A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basilio, Marcelo Dib
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/354
Resumo: A Educação Superior brasileira atende uma demanda cada vez maior de estudantes oriundos do ensino médio, o governo de certa forma tem tomado ações para encontrar uma solução para o problema da Educação, o que tem causado diversas mudanças tanto quanto nas Instituições Educacionais que fazem parte desse sistema como na legislação que regula as dinâmicas desse setor. Nesse contexto, surge uma nova forma de Educação Profissional, os Cursos Superiores de Tecnologia, que foram muito procurados por estudantes na década de 70, volta a receber importância no cenário da Educação Superior com uma nova formatação baseada por competências essenciais para que o estudante possa receber uma formação de graduação com direito a diplomação e tenha um papel profissional bem definido no mercado de trabalho, onde a vantagem competitiva está cada vez mais na competência de seus Recursos Humanos. Neste sentido, este trabalho trata especificamente da implantação desses cursos com essa nova formatação na cidade de São Paulo, pólo mercadológico de vital importância no Brasil. Para atingir os objetivos deste trabalho, foi necessária pesquisa bibliográfica teórica, assim como estudo da legislação vigente e entrevistas feitas com Mantenedores de Instituições Particulares que implantaram os cursos inicialmente e serviram de caso experimental para que fossem feitas os currículos por competências da forma em que é feita atualmente de forma modular, com curta duração, baixo custo para o aluno e possibilidade de continuação dos estudos em matéria de Pós-Graduação, tanto Lato quanto Stricto Sensu. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas e com base na fundamentação teórica, os Cursos Superiores de Tecnologia, ou Tecnólogos como são conhecidos, representam um papel extremamente importante na Educação como representam um papel muito importante nas Instituições de Educação Particulares, onde encontraram uma solução para preencher as salas de aula que haviam sido ameaçadas com a extinção dos Cursos Técnicos de Ensino Médio.
id FECAP-0_8c0d52fdf23f9b59d97a8df63f7a3a82
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/354
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratórioTechnologyTecnologia - Estudo e ensino (Superior) - São Paulo (SP)ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASA Educação Superior brasileira atende uma demanda cada vez maior de estudantes oriundos do ensino médio, o governo de certa forma tem tomado ações para encontrar uma solução para o problema da Educação, o que tem causado diversas mudanças tanto quanto nas Instituições Educacionais que fazem parte desse sistema como na legislação que regula as dinâmicas desse setor. Nesse contexto, surge uma nova forma de Educação Profissional, os Cursos Superiores de Tecnologia, que foram muito procurados por estudantes na década de 70, volta a receber importância no cenário da Educação Superior com uma nova formatação baseada por competências essenciais para que o estudante possa receber uma formação de graduação com direito a diplomação e tenha um papel profissional bem definido no mercado de trabalho, onde a vantagem competitiva está cada vez mais na competência de seus Recursos Humanos. Neste sentido, este trabalho trata especificamente da implantação desses cursos com essa nova formatação na cidade de São Paulo, pólo mercadológico de vital importância no Brasil. Para atingir os objetivos deste trabalho, foi necessária pesquisa bibliográfica teórica, assim como estudo da legislação vigente e entrevistas feitas com Mantenedores de Instituições Particulares que implantaram os cursos inicialmente e serviram de caso experimental para que fossem feitas os currículos por competências da forma em que é feita atualmente de forma modular, com curta duração, baixo custo para o aluno e possibilidade de continuação dos estudos em matéria de Pós-Graduação, tanto Lato quanto Stricto Sensu. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas e com base na fundamentação teórica, os Cursos Superiores de Tecnologia, ou Tecnólogos como são conhecidos, representam um papel extremamente importante na Educação como representam um papel muito importante nas Instituições de Educação Particulares, onde encontraram uma solução para preencher as salas de aula que haviam sido ameaçadas com a extinção dos Cursos Técnicos de Ensino Médio.The Brazilian University Education attends an ever growing demand of students from the secondary school. The government, in a certain way, has been taking some measures in order to find a solution to the Education problem, which has been causing several changes in the Educational Institutions that are part of this system, as well as in the legislation that regulates the dynamics of this sector. In such context, a new form of Professional Education emerges, the Technology University Courses. Being searched for continuously by students back in the 70's, they now recover their importance in the Superior Education scenario with a new format based on essential competences so that the student can receive a graduation degree along with a diploma and have a well defined professional role in the labor market, where the competitive advantage is more and more within the scope of its Human Resources. In this regard, this piece of work refers specifically to the implantation of these courses with this new format in the city of São Paulo, commercial center of vital importance in Brazil. In order to reach the