Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976 |
Resumo: | gerencial, mostraram-se complementares, o que proporcionou aprendizagem e desenvolvimento das competências científicas destes avaliadores. Conclui-se que a atividade de revisão por pares se apresentou como um espaço formativo capaz de proporcionar, além do acúmulo de capital intelectual (conhecimento), também valores (saber-ser) e habilidades (saber-fazer) ligados à prática da pesquisa e da certificação da ciência. |
id |
FECAP-0_87d27f310098a2f4ee32ae468668765d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:123456789/976 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábilContabilidade - PesquisaAprendizagem - ContabilidadePeriódicos - ContabilidadeAccountancy - ResearchLearning process - AccountancyJournals (Periodicals) - AccountancyCIÊNCIAS CONTÁBEISgerencial, mostraram-se complementares, o que proporcionou aprendizagem e desenvolvimento das competências científicas destes avaliadores. Conclui-se que a atividade de revisão por pares se apresentou como um espaço formativo capaz de proporcionar, além do acúmulo de capital intelectual (conhecimento), também valores (saber-ser) e habilidades (saber-fazer) ligados à prática da pesquisa e da certificação da ciência.This research aimed to determine the types of learning acquired in the activity of evaluating scientific articles by reviewers of periodicals in the Accounting area. Therefore, an exploratory and qualitative research was developed. Data were collected by in-depth interviews and it was analyzed using content analysis. It was found that the sub-dimension of "Knowledge" was the one that has been most outstanding in the themes of scientific production, training for evaluation and types of learning acquired in the peer review activity, with the subcategories most significant: "Contributory opinion (feedback)"; "Level of scientific knowledge"; "How has he learned to review". Secondly, there is a sub-dimension of "Values (knowing - being)", with more expressive subcategories such as: "Dedication"; "Research productivity"; "Research groups". Thirdly, there is a sub-dimension of "Skills (know-how)", with more expressive subcategories such as: "Scientific production;" "Dealing with limitations of the evaluation system"; "Publication type". The mobilization of skills through the scientific activity of producing and certifying science resulted in learning that encompasses not only the scope of the research practice, but also the theoretical and the ethical, with a greater focus on the sub-dimension of knowledge, which provided the highlight of these researchers in academia and the importance of their thinking for this area of knowledge. It can be said that, although the peer review constitutes a vertical activity on the evaluated document (manuscript), for the investigated researchers, this space of knowledge construction was not configured as an isolated process, but focused on the areas and lines of research in which they operate, so that the scientific activities of production and certification of science, focusing on the area of management accounting, proved to be complementary, which provided learning and development of the scientific skills of these evaluators. It is concluded that the peer review activity presented itself as a formative space capable of providing, in addition to the accumulation of intellectual capital (knowledge), also values (knowing - being) and skills (know-how) linked to the practice of research and science certification.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159LAVARDA, Carlos Eduardo FacinSILVA, Vinícius Augusto BrunassiOLIVEIRA, Carolina Santos2023-02-15T18:29:27Z2023-02-152023-02-15T18:29:27Z2022-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976porOLIVEIRA, Carolina Santos. Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil. 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-02-15T18:29:28Zoai:tede.fecap.br:123456789/976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-02-15T18:29:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil |
title |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil |
spellingShingle |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil OLIVEIRA, Carolina Santos Contabilidade - Pesquisa Aprendizagem - Contabilidade Periódicos - Contabilidade Accountancy - Research Learning process - Accountancy Journals (Periodicals) - Accountancy CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil |
title_full |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil |
title_fullStr |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil |
title_sort |
Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil |
author |
OLIVEIRA, Carolina Santos |
author_facet |
OLIVEIRA, Carolina Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SLOMSKI, Vilma Geni http://lattes.cnpq.br/4037547425398159 LAVARDA, Carlos Eduardo Facin SILVA, Vinícius Augusto Brunassi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Carolina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade - Pesquisa Aprendizagem - Contabilidade Periódicos - Contabilidade Accountancy - Research Learning process - Accountancy Journals (Periodicals) - Accountancy CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Contabilidade - Pesquisa Aprendizagem - Contabilidade Periódicos - Contabilidade Accountancy - Research Learning process - Accountancy Journals (Periodicals) - Accountancy CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
gerencial, mostraram-se complementares, o que proporcionou aprendizagem e desenvolvimento das competências científicas destes avaliadores. Conclui-se que a atividade de revisão por pares se apresentou como um espaço formativo capaz de proporcionar, além do acúmulo de capital intelectual (conhecimento), também valores (saber-ser) e habilidades (saber-fazer) ligados à prática da pesquisa e da certificação da ciência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-26 2023-02-15T18:29:27Z 2023-02-15 2023-02-15T18:29:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976 |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Carolina Santos. Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil. 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850328565219328 |