadores e contratantes desses serviços. É uma investigação de caráter empírico, exploratória, qualitativa e descritiva, apoiada por pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram usados os métodos de pesquisa survey (entrevista de profundidade e questionário). A pesquisa bibliográfica requereu a definição da terceirização e suas características, em especial para os serviços administrativos e financeiros, juntamente com o estudo da teoria dos contratos a da assimetria informacional. Inicialmente, foram realizadas entrevistas de profundidade com os gestores de seis empresas contratantes de serviços terceirizados, sediadas em São Paulo. Os dados obtidos foram analisados com o uso da análise de conteúdo. Buscou-se conhecer a realidade, compreender e descrever a percepção dos entrevistados. Na continuidade, foi ampliada a amostra e lançou-se mão de questionário estruturado respondido por 23 sujeitos. Os dados foram analisados com o uso da análise de cluster. Constatou-se que 74% dos respondentes da pesquisa declararam-se satisfeitos com os serviços recebidos em aspectos de qualidade, prazos atendidos, confiabilidade sobre os aspectos técnicos do prestador de serviços. Os respondentes concordam que há gestão de ambos os lados e a assimetria informacional não tem afetado de forma negativa a relação contratual. Identificou-se a necessidade de outras pesquisas sobre a terceirização de serviços administrativos e financeiros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-03
2011-03-10
2015-12-03T18:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Geuma Campos. Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/473
identifier_str_mv NASCIMENTO, Geuma Campos. Identificação e análise da percepção de gestores de empresas sediadas na Grande São Paulo, sobre serviços administrativos e financeiros terceirizados na modalidade BPO. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330019594240