objectives of this work, a theoretical bibliographic research was necessary, as well as the study of the present legislation and interviews with the Head People of Private Institutions that have implanted such courses initially and served as experimental cases to make the curricula by competences the way they are made today - in a modular way, with a short duration, low costs for the student and the possibility of a continuity of the studies in matter of Post-Graduation, either Lato or Stricto Sensu. From the results achieved on the interviews and using theoretical foundation as basis, the Technology University Courses, also known as Tecnólogos, represent an extremely important role in the Education and a very important role in the Private Education Institutions, where they found a solution to fill the classrooms that had been threatened after the extinction of Technical Courses in the secondary school.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoAdministração estratégicaBRFECAPMestrado em Administração de EmpresasNunes, Rogério da SilvaCPF:29618428087http://lattes.cnpq.br/5028652040342131Silva, Dirceu daCPF:87300176887http://lattes.cnpq.br/9583759917108842Pereira, Raquel da SilvaCPF:06388313850http://lattes.cnpq.br/8196522386086079Basilio, Marcelo Dib2015-12-03T18:33:05Z2012-02-132005-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBASILIO, Marcelo Dib. A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório. 2005. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T20:55:36Zoai:tede.fecap.br:tede/354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T20:55:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
title A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
spellingShingle A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
Basilio, Marcelo Dib
Technology
Tecnologia - Estudo e ensino (Superior) - São Paulo (SP)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
title_full A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
title_fullStr A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
title_full_unstemmed A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
title_sort A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório
author Basilio, Marcelo Dib
author_facet Basilio, Marcelo Dib
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Rogério da Silva
CPF:29618428087
http://lattes.cnpq.br/5028652040342131
Silva, Dirceu da
CPF:87300176887
http://lattes.cnpq.br/9583759917108842
Pereira, Raquel da Silva
CPF:06388313850
http://lattes.cnpq.br/8196522386086079
dc.contributor.author.fl_str_mv Basilio, Marcelo Dib
dc.subject.por.fl_str_mv Technology
Tecnologia - Estudo e ensino (Superior) - São Paulo (SP)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Technology
Tecnologia - Estudo e ensino (Superior) - São Paulo (SP)
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description A Educação Superior brasileira atende uma demanda cada vez maior de estudantes oriundos do ensino médio, o governo de certa forma tem tomado ações para encontrar uma solução para o problema da Educação, o que tem causado diversas mudanças tanto quanto nas Instituições Educacionais que fazem parte desse sistema como na legislação que regula as dinâmicas desse setor. Nesse contexto, surge uma nova forma de Educação Profissional, os Cursos Superiores de Tecnologia, que foram muito procurados por estudantes na década de 70, volta a receber importância no cenário da Educação Superior com uma nova formatação baseada por competências essenciais para que o estudante possa receber uma formação de graduação com direito a diplomação e tenha um papel profissional bem definido no mercado de trabalho, onde a vantagem competitiva está cada vez mais na competência de seus Recursos Humanos. Neste sentido, este trabalho trata especificamente da implantação desses cursos com essa nova formatação na cidade de São Paulo, pólo mercadológico de vital importância no Brasil. Para atingir os objetivos deste trabalho, foi necessária pesquisa bibliográfica teórica, assim como estudo da legislação vigente e entrevistas feitas com Mantenedores de Instituições Particulares que implantaram os cursos inicialmente e serviram de caso experimental para que fossem feitas os currículos por competências da forma em que é feita atualmente de forma modular, com curta duração, baixo custo para o aluno e possibilidade de continuação dos estudos em matéria de Pós-Graduação, tanto Lato quanto Stricto Sensu. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas e com base na fundamentação teórica, os Cursos Superiores de Tecnologia, ou Tecnólogos como são conhecidos, representam um papel extremamente importante na Educação como representam um papel muito importante nas Instituições de Educação Particulares, onde encontraram uma solução para preencher as salas de aula que haviam sido ameaçadas com a extinção dos Cursos Técnicos de Ensino Médio.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-27
2012-02-13
2015-12-03T18:33:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASILIO, Marcelo Dib. A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório. 2005. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/354
identifier_str_mv BASILIO, Marcelo Dib. A implantação de cursos superiores de tecnologia em São Paulo: um estudo exploratório. 2005. 68 f. Dissertação (Mestrado em Administração estratégica) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2005.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Administração estratégica
BR
FECAP
Mestrado em Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850331403714560