Auditoria interna como instrumento de gestão nas organizações: um estudo nas empresas do Estado de São Paulo listadas na BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Juarez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/507
Resumo: Devido à evolução nas transações entre as entidades, oriunda da globalização, a auditoria interna está se afirmando e assumindo papel relevante no contexto das organizações, assessorando e apoiando a gestão. Neste cenário surge o questionamento quanto à atuação da auditoria interna tanto no aspecto técnico quanto na sua contribuição relacionada aos aspectos de gestão. Diante do exposto, o presente trabalho baseou-se na proposta da seguinte indagação: qual a percepção dos gestores sobre o papel que a auditoria interna exerce nas práticas de gestão e tomadas de decisão no âmbito das entidades/sociedades? Assim, o objetivo deste estudo foi analisar e avaliar a percepção de como os gestores de empresas do Estado de São Paulo, com ações negociadas na bolsa de valores, utilizam a auditoria interna, de maneira a evidenciar o papel por ela exercido nas práticas de gestão e tomadas de decisão nas corporações. A metodologia utilizada para o estudo foi a descritiva quantitativa, visto que se utilizou dados primários obtidos através da aplicação de questionário. Os dados coletados foram selecionados, codificados, tabulados e analisados, o que permitiu obter conclusões. Utilizou-se para o mister instrumentos matemáticos e estatísticos através de recursos computacionais. Concluiu-se que a auditoria interna, na percepção dos gestores das organizações, é uma ferramenta de apoio à gestão, auxiliando as empresas a atingirem os seus objetivos, por meio das informações fornecidas, contribuindo, com a avaliação de riscos estratégicos e fortalecimento dos sistemas de Controle Interno, para a tomada de decisões. Entendeu-se, também, que há necessidade de novos estudos para explorar o tema, inclusive com um maior número de empresas a serem pesquisadas
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Assim, o objetivo deste estudo foi analisar e avaliar a percepção de como os gestores de empresas do Estado de São Paulo, com ações negociadas na bolsa de valores, utilizam a auditoria interna, de maneira a evidenciar o papel por ela exercido nas práticas de gestão e tomadas de decisão nas corporações. A metodologia utilizada para o estudo foi a descritiva quantitativa, visto que se utilizou dados primários obtidos através da aplicação de questionário. Os dados coletados foram selecionados, codificados, tabulados e analisados, o que permitiu obter conclusões. Utilizou-se para o mister instrumentos matemáticos e estatísticos através de recursos computacionais. Concluiu-se que a auditoria interna, na percepção dos gestores das organizações, é uma ferramenta de apoio à gestão, auxiliando as empresas a atingirem os seus objetivos, por meio das informações fornecidas, contribuindo, com a avaliação de riscos estratégicos e fortalecimento dos sistemas de Controle Interno, para a tomada de decisões. Entendeu-se, também, que há necessidade de novos estudos para explorar o tema, inclusive com um maior número de empresas a serem pesquisadasBecause of the development in the transactions between entities arising from globalization, internal auditing is setting itself and assuming a relevant role in the context of organizations, consulting and supporting management. In this context one question arises about the actions of internal auditing in the technical aspect and in its contribution related to the management aspects. In view of this, the present work was based on a proposal from the following question: what is the perception of managers on the role that internal audit plays in management practices and decision making within the entities / companies? The objective of this study was to analyze and evaluate the perception of managers of companies in the state of São Paulo, with shares traded on the stock exchange, using the internal audit, in order to highlight the role it plays in management practices and the decision making in corporations. The methodology used for the study was quantitative descriptive since the primary data was obtained through a questionnaire. The collected data were selected, coded, tabulated and analyzed allowing to draw conclusions. Mathematical and statistical tools of computer resources were used. It was concluded that internal auditing, in the perception of managers of organizations, is a tool to support management, helping companies to achieve their objectives through the information provided, contributing to decision making through risk assessment and strengthening of strategic internal control of systems we also concluded that there is need of further studies to explore the theme, which should include a larger number of companies to be surveyedFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPereira, Anisio CandidoCPF:04122291887http://lattes.cnpq.br/5798574967417360Marion, José CarlosCPF:00000000002http://lattes.cnpq.br/9690041868611427Peters, Marcos Reinaldo SeverinoCPF:02312039850http://lattes.cnpq.br/2958522536547146Pinto, Juarez2015-12-03T18:35:23Z2013-02-042012-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Juarez. 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