The Influence of Cognitive Ability on Cognitive Biases Generated by the Representativeness Heuristic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, César Augusto Tibúrcio, Azevedo, Yuri Gomes Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4090
Resumo: Purpose – This study aims to investigate the influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristic.  Design/methodology/approach – The data collection was performed through questionnaires in order to measure the cognitive ability of 1,064 Brazilian accounting students and professionals using the Cognitive Reflection Test. To perform the analysis, we used the Student’s t-test, analysis of variance, correlations, and regressions.  Findings – Our initial findings indicate that cognitive ability only influences the incidence of base rate insensitivity and illusion of validity biases, indicating that the higher the cognitive ability, the lower the incidence of these biases in decision making. However, robustness tests expand this influence to misconceptions of chance and regression fallacy biases. Furthermore, we show that there is a difference of means between gender, level of education, and geographic region and the representativeness heuristic biases.  Originality/value – This paper contributes to the literature on behavioral accounting considering that although investigations into this subject do exist, no study has been performed in the accounting area that involves all the cognitive biases of one heuristic in a single study. 
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spelling The Influence of Cognitive Ability on Cognitive Biases Generated by the Representativeness HeuristicA influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividadeA influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividadeCognitive biasesbehavioral accountingCognitive Reflection Test.Vieses cognitivoscontabilidade comportamentalteste de reflexão cognitiva.Vieses cognitivoscontabilidade comportamentalteste de reflexão cognitiva.Purpose – This study aims to investigate the influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristic.  Design/methodology/approach – The data collection was performed through questionnaires in order to measure the cognitive ability of 1,064 Brazilian accounting students and professionals using the Cognitive Reflection Test. To perform the analysis, we used the Student’s t-test, analysis of variance, correlations, and regressions.  Findings – Our initial findings indicate that cognitive ability only influences the incidence of base rate insensitivity and illusion of validity biases, indicating that the higher the cognitive ability, the lower the incidence of these biases in decision making. However, robustness tests expand this influence to misconceptions of chance and regression fallacy biases. Furthermore, we show that there is a difference of means between gender, level of education, and geographic region and the representativeness heuristic biases.  Originality/value – This paper contributes to the literature on behavioral accounting considering that although investigations into this subject do exist, no study has been performed in the accounting area that involves all the cognitive biases of one heuristic in a single study. Objetivo – Este estudo tem como objetivo investigar a influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade. Metodologia – A coleta de dados foi realizada por meio de questionários visando medir a capacidade cognitiva de 1.064 estudantes e profissionais de contabilidade brasileiros utilizando o teste de reflexão cognitiva. Para realizar a análise, utilizamos o teste t de Student, análise de variância, correlações e regressões. Resultados – Nossos resultados iniciais indicam que a capacidade cognitiva apenas influencia a incidência dos vieses da insensibilidade à taxa básica e da ilusão de validade, indicando que quanto maior for a capacidade cognitiva, menor é a incidência desses vieses na tomada de decisão. Testes de robustez, no entanto, expandem essa influência aos vieses dos equívocos de chance e da falácia da regressão. Além disso, mostramos que há uma diferença de meios entre gênero, nível de escolaridade e região geográfica e os vieses da heurística da representatividade. Contribuições – Este trabalho contribui para a literatura sobre contabilidade comportamental, considerando que, embora existam pesquisas sobre o tema, ainda não foi realizado nenhum estudo na área da contabilidade que envolva todos os vieses cognitivos de uma heurística em um único estudo.Objetivo – Este estudo tem como objetivo investigar a influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade. Metodologia – A coleta de dados foi realizada por meio de questionários visando medir a capacidade cognitiva de 1.064 estudantes e profissionais de contabilidade brasileiros utilizando o teste de reflexão cognitiva. Para realizar a análise, utilizamos o teste t de Student, análise de variância, correlações e regressões. Resultados – Nossos resultados iniciais indicam que a capacidade cognitiva apenas influencia a incidência dos vieses da insensibilidade à taxa básica e da ilusão de validade, indicando que quanto maior for a capacidade cognitiva, menor é a incidência desses vieses na tomada de decisão. Testes de robustez, no entanto, expandem essa influência aos vieses dos equívocos de chance e da falácia da regressão. 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