Country image effect on product assessment: moderating role of consumer nationality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Camila
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carneiro, Jorge, Goldszmidt, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/2474
Resumo: Purpose – This study investigates whether the magnitude of the effectof country image (CoI) on quality evaluation of foreign products variesacross consumers from developed vs. from developing countriesDesign/methodology/approach – French, Argentinean and Chileanconsumers responded to an online survey. We employed a withinsubjectsdesign in order to examine associate differences in CoI withdifferences in quality assessment.Findings – In agreement with previous studies, we found a positiveeffect of CoI on quality evaluations of foreign products. However, wefound a non-significant moderating effect of consumer nationality,which contrasts with Hsieh (2004), who found that CoI effects werestronger for consumers from developing markets.Originality/value – While several studies have investigated factors thatwould affect consumers’ preference for domestic vs. foreign products,we took the relatively under-researched topic of whether there wouldbe differences across consumers from developed vs. developing marketsin the impact of country image on the evaluation of foreign products.
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spelling Country image effect on product assessment: moderating role of consumer nationalityEfecto de la imagen del país sobre la valoración de productos: papel moderador de la nacionalidad del consumidorEfeito da imagem do país sobre a avaliação de produtos: papel moderador da nacionalidade do consumidorCountry-of-origin effectcountry image effectforeign product evaluationnationality of the consumerinternational marketing.Efeito de país de origemefeito de imagem do paísavaliação de produtos estrangeirosnacionalidade do consumidormarketing internacional.Efeito de país de origemefeito de imagem do paísavaliação de produtos estrangeirosnacionalidade do consumidormarketing internacional.Purpose – This study investigates whether the magnitude of the effectof country image (CoI) on quality evaluation of foreign products variesacross consumers from developed vs. from developing countriesDesign/methodology/approach – French, Argentinean and Chileanconsumers responded to an online survey. We employed a withinsubjectsdesign in order to examine associate differences in CoI withdifferences in quality assessment.Findings – In agreement with previous studies, we found a positiveeffect of CoI on quality evaluations of foreign products. However, wefound a non-significant moderating effect of consumer nationality,which contrasts with Hsieh (2004), who found that CoI effects werestronger for consumers from developing markets.Originality/value – While several studies have investigated factors thatwould affect consumers’ preference for domestic vs. foreign products,we took the relatively under-researched topic of whether there wouldbe differences across consumers from developed vs. developing marketsin the impact of country image on the evaluation of foreign products.Objetivo – Este estudo investigou se a magnitude do efeito da imagemdo país de origem (country image, CoI) na avaliação da qualidade deprodutos estrangeiros é diferente entre consumidores de países desenvolvidose consumidores de países em desenvolvimento.Metodologia – Consumidores franceses, argentinos e chilenos responderama um questionário online. Empregamos o delineamentointra-sujeitos a fim de examinar a associação entre diferenças em CoIe diferenças na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros.Resultados – Em consonância com estudos anteriores, verificou-seum efeito positivo de CoI sobre a avaliação da qualidade de produtosestrangeiros. No entanto, o efeito moderador da nacionalidade doconsumidor não foi estatisticamente significativo, o que contrasta comHsieh (2004), que verificou que os efeitos de CoI eram mais fortespara consumidores de países em desenvolvimento.Contribuições – Embora vários estudos tenham investigado fatoresque afetam a preferência de consumidores por produtos domésticosem relação a produtos estrangeiros, nosso estudo se concentrou em umtópico pouco estudado: se há diferenças entre consumidores de paísesdesenvolvidos e de países em desenvolvimento quanto ao impactoda imagem do país de origem na avaliação da qualidade de produtosestrangeiros.Objetivo – Este estudo investigou se a magnitude do efeito da imagemdo país de origem (country image, CoI) na avaliação da qualidade deprodutos estrangeiros é diferente entre consumidores de países desenvolvidose consumidores de países em desenvolvimento.Metodologia – Consumidores franceses, argentinos e chilenos responderama um questionário online. Empregamos o delineamentointra-sujeitos a fim de examinar a associação entre diferenças em CoIe diferenças na avaliação da qualidade de produtos estrangeiros.Resultados – Em consonância com estudos anteriores, verificou-seum efeito positivo de CoI sobre a avaliação da qualidade de produtosestrangeiros. No entanto, o efeito moderador da nacionalidade doconsumidor não foi estatisticamente significativo, o que contrasta comHsieh (2004), que verificou que os efeitos de CoI eram mais fortespara consumidores de países em desenvolvimento.Contribuições – Embora vários estudos tenham investigado fatoresque afetam a preferência de consumidores por produtos domésticosem relação a produtos estrangeiros, nosso estudo se concentrou em umtópico pouco estudado: se há diferenças entre consumidores de paísesdesenvolvidos e de países em desenvolvimento quanto ao impactoda imagem do país de origem na avaliação da qualidade de produtosestrangeiros.FECAP2016-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/247410.7819/rbgn.v18i59.2474Review of Business Management; Vol. 18 No. 59 (2016); 24-42RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 18 Núm. 59 (2016); 24-42RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 18 n. 59 (2016); 24-421983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/2474/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/2474/pdf_1Copyright (c) 2016 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, CamilaCarneiro, JorgeGoldszmidt, Rafael2021-07-21T16:26:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2474Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T16:26:30Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
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