Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA NETO, Odilon Feitosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697
Resumo: A presente pesquisa procurou explorar o contexto e utilização de produtos financeiros de crédito no Brasil, considerando o recente cenário de inclusão financeira. Assim, o estudo buscou verificar a relação entre o grau de alfabetização financeira dos indivíduos e a qualidade de suas decisões ao consumir produtos financeiros de crédito. O estudo, ainda, discorre sobre os termos pertinentes ao tema e os principais produtos de crédito oferecidos atualmente pelas instituições financeiras que atuam no mercado nacional. Levando-se em consideração o objeto de pesquisa, o presente trabalho permitiu avaliar o grau de alfabetização financeira de317 estudantes universitários entrevistados em uma universidade particular no centro da cidade de São Paulo no tocante à utilização de produtos de crédito. Por fim, o trabalho comprova que quanto maior o nível de alfabetização financeira, melhor são as tomadas de decisão pelos universitários no consumo de produtos de crédito, uma vez que eles optam por operações de menor custo
id FECAP-0_e207720c6206061173e7822294cfe630
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/697
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeirosFinanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil.Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil.ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASA presente pesquisa procurou explorar o contexto e utilização de produtos financeiros de crédito no Brasil, considerando o recente cenário de inclusão financeira. Assim, o estudo buscou verificar a relação entre o grau de alfabetização financeira dos indivíduos e a qualidade de suas decisões ao consumir produtos financeiros de crédito. O estudo, ainda, discorre sobre os termos pertinentes ao tema e os principais produtos de crédito oferecidos atualmente pelas instituições financeiras que atuam no mercado nacional. Levando-se em consideração o objeto de pesquisa, o presente trabalho permitiu avaliar o grau de alfabetização financeira de317 estudantes universitários entrevistados em uma universidade particular no centro da cidade de São Paulo no tocante à utilização de produtos de crédito. Por fim, o trabalho comprova que quanto maior o nível de alfabetização financeira, melhor são as tomadas de decisão pelos universitários no consumo de produtos de crédito, uma vez que eles optam por operações de menor custoThe present research has sought to explain the context and usage of credit financial products in Brazil, considering the recent scenario of financial inclusion. Thus, the research has sought to verify the relation between the level of financial literacy of the individuals and the quality in decision making when consuming credit financial products. Also, the research discusses the relevant terms related to the theme and the main credit products recently offered by the financial institutions in the national market. Considering the focus of this research, the present work has allowed evaluation of the level of financial literacy of 317university students interviewed in a private university in the city of Sao Paulo regarding credit usage. Finally, the work proves that the higher the financial literacy level, the better the decision making in credit products consumption by the university students is, since they make choices that involve lower costs.FECAPFundação escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Administração de empresaSILVEIRA, Alexandre Di Miceli dahttp://lattes.cnpq.br/4773608871754250MADALOZZO, Regina Carlahttp://lattes.cnpq.br/5513340519508432LUCCHESI, Eduardo Pozzihttp://lattes.cnpq.br/4363162358618307SILVA NETO, Odilon Feitosa2016-04-07T18:12:18Z2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697porSILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:38Zoai:tede.fecap.br:jspui/697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
title Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
spellingShingle Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
SILVA NETO, Odilon Feitosa
Finanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil.
Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_short Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
title_full Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
title_fullStr Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
title_full_unstemmed Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
title_sort Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
author SILVA NETO, Odilon Feitosa
author_facet SILVA NETO, Odilon Feitosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVEIRA, Alexandre Di Miceli da
http://lattes.cnpq.br/4773608871754250
MADALOZZO, Regina Carla
http://lattes.cnpq.br/5513340519508432
LUCCHESI, Eduardo Pozzi
http://lattes.cnpq.br/4363162358618307
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA NETO, Odilon Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil.
Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
topic Finanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil.
Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
description A presente pesquisa procurou explorar o contexto e utilização de produtos financeiros de crédito no Brasil, considerando o recente cenário de inclusão financeira. Assim, o estudo buscou verificar a relação entre o grau de alfabetização financeira dos indivíduos e a qualidade de suas decisões ao consumir produtos financeiros de crédito. O estudo, ainda, discorre sobre os termos pertinentes ao tema e os principais produtos de crédito oferecidos atualmente pelas instituições financeiras que atuam no mercado nacional. Levando-se em consideração o objeto de pesquisa, o presente trabalho permitiu avaliar o grau de alfabetização financeira de317 estudantes universitários entrevistados em uma universidade particular no centro da cidade de São Paulo no tocante à utilização de produtos de crédito. Por fim, o trabalho comprova que quanto maior o nível de alfabetização financeira, melhor são as tomadas de decisão pelos universitários no consumo de produtos de crédito, uma vez que eles optam por operações de menor custo
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
2016-04-07T18:12:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697
identifier_str_mv SILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração de empresa
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Administração de empresa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850327706435584