Concept of innovation in low-income market
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) |
Texto Completo: | https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/3044 |
Resumo: | Purpose – Investigate the concept and the adoption of innovation inthe low-income market.Design/methodology/approach – Four different studies wereconducted. First, a Delphi study with 126 Marketing and Innovationprofessors from graduate programs. Second, interviews with 13professionals, technical assistance professionals and retail managers.Third, two focus groups with low-income consumers. Fourth, surveywith 390 respondents.Findings – The results indicate that innovations in the low-incomemarkets are mainly characterized by adaptations and adjustments inproducts, with emphasis on incremental innovations, not radical. Inaddition, the adoption of innovation in this context is characterizedas late, not initial.Originality/value – In terms of theoretical contributions, the presentstudy reveals how the concept of innovation is built in the low-incomemarket. From a perspective collectively constructed with informationfrom different market agents (industry, retail and consumers), researchfindings become robust to understanding a phenomenon. Moreover, inaddition to different market agents, different methods of data collectionand analysis were also used, further enriching the results. This collectivecontribution, based theoretically on a literature of social construction,interviewing different market agents and using different methodologicalapproaches, synergistically potentiated the development of this paper. |
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Concept of innovation in low-income marketConceito de inovação no mercado de baixa rendaConceito de inovação no mercado de baixa rendaLow-income marketincremental innovationbottom of the pyramidinnovation adoptionhome appliancesInovação e Mercado de Baixa RendaMercado de baixa rendainovação incrementalbase da pirâmideadoção de inovaçãoeletrodomésticos.Mercado de baixa rendainovação incrementalbase da pirâmideadoção de inovaçãoeletrodomésticos.Purpose – Investigate the concept and the adoption of innovation inthe low-income market.Design/methodology/approach – Four different studies wereconducted. First, a Delphi study with 126 Marketing and Innovationprofessors from graduate programs. Second, interviews with 13professionals, technical assistance professionals and retail managers.Third, two focus groups with low-income consumers. Fourth, surveywith 390 respondents.Findings – The results indicate that innovations in the low-incomemarkets are mainly characterized by adaptations and adjustments inproducts, with emphasis on incremental innovations, not radical. Inaddition, the adoption of innovation in this context is characterizedas late, not initial.Originality/value – In terms of theoretical contributions, the presentstudy reveals how the concept of innovation is built in the low-incomemarket. From a perspective collectively constructed with informationfrom different market agents (industry, retail and consumers), researchfindings become robust to understanding a phenomenon. Moreover, inaddition to different market agents, different methods of data collectionand analysis were also used, further enriching the results. This collectivecontribution, based theoretically on a literature of social construction,interviewing different market agents and using different methodologicalapproaches, synergistically potentiated the development of this paper.Objetivo – Investigar o conceito e a adoção da inovação no mercadode baixa renda.Metodologia – Quatro estudos diferentes foram realizados:primeiro, uma pesquisa Delphi, com 126 professores de marketing einovação de programas de pós-graduação; segundo, entrevistas com13 profissionais, de assistência técnica e gerentes varejistas; terceiro,dois grupos focais com os consumidores de baixa renda; e quarto,pesquisa de levantamento com 390 entrevistados.Resultados – Os resultados indicam que as inovações no mercadode baixa renda são caracterizadas principalmente por adaptações eajustes nos produtos, com ênfase nas inovações incrementais, nãonas radicais. Adicionalmente, a adoção da inovação nesse contextose caracteriza como tardia, não inicial.Contribuições – Em termos de contribuição teórica, o presenteartigo revela como o conceito de inovação é construído no mercadode baixa renda. A partir de uma perspectiva construída coletivamentecom informações de diferentes agentes de mercado (indústria, varejoe consumidores), os resultados se tornam robustos para compreendero fenômeno. Adicionalmente, além dos diferentes agentes,diferentes métodos de coleta e análise também foram utilizados nointuito de potencializar os resultados. Essa contribuição coletiva,fundamentada teoricamente na literatura de construção social,entrevistando diferentes agentes de mercado e usando diferentesabordagens metodológicas, potencializaram sinergicamente odesenvolvimento do artigo.Objetivo – Investigar o conceito e a adoção da inovação no mercadode baixa renda.Metodologia – Quatro estudos diferentes foram realizados:primeiro, uma pesquisa Delphi, com 126 professores de marketing einovação de programas de pós-graduação; segundo, entrevistas com13 profissionais, de assistência técnica e gerentes varejistas; terceiro,dois grupos focais com os consumidores de baixa renda; e quarto,pesquisa de levantamento com 390 entrevistados.Resultados – Os resultados indicam que as inovações no mercadode baixa renda são caracterizadas principalmente por adaptações eajustes nos produtos, com ênfase nas inovações incrementais, nãonas radicais. Adicionalmente, a adoção da inovação nesse contextose caracteriza como tardia, não inicial.Contribuições – Em termos de contribuição teórica, o presenteartigo revela como o conceito de inovação é construído no mercadode baixa renda. A partir de uma perspectiva construída coletivamentecom informações de diferentes agentes de mercado (indústria, varejoe consumidores), os resultados se tornam robustos para compreendero fenômeno. Adicionalmente, além dos diferentes agentes,diferentes métodos de coleta e análise também foram utilizados nointuito de potencializar os resultados. 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