Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAUERMANN, Airton Adelar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/744
Resumo: Para que a acumulação de resultados dos processos de pesquisa científica ou a ciência se torne eficaz é preciso atentar para a sua qualidade formal sob pena de esvaziar o seu potencial de transformação e de avanço científico. Sendo assim, a comunicação da produção científica e a sua avaliação constante são aspectos essenciais. Esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar eixos temáticos abordados nas dissertações e teses sobre formação de professores universitários, defendidas em três programas de pós-graduação em Ciências Contábeis, no período de 2009 a 2013, procurando descrever aspectos metodológicos e dimensões da formação docente valorizadas pelas pesquisas analisadas no período investigado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e analisados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que ainda é escassa a presença da temática da formação de professores nas dissertações e teses, na área contábil, sendo que das 287 pesquisas produzidas no período de 2009 a 2013, apenas 06 (seis) têm como foco de preocupação a formação do docente universitário. Constatou-se, também, que 05 (cinco) destes estudos são sobre profissionalidade docente e 01 (um) sobre políticas de formação do docente. Outra constatação foi quanto à preocupação das pesquisas em evidenciar o perfil de competências profissionais para a docência. Dentre estas, 02 (duas) pesquisas tiveram como preocupação a dimensão ético-política da formação docente. Conclui-se que a temática envolvendo a formação de professores ainda não faz parte das linhas de pesquisas pertencentes aos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis investigados, demonstrando o pouco interesse por este campo de estudos, mesmo que um dos objetivos primordiais da pós-graduação seja a formação de profissionais para o magistério superior.
id FECAP-0_d7fa98dd0c513c282f3233dfef6da77a
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/744
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013College teachers - Training of. Accounting sciences - Graduate work. Accounting sciences - Study and teaching (Higher)Professores universitários – Formação. Ciências Contábeis – Pós-Graduação. Ciências Contábeis - Estudo e ensino (Superior).CIÊNCIAS CONTÁBEISPara que a acumulação de resultados dos processos de pesquisa científica ou a ciência se torne eficaz é preciso atentar para a sua qualidade formal sob pena de esvaziar o seu potencial de transformação e de avanço científico. Sendo assim, a comunicação da produção científica e a sua avaliação constante são aspectos essenciais. Esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar eixos temáticos abordados nas dissertações e teses sobre formação de professores universitários, defendidas em três programas de pós-graduação em Ciências Contábeis, no período de 2009 a 2013, procurando descrever aspectos metodológicos e dimensões da formação docente valorizadas pelas pesquisas analisadas no período investigado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e analisados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que ainda é escassa a presença da temática da formação de professores nas dissertações e teses, na área contábil, sendo que das 287 pesquisas produzidas no período de 2009 a 2013, apenas 06 (seis) têm como foco de preocupação a formação do docente universitário. Constatou-se, também, que 05 (cinco) destes estudos são sobre profissionalidade docente e 01 (um) sobre políticas de formação do docente. Outra constatação foi quanto à preocupação das pesquisas em evidenciar o perfil de competências profissionais para a docência. Dentre estas, 02 (duas) pesquisas tiveram como preocupação a dimensão ético-política da formação docente. Conclui-se que a temática envolvendo a formação de professores ainda não faz parte das linhas de pesquisas pertencentes aos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis investigados, demonstrando o pouco interesse por este campo de estudos, mesmo que um dos objetivos primordiais da pós-graduação seja a formação de profissionais para o magistério superior.In order for the sum of the results of processes of scientific research or science to become effective, it is necessary to focus on its formal quality, so as for it not to lose its potential in transforming and advancing science. For that purpose, the communication of scientific production and its constant evaluation are essential aspects. The main objective of this research is to show core themes given in dissertations and theses on the education of university professors, defended in three graduate programs in Accounting, in the period of 2009 through 2013, with the intent of describing methodology aspects and dimensions of education of professors valued by research done in the period investigated. In order for this to be accomplished, an explorative qualitative research was undertaken. The data was collected through documental analysis and analyzed with content analysis. It was noted that the topic of professional formation in dissertations and thesis, in the area of accounting, is still scarce, with only 06 (six) researches out of 287 in the period of 2009 through 2013 focusing on the education of the university professor. It was