Percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em contabilidade oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropoli-tana de Belém
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/791 |
Resumo: | O sucesso na profissão depende tanto da utilização adequada de conhecimentos, habilidades e valores e atitudes, quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação às competências inerentes ao desempenho profissional. A formação por competências tem sido a agenda na educação, no trabalho e no projeto de vida das pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em Ciências Contábeis oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropolitana de Belém, procurando evidenciar que competências se fazem necessárias na gestão pública da contemporaneidade sob a ótica de futuros contadores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado "in loco" e analisados por meio da estatística descritiva e fatorial. O perfil dos respondentes é composto por 210 (57%) mulheres e 160 (43%) homens, sendo que, desse total, 225 (61%) possuem mais de 23 anos e apenas 53 (14%) possuem uma segunda graduação. Quanto à experiência, 62 respondentes (44%) já estagiaram ou trabalharam na área pública; 39 (11%), na área municipal; 21 (6%), na União; 35 (9%), no Estado; e 136 (18%), em outros departamentos. Dentre os respondentes, apenas 41 (11%) exerceram o cargo de direção ou de gerência, e 19 (5%) permaneceram na função por um período de 1 a 6 anos. As competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público de maior expressividade são "Saber ouvir", "Ética e transparência", "Cidadania e Democracia", "Responsabilidade", "Planejamento" "Comprometimento", "Visão estratégica", "liderança" e "Negociação". Pode -se dizer que os concluintes - com ou sem experiência - observam e esperam um perfil de gestor que saiba ouvir, planejar e negociar, que seja comprometido, responsável, transparente e ético, que tenha visão estratégica e que exerça a liderança, a democracia e a cidadania na administração pública. Conclui-se assim, que, os alunos observam e esperam um gestor público com maior domínio de competências do âmbito gerencial e atitudinal relacionadas a valores (atitudes) e a conhecimentos (saberes) do que um domínio técnico-profissional (saber - fazer). |
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Percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em contabilidade oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropoli-tana de BelémContabilidade – Estudo e ensino (Superior) - Belém.Competências essenciais. Administração pública – Estudo de caso – Belém.Accounting - Study and teaching (Higher) - Belém (Brazil). Core competencies. Public administration - Case studies - BrazilCIÊNCIAS CONTÁBEISO sucesso na profissão depende tanto da utilização adequada de conhecimentos, habilidades e valores e atitudes, quanto do sentimento de domínio (segurança) manifestado em relação às competências inerentes ao desempenho profissional. A formação por competências tem sido a agenda na educação, no trabalho e no projeto de vida das pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em Ciências Contábeis oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropolitana de Belém, procurando evidenciar que competências se fazem necessárias na gestão pública da contemporaneidade sob a ótica de futuros contadores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado "in loco" e analisados por meio da estatística descritiva e fatorial. O perfil dos respondentes é composto por 210 (57%) mulheres e 160 (43%) homens, sendo que, desse total, 225 (61%) possuem mais de 23 anos e apenas 53 (14%) possuem uma segunda graduação. Quanto à experiência, 62 respondentes (44%) já estagiaram ou trabalharam na área pública; 39 (11%), na área municipal; 21 (6%), na União; 35 (9%), no Estado; e 136 (18%), em outros departamentos. Dentre os respondentes, apenas 41 (11%) exerceram o cargo de direção ou de gerência, e 19 (5%) permaneceram na função por um período de 1 a 6 anos. As competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público de maior expressividade são "Saber ouvir", "Ética e transparência", "Cidadania e Democracia", "Responsabilidade", "Planejamento" "Comprometimento", "Visão estratégica", "liderança" e "Negociação". Pode -se dizer que os concluintes - com ou sem experiência - observam e esperam um perfil de gestor que saiba ouvir, planejar e negociar, que seja comprometido, responsável, transparente e ético, que tenha visão estratégica e que exerça a liderança, a democracia e a cidadania na administração pública. Conclui-se assim, que, os alunos observam e esperam um gestor público com maior domínio de competências do âmbito gerencial e atitudinal relacionadas a valores (atitudes) e a conhecimentos (saberes) do que um domínio técnico-profissional (saber - fazer).This research had the objective of analyzing the perceptions about managerial skills Observed and Expected by the public manager by the graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences offered by private institutions of higher education. For this, a descriptive research with a quantitative approach was carried out. The data were collected through a questionnaire applied "in loco" and analyzed through descriptive and factorial statistics. The respondents' profile is comprised of 210 (57%) women and 160 (43%) men, the majority of which are 225 (61%) over 23 and only 53 (14%) have a second degree. As for the experience, only 62 (44%) have already worked or worked in the public area, 39 (11%) in the municipal area, followed by 21 (6%) in the Union, 35 (9%) in the state and 136 (18% in other departments. Of these, only 41 (11%) held management positions and 19 (5%) remained in the position for a period of 1 to 6 years. The managerial competencies observed and expected from the most expressive public manager are "Knowing how to listen", "Ethics and transparency", "Citizenship and Democracy", "Responsibility", "Planning", "Commitment", "Strategic vision", "leadership", and "Negotiation". These results allow us to say that experienced or inexperienced graduates observe and expect a managerial profile who is capable of listening, planning and negotiating, who is committed, accountable, transparent and ethical, who has a strategic vision and who exercises leadership, democracy and citizenship in public administration. These data allow us to conclude that students observe and expect a public manager with greater mastery of managerial and attitudinal competences related to values (attitudes), knowledge (knowledges) than technical-professional (know-how).FECAPFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências contábeisSLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159SLOMSKI, Valmorhttp://lattes.cnpq.br/9175066076902408GOMES, Jésus de Lisboahttp://lattes.cnpq.br/3528255078888728NASCIMENTO, Thyago Serique da Costa2019-04-08T18:41:09Z2018-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfNASCIMENTO, Thyago Serique da Costa. Percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes do curso de graduação em contabilidade oferecido por instituições privadas de ensino superior da região metropoli-tana de Belém. 2018.66 f. Dissertação (Mestrado em Ciências contábeis) - FECAP, São Paulohttp://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/791porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-09-21T13:59:26Zoai:tede.fecap.br:jspui/791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-09-21T13:59:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
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