Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697 |
Resumo: | A presente pesquisa procurou explorar o contexto e utilização de produtos financeiros de crédito no Brasil, considerando o recente cenário de inclusão financeira. Assim, o estudo buscou verificar a relação entre o grau de alfabetização financeira dos indivíduos e a qualidade de suas decisões ao consumir produtos financeiros de crédito. O estudo, ainda, discorre sobre os termos pertinentes ao tema e os principais produtos de crédito oferecidos atualmente pelas instituições financeiras que atuam no mercado nacional. Levando-se em consideração o objeto de pesquisa, o presente trabalho permitiu avaliar o grau de alfabetização financeira de317 estudantes universitários entrevistados em uma universidade particular no centro da cidade de São Paulo no tocante à utilização de produtos de crédito. Por fim, o trabalho comprova que quanto maior o nível de alfabetização financeira, melhor são as tomadas de decisão pelos universitários no consumo de produtos de crédito, uma vez que eles optam por operações de menor custo |
id |
FECAP-0_e207720c6206061173e7822294cfe630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:jspui/697 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeirosFinanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil.Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil.ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASA presente pesquisa procurou explorar o contexto e utilização de produtos financeiros de crédito no Brasil, considerando o recente cenário de inclusão financeira. Assim, o estudo buscou verificar a relação entre o grau de alfabetização financeira dos indivíduos e a qualidade de suas decisões ao consumir produtos financeiros de crédito. O estudo, ainda, discorre sobre os termos pertinentes ao tema e os principais produtos de crédito oferecidos atualmente pelas instituições financeiras que atuam no mercado nacional. Levando-se em consideração o objeto de pesquisa, o presente trabalho permitiu avaliar o grau de alfabetização financeira de317 estudantes universitários entrevistados em uma universidade particular no centro da cidade de São Paulo no tocante à utilização de produtos de crédito. Por fim, o trabalho comprova que quanto maior o nível de alfabetização financeira, melhor são as tomadas de decisão pelos universitários no consumo de produtos de crédito, uma vez que eles optam por operações de menor custoThe present research has sought to explain the context and usage of credit financial products in Brazil, considering the recent scenario of financial inclusion. Thus, the research has sought to verify the relation between the level of financial literacy of the individuals and the quality in decision making when consuming credit financial products. Also, the research discusses the relevant terms related to the theme and the main credit products recently offered by the financial institutions in the national market. Considering the focus of this research, the present work has allowed evaluation of the level of financial literacy of 317university students interviewed in a private university in the city of Sao Paulo regarding credit usage. Finally, the work proves that the higher the financial literacy level, the better the decision making in credit products consumption by the university students is, since they make choices that involve lower costs.FECAPFundação escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Administração de empresaSILVEIRA, Alexandre Di Miceli dahttp://lattes.cnpq.br/4773608871754250MADALOZZO, Regina Carlahttp://lattes.cnpq.br/5513340519508432LUCCHESI, Eduardo Pozzihttp://lattes.cnpq.br/4363162358618307SILVA NETO, Odilon Feitosa2016-04-07T18:12:18Z2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697porSILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:38Zoai:tede.fecap.br:jspui/697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros |
title |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros |
spellingShingle |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros SILVA NETO, Odilon Feitosa Finanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil. Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
title_short |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros |
title_full |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros |
title_fullStr |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros |
title_full_unstemmed |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros |
title_sort |
Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros |
author |
SILVA NETO, Odilon Feitosa |
author_facet |
SILVA NETO, Odilon Feitosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVEIRA, Alexandre Di Miceli da http://lattes.cnpq.br/4773608871754250 MADALOZZO, Regina Carla http://lattes.cnpq.br/5513340519508432 LUCCHESI, Eduardo Pozzi http://lattes.cnpq.br/4363162358618307 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA NETO, Odilon Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil. Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
topic |
Finanças pessoais - Estudo de casos - Brasil. Educação financeira - Estudo de casos - Brasil. Administração de crédito - Estudo de casos - Brasil. Finance, Personal - Case studies - Brazil. Financial literacy - Case studies - Brazil. Credit Management - Case studies - Brazil. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
description |
A presente pesquisa procurou explorar o contexto e utilização de produtos financeiros de crédito no Brasil, considerando o recente cenário de inclusão financeira. Assim, o estudo buscou verificar a relação entre o grau de alfabetização financeira dos indivíduos e a qualidade de suas decisões ao consumir produtos financeiros de crédito. O estudo, ainda, discorre sobre os termos pertinentes ao tema e os principais produtos de crédito oferecidos atualmente pelas instituições financeiras que atuam no mercado nacional. Levando-se em consideração o objeto de pesquisa, o presente trabalho permitiu avaliar o grau de alfabetização financeira de317 estudantes universitários entrevistados em uma universidade particular no centro da cidade de São Paulo no tocante à utilização de produtos de crédito. Por fim, o trabalho comprova que quanto maior o nível de alfabetização financeira, melhor são as tomadas de decisão pelos universitários no consumo de produtos de crédito, uma vez que eles optam por operações de menor custo |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 2016-04-07T18:12:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo. http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697 |
identifier_str_mv |
SILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA NETO, Odilon Feitosa da. Alfabetização financeira e sua influência nas decisões de consumo de produtos financeiros. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração com Ênfase em Finanças) - FECAP, São Paulo. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Fundação escola de Comércio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Administração de empresa |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP Fundação escola de Comércio Álvares Penteado Brasil FECAP Mestrado em Administração de empresa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850327706435584 |