found, also, that 05 (five) of these studies are on the profession of professors and 01 (one) on politics of education of the professor. Another find had to do with the focus of the researches in evidencing the profile of professional competencies for teaching. Among these, 02 (two) studies focused on the ethic-political education of professors. In conclusion, the theme of education of professors is still not a part of the research that was investigated in graduate programs in Accounting, demonstrating the little interest in this field of study, even though one of the primordial objectives of courses of specialization is the education of professionals for teaching in higher levels.FECAPFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências ContábeisSLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159SLOMSKI, Valmorhttp://lattes.cnpq.br/9175066076902408PEREIRA, Anisio Candidohttp://lattes.cnpq.br/5798574967417360BAUERMANN, Airton Adelar2017-08-28T18:59:40Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBAUERMANN, Airton Adelar. Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/744porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-09T20:25:44Zoai:tede.fecap.br:jspui/744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-09T20:25:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
title Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
spellingShingle Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
BAUERMANN, Airton Adelar
College teachers - Training of. Accounting sciences - Graduate work. Accounting sciences - Study and teaching (Higher)
Professores universitários – Formação. Ciências Contábeis – Pós-Graduação. Ciências Contábeis - Estudo e ensino (Superior).
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
title_full Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
title_fullStr Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
title_full_unstemmed Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
title_sort Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013
author BAUERMANN, Airton Adelar
author_facet BAUERMANN, Airton Adelar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SLOMSKI, Vilma Geni
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
SLOMSKI, Valmor
http://lattes.cnpq.br/9175066076902408
PEREIRA, Anisio Candido
http://lattes.cnpq.br/5798574967417360
dc.contributor.author.fl_str_mv BAUERMANN, Airton Adelar
dc.subject.por.fl_str_mv College teachers - Training of. Accounting sciences - Graduate work. Accounting sciences - Study and teaching (Higher)
Professores universitários – Formação. Ciências Contábeis – Pós-Graduação. Ciências Contábeis - Estudo e ensino (Superior).
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic College teachers - Training of. Accounting sciences - Graduate work. Accounting sciences - Study and teaching (Higher)
Professores universitários – Formação. Ciências Contábeis – Pós-Graduação. Ciências Contábeis - Estudo e ensino (Superior).
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description Para que a acumulação de resultados dos processos de pesquisa científica ou a ciência se torne eficaz é preciso atentar para a sua qualidade formal sob pena de esvaziar o seu potencial de transformação e de avanço científico. Sendo assim, a comunicação da produção científica e a sua avaliação constante são aspectos essenciais. Esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar eixos temáticos abordados nas dissertações e teses sobre formação de professores universitários, defendidas em três programas de pós-graduação em Ciências Contábeis, no período de 2009 a 2013, procurando descrever aspectos metodológicos e dimensões da formação docente valorizadas pelas pesquisas analisadas no período investigado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e analisados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que ainda é escassa a presença da temática da formação de professores nas dissertações e teses, na área contábil, sendo que das 287 pesquisas produzidas no período de 2009 a 2013, apenas 06 (seis) têm como foco de preocupação a formação do docente universitário. Constatou-se, também, que 05 (cinco) destes estudos são sobre profissionalidade docente e 01 (um) sobre políticas de formação do docente. Outra constatação foi quanto à preocupação das pesquisas em evidenciar o perfil de competências profissionais para a docência. Dentre estas, 02 (duas) pesquisas tiveram como preocupação a dimensão ético-política da formação docente. Conclui-se que a temática envolvendo a formação de professores ainda não faz parte das linhas de pesquisas pertencentes aos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis investigados, demonstrando o pouco interesse por este campo de estudos, mesmo que um dos objetivos primordiais da pós-graduação seja a formação de profissionais para o magistério superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28
2017-08-28T18:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAUERMANN, Airton Adelar. Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/744
identifier_str_mv BAUERMANN, Airton Adelar. Eixos temáticos abordados em pesquisas sobre a formação do professor universitário defendidas em programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no período de 2009 a 2013. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850331464531968