A Área de compras moldando características dos relacionamento em KIBS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3083 |
Resumo: | Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimento ou, em inglês, Knowledge Intensive Business Services (KIBS), como P&D, design de software, desenvolvimento de soluções, consultoria e aconselhamento jurídico desempenham um importante papel na sociedade, auxiliando a fomentar o desenvolvimento do processo econômico. Nesse sentido, a literatura demonstra que estes serviços possuem peculiaridades que os diferem de outros tipos de serviços, chamando a atenção para o processo de compra e o relacionamento desenvolvido na elaboração de KIBS. Considerando esses aspectos, esta pesquisa analisou o relacionamento organizacional para a elaboração de serviços empresariais intensivos em conhecimento - KIBS. O objetivo foi avaliar como o envolvimento da área de compras influencia o relacionamento entre empresa, cliente e fornecedora, considerando características identificadas na literatura como direcionadoras da interação organizacional. Para alcançar o objetivo delineado, foi elaborado um estudo de caso múltiplo, utilizando como principal fonte de dados primários entrevistas em profundidade com profissionais que desenvolvem KIBS. Como resultado, foi possível refinar o entendimento sobre as características destacadas pela pesquisa. Observou-se também que estas características fazem parte de um todo, que ao mesmo tempo têm o poder de se completar e muitas vezes de se anular, o que caracteriza interação e interdependência. De modo que é perceptível que existem alguns fatores da estratégia e a cultura dessas organizações formam bases para a orientação da área de compras, que, diante do posicionamento organizacional, pode adotar uma orientação mais imediatista, buscando apenas ganhar a negociação e reduzir os custos imediatos ou ainda pode ser baseada no relacionamento, buscando o aprimoramento das parcerias para