Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Raul Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/419
Resumo: Neste estudo, testou-se um modelo teórico através da Modelagem de Equações Estruturais (SEM), que demonstrasse os motivos que influenciam o aluno pela escolha do curso de Ciências Contábeis. Uma escala de Likert com 32 indicadores ou variáveis, baseada em três constructos: econômico, psicológico e social, foi aplicada através de um questionário em uma amostra não probabilística de 579 alunos de Ciências Contábeis em doze Instituições de Ensino Superior da Capital e Grande São Paulo. Após a coleta de dados, foi feita uma análise e reclassificados alguns fatores considerados como psicológicos e econômicos para social, outros considerados como econômico para psicológicos, revistos por especialistas durante o estudo.Em seguida, através do software LISREL, foi feito o tratamento estatístico com a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), fazendo os ajustes do modelo de acordo com as medidas de aceitação propostos e aos resíduos padronizados. Além do método da Máxima Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), outras técnicas de estimação foram levadas em consideração, tentando aprimorar o ajuste do modelo: a dos Mínimos Quadrados Generalizados (Generalized Least Squares - GLS), a dos Mínimos Quadrados Ponderados (Weighted Least Squares - WLS) e a dos Mínimos Quadrados Não-Ponderados (Unweighted Least Squares - ULS). Obteve-se os resultados dos modelos de medidas segundo o método MLE com 18 indicadores dos motivos de escolha demonstrando que o modelo aceito foi aquele com antecedentes econômicos, onde se destacam a melhor remuneração, o mercado de trabalho e as ofertas de emprego como as principais razões para a escolha.Os motivos sociais destacados foram : como ser uma profissão de prestígio e que permite ascender mais rapidamente à um cargo diretivo. Além dos motivos psicológicos que os estudantes responderam como sendo a contribuição para o desenvolvimento pessoal ou traz mais prazer que as outras profissões.
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Após a coleta de dados, foi feita uma análise e reclassificados alguns fatores considerados como psicológicos e econômicos para social, outros considerados como econômico para psicológicos, revistos por especialistas durante o estudo.Em seguida, através do software LISREL, foi feito o tratamento estatístico com a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), fazendo os ajustes do modelo de acordo com as medidas de aceitação propostos e aos resíduos padronizados. Além do método da Máxima Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), outras técnicas de estimação foram levadas em consideração, tentando aprimorar o ajuste do modelo: a dos Mínimos Quadrados Generalizados (Generalized Least Squares - GLS), a dos Mínimos Quadrados Ponderados (Weighted Least Squares - WLS) e a dos Mínimos Quadrados Não-Ponderados (Unweighted Least Squares - ULS). Obteve-se os resultados dos modelos de medidas segundo o método MLE com 18 indicadores dos motivos de escolha demonstrando que o modelo aceito foi aquele com antecedentes econômicos, onde se destacam a melhor remuneração, o mercado de trabalho e as ofertas de emprego como as principais razões para a escolha.Os motivos sociais destacados foram : como ser uma profissão de prestígio e que permite ascender mais rapidamente à um cargo diretivo. Além dos motivos psicológicos que os estudantes responderam como sendo a contribuição para o desenvolvimento pessoal ou traz mais prazer que as outras profissões.In this study, tested a theoretical model through Modelling of Structural Equations (SEM), which demonstrate the reasons that influence the student by the choice of the course. A Likert scale, with 32 indicators or variable, based on three constructs: economic, psychological and social, was implemented through a survey of a sample of 579 students from Accounting, in twelve Institutions of Higher Education of the Capital and Greater São Paulo.After collecting data, an analysis was made and reclassified some factors considered as psychological and economic to social, economic and other considered for psychological, reviewed by specialists during the study.Then, using the software LISREL, the treatment was done with the statistical Modeling of Structural Equations (SEM), making the adjustments of the model agree with the measures proposed for acceptance and waste standardized. Addition to the method of Maximum Verossimilhança (Maximum Likelihood Estimation - MLE), other techniques for estimation were taken into consideration in trying to improve the fit of the model: the Least Squares Generalizados (Generalized Least Squares - GLS), the weighted Least Squares (Weighted Least Squares - WLS) and the Least Squares Not - weighted (Unweighted Least Squares - ULS). Obtained the results of the models of measures by the method MLE with 18 indicators of the reasons for choosing demonstrating that the model was accepted that with economic background, where they stand the best pay, the labour market and job vacancies as key reasons.The reasons social highlighted were: how to be a profession of prestige and allowing faster up a position Directive. In addition to the psychological reasons that students responded as a contribution to the development staff or bring more pleasure than other professions.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Silva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Coda, RobertoCPF:83951075872http://lattes.cnpq.br/6458635489922755Pinheiro, Raul Gomes2015-12-03T18:35:02Z2010-03-292008-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINHEIRO, Raul Gomes. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis : uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, 2008.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:26Zoai:tede.fecap.br:tede/419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
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