Concept of innovation in low-income market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogami, Vitor Koki da Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vieira, Francisco Giovanni David, Veloso, Andres Rodriguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
Texto Completo: https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3044
Resumo: Purpose – Investigate the concept and the adoption of innovation inthe low-income market.Design/methodology/approach – Four different studies wereconducted. First, a Delphi study with 126 Marketing and Innovationprofessors from graduate programs. Second, interviews with 13professionals, technical assistance professionals and retail managers.Third, two focus groups with low-income consumers. Fourth, surveywith 390 respondents.Findings – The results indicate that innovations in the low-incomemarkets are mainly characterized by adaptations and adjustments inproducts, with emphasis on incremental innovations, not radical. Inaddition, the adoption of innovation in this context is characterizedas late, not initial.Originality/value – In terms of theoretical contributions, the presentstudy reveals how the concept of innovation is built in the low-incomemarket. From a perspective collectively constructed with informationfrom different market agents (industry, retail and consumers), researchfindings become robust to understanding a phenomenon. Moreover, inaddition to different market agents, different methods of data collectionand analysis were also used, further enriching the results. This collectivecontribution, based theoretically on a literature of social construction,interviewing different market agents and using different methodologicalapproaches, synergistically potentiated the development of this paper.
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Fourth, surveywith 390 respondents.Findings – The results indicate that innovations in the low-incomemarkets are mainly characterized by adaptations and adjustments inproducts, with emphasis on incremental innovations, not radical. Inaddition, the adoption of innovation in this context is characterizedas late, not initial.Originality/value – In terms of theoretical contributions, the presentstudy reveals how the concept of innovation is built in the low-incomemarket. From a perspective collectively constructed with informationfrom different market agents (industry, retail and consumers), researchfindings become robust to understanding a phenomenon. Moreover, inaddition to different market agents, different methods of data collectionand analysis were also used, further enriching the results. This collectivecontribution, based theoretically on a literature of social construction,interviewing different market agents and using different methodologicalapproaches, synergistically potentiated the development of this paper.Objetivo – Investigar o conceito e a adoção da inovação no mercadode baixa renda.Metodologia – Quatro estudos diferentes foram realizados:primeiro, uma pesquisa Delphi, com 126 professores de marketing einovação de programas de pós-graduação; segundo, entrevistas com13 profissionais, de assistência técnica e gerentes varejistas; terceiro,dois grupos focais com os consumidores de baixa renda; e quarto,pesquisa de levantamento com 390 entrevistados.Resultados – Os resultados indicam que as inovações no mercadode baixa renda são caracterizadas principalmente por adaptações eajustes nos produtos, com ênfase nas inovações incrementais, nãonas radicais. Adicionalmente, a adoção da inovação nesse contextose caracteriza como tardia, não inicial.Contribuições – Em termos de contribuição teórica, o presenteartigo revela como o conceito de inovação é construído no mercadode baixa renda. A partir de uma perspectiva construída coletivamentecom informações de diferentes agentes de mercado (indústria, varejoe consumidores), os resultados se tornam robustos para compreendero fenômeno. Adicionalmente, além dos diferentes agentes,diferentes métodos de coleta e análise também foram utilizados nointuito de potencializar os resultados. Essa contribuição coletiva,fundamentada teoricamente na literatura de construção social,entrevistando diferentes agentes de mercado e usando diferentesabordagens metodológicas, potencializaram sinergicamente odesenvolvimento do artigo.Objetivo – Investigar o conceito e a adoção da inovação no mercadode baixa renda.Metodologia – Quatro estudos diferentes foram realizados:primeiro, uma pesquisa Delphi, com 126 professores de marketing einovação de programas de pós-graduação; segundo, entrevistas com13 profissionais, de assistência técnica e gerentes varejistas; terceiro,dois grupos focais com os consumidores de baixa renda; e quarto,pesquisa de levantamento com 390 entrevistados.Resultados – Os resultados indicam que as inovações no mercadode baixa renda são caracterizadas principalmente por adaptações eajustes nos produtos, com ênfase nas inovações incrementais, nãonas radicais. Adicionalmente, a adoção da inovação nesse contextose caracteriza como tardia, não inicial.Contribuições – Em termos de contribuição teórica, o presenteartigo revela como o conceito de inovação é construído no mercadode baixa renda. A partir de uma perspectiva construída coletivamentecom informações de diferentes agentes de mercado (indústria, varejoe consumidores), os resultados se tornam robustos para compreendero fenômeno. Adicionalmente, além dos diferentes agentes,diferentes métodos de coleta e análise também foram utilizados nointuito de potencializar os resultados. Essa contribuição coletiva,fundamentada teoricamente na literatura de construção social,entrevistando diferentes agentes de mercado e usando diferentesabordagens metodológicas, potencializaram sinergicamente odesenvolvimento do artigo.FECAP2017-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/304410.7819/rbgn.v20i1.3044Review of Business Management; Vol. 20 No. 1 (2018); 127-149RBGN Revista Brasileira de Gestão de Negócios; Vol. 20 Núm. 1 (2018); 127-149RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v. 20 n. 1 (2018); 127-1491983-08071806-4892reponame:Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAPengporhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3044/pdfhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3044/pdf_1Copyright (c) 2017 Review of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogami, Vitor Koki da CostaVieira, Francisco Giovanni DavidVeloso, Andres Rodriguez2021-07-21T16:05:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/3044Revistahttp://rbgn.fecap.br/RBGN/indexhttps://rbgn.fecap.br/RBGN/oai||jmauricio@fecap.br1983-08071806-4892opendoar:2021-07-21T16:05:58Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
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