Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA JÚNIOR, Hélio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/711
Resumo: Após a estabilização monetária verificada no Brasil em meados da década de 1990, houve um aumento significativo de parcerias formadas entre Instituições Financeiras e Varejistas com o objetivo de ofertar produtos e serviços financeiros. Por um lado, essas parcerias oferecem vantagens significativas para ambos os atores, tais como novos canais de vendas, aumento da base de clientes, funding para a operação de crédito, novo meio de pagamento para alavancagem das vendas e aumento do retorno financeiro. Por outro lado, tais parcerias geram conflitos de crédito, de estratégias, de gestão e de custos. Neste trabalho o objetivo é identificar e analisar os principais conflitos entre Instituições Financeiras e Varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros. Para cumprir esse objetivo foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com executivos que atuam em instituições desse mercado, sendo 6 delas com executivos do varejo e 12 com executivos de instituições financeiras. Os resultados indicaram que os conflitos mais relevantes estão associados com crédito, governança, solução tecnológica, atendimento, alocação de custos e objetivos primários destas parcerias.
id FECAP-0_a78bfda255f7ecb2134033f39d753d62
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/711
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.Credit - Brazil. Credit Management - Brazil. Bank Management. Financial management.Crédito - Brasil. Administração de crédito - Brasil. Administração bancária. Administração financeira.ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASApós a estabilização monetária verificada no Brasil em meados da década de 1990, houve um aumento significativo de parcerias formadas entre Instituições Financeiras e Varejistas com o objetivo de ofertar produtos e serviços financeiros. Por um lado, essas parcerias oferecem vantagens significativas para ambos os atores, tais como novos canais de vendas, aumento da base de clientes, funding para a operação de crédito, novo meio de pagamento para alavancagem das vendas e aumento do retorno financeiro. Por outro lado, tais parcerias geram conflitos de crédito, de estratégias, de gestão e de custos. Neste trabalho o objetivo é identificar e analisar os principais conflitos entre Instituições Financeiras e Varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros. Para cumprir esse objetivo foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com executivos que atuam em instituições desse mercado, sendo 6 delas com executivos do varejo e 12 com executivos de instituições financeiras. Os resultados indicaram que os conflitos mais relevantes estão associados com crédito, governança, solução tecnológica, atendimento, alocação de custos e objetivos primários destas parcerias.After monetary stabilization seen in Brazil in the mid-1990s, there was a significant increase in partnerships formed between financial institutions and retailers in order to offer financial products and services. On one hand, these partnerships offer significant advantages for both parties, such as new sales channels, increase of customer base, funding for credit operations, new means of payment to leverage sales and increase the financial return. Moreover, such partnerships generate conflicts of credit, strategies, management and costs. This paper aims to identify and analyze the main conflicts between Financial Institutions and Retailers in managing partnerships aimed at the marketing of financial products and services. To accomplish this goal, I conducted 18 semi-structured interviews with executives who work in institutions from this market, 6 of them being retail executives and 12 executives from financial institutions. The results indicated that the most relevant conflicts are associated with credit, governance, technological solution, service, cost allocation and primary goals of these partnerships.FECAPFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em AdministraçãoLUCCHESI, Eduardo Pozzihttp://lattes.cnpq.br/4363162358618307FOUTO, Nuno Manoel Martins DiasCONTANI, Eduardo Augusto do Rosáriohttp://lattes.cnpq.br/9581308995467871MOREIRA JÚNIOR, Hélio2016-08-09T18:05:24Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMOREIRA JÚNIOR, Hélio. Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/711porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-09-27T19:13:31Zoai:tede.fecap.br:jspui/711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-09-27T19:13:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
title Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
spellingShingle Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
MOREIRA JÚNIOR, Hélio
Credit - Brazil. Credit Management - Brazil. Bank Management. Financial management.
Crédito - Brasil. Administração de crédito - Brasil. Administração bancária. Administração financeira.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
title_full Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
title_fullStr Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
title_full_unstemmed Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
title_sort Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros.
author MOREIRA JÚNIOR, Hélio
author_facet MOREIRA JÚNIOR, Hélio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCCHESI, Eduardo Pozzi
http://lattes.cnpq.br/4363162358618307
FOUTO, Nuno Manoel Martins Dias
CONTANI, Eduardo Augusto do Rosário
http://lattes.cnpq.br/9581308995467871
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA JÚNIOR, Hélio
dc.subject.por.fl_str_mv Credit - Brazil. Credit Management - Brazil. Bank Management. Financial management.
Crédito - Brasil. Administração de crédito - Brasil. Administração bancária. Administração financeira.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Credit - Brazil. Credit Management - Brazil. Bank Management. Financial management.
Crédito - Brasil. Administração de crédito - Brasil. Administração bancária. Administração financeira.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description Após a estabilização monetária verificada no Brasil em meados da década de 1990, houve um aumento significativo de parcerias formadas entre Instituições Financeiras e Varejistas com o objetivo de ofertar produtos e serviços financeiros. Por um lado, essas parcerias oferecem vantagens significativas para ambos os atores, tais como novos canais de vendas, aumento da base de clientes, funding para a operação de crédito, novo meio de pagamento para alavancagem das vendas e aumento do retorno financeiro. Por outro lado, tais parcerias geram conflitos de crédito, de estratégias, de gestão e de custos. Neste trabalho o objetivo é identificar e analisar os principais conflitos entre Instituições Financeiras e Varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros. Para cumprir esse objetivo foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas com executivos que atuam em instituições desse mercado, sendo 6 delas com executivos do varejo e 12 com executivos de instituições financeiras. Os resultados indicaram que os conflitos mais relevantes estão associados com crédito, governança, solução tecnológica, atendimento, alocação de custos e objetivos primários destas parcerias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-09T18:05:24Z
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA JÚNIOR, Hélio. Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/711
identifier_str_mv MOREIRA JÚNIOR, Hélio. Os conflitos entre instituições financeiras e varejistas na gestão de parcerias que visam à comercialização de produtos e serviços financeiros. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850330776666112