Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Carolina Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976
Resumo: gerencial, mostraram-se complementares, o que proporcionou aprendizagem e desenvolvimento das competências científicas destes avaliadores. Conclui-se que a atividade de revisão por pares se apresentou como um espaço formativo capaz de proporcionar, além do acúmulo de capital intelectual (conhecimento), também valores (saber-ser) e habilidades (saber-fazer) ligados à prática da pesquisa e da certificação da ciência.
id FECAP-0_87d27f310098a2f4ee32ae468668765d
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/976
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábilContabilidade - PesquisaAprendizagem - ContabilidadePeriódicos - ContabilidadeAccountancy - ResearchLearning process - AccountancyJournals (Periodicals) - AccountancyCIÊNCIAS CONTÁBEISgerencial, mostraram-se complementares, o que proporcionou aprendizagem e desenvolvimento das competências científicas destes avaliadores. Conclui-se que a atividade de revisão por pares se apresentou como um espaço formativo capaz de proporcionar, além do acúmulo de capital intelectual (conhecimento), também valores (saber-ser) e habilidades (saber-fazer) ligados à prática da pesquisa e da certificação da ciência.This research aimed to determine the types of learning acquired in the activity of evaluating scientific articles by reviewers of periodicals in the Accounting area. Therefore, an exploratory and qualitative research was developed. Data were collected by in-depth interviews and it was analyzed using content analysis. It was found that the sub-dimension of "Knowledge" was the one that has been most outstanding in the themes of scientific production, training for evaluation and types of learning acquired in the peer review activity, with the subcategories most significant: "Contributory opinion (feedback)"; "Level of scientific knowledge"; "How has he learned to review". Secondly, there is a sub-dimension of "Values (knowing - being)", with more expressive subcategories such as: "Dedication"; "Research productivity"; "Research groups". Thirdly, there is a sub-dimension of "Skills (know-how)", with more expressive subcategories such as: "Scientific production;" "Dealing with limitations of the evaluation system"; "Publication type". The mobilization of skills through the scientific activity of producing and certifying science resulted in learning that encompasses not only the scope of the research practice, but also the theoretical and the ethical, with a greater focus on the sub-dimension of knowledge, which provided the highlight of these researchers in academia and the importance of their thinking for this area of knowledge. It can be said that, although the peer review constitutes a vertical activity on the evaluated document (manuscript), for the investigated researchers, this space of knowledge construction was not configured as an isolated process, but focused on the areas and lines of research in which they operate, so that the scientific activities of production and certification of science, focusing on the area of management accounting, proved to be complementary, which provided learning and development of the scientific skills of these evaluators. It is concluded that the peer review activity presented itself as a formative space capable of providing, in addition to the accumulation of intellectual capital (knowledge), also values (knowing - being) and skills (know-how) linked to the practice of research and science certification.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159LAVARDA, Carlos Eduardo FacinSILVA, Vinícius Augusto BrunassiOLIVEIRA, Carolina Santos2023-02-15T18:29:27Z2023-02-152023-02-15T18:29:27Z2022-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976porOLIVEIRA, Carolina Santos. Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil. 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-02-15T18:29:28Zoai:tede.fecap.br:123456789/976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-02-15T18:29:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
title Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
spellingShingle Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
OLIVEIRA, Carolina Santos
Contabilidade - Pesquisa
Aprendizagem - Contabilidade
Periódicos - Contabilidade
Accountancy - Research
Learning process - Accountancy
Journals (Periodicals) - Accountancy
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
title_full Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
title_fullStr Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
title_full_unstemmed Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
title_sort Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil
author OLIVEIRA, Carolina Santos
author_facet OLIVEIRA, Carolina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SLOMSKI, Vilma Geni
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
LAVARDA, Carlos Eduardo Facin
SILVA, Vinícius Augusto Brunassi
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Carolina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade - Pesquisa
Aprendizagem - Contabilidade
Periódicos - Contabilidade
Accountancy - Research
Learning process - Accountancy
Journals (Periodicals) - Accountancy
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Contabilidade - Pesquisa
Aprendizagem - Contabilidade
Periódicos - Contabilidade
Accountancy - Research
Learning process - Accountancy
Journals (Periodicals) - Accountancy
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description gerencial, mostraram-se complementares, o que proporcionou aprendizagem e desenvolvimento das competências científicas destes avaliadores. Conclui-se que a atividade de revisão por pares se apresentou como um espaço formativo capaz de proporcionar, além do acúmulo de capital intelectual (conhecimento), também valores (saber-ser) e habilidades (saber-fazer) ligados à prática da pesquisa e da certificação da ciência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-26
2023-02-15T18:29:27Z
2023-02-15
2023-02-15T18:29:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Carolina Santos. Aprendizagens adquiridas na atividade de avaliação de artigos científicos por revisores de periódicos da área contábil. 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850328565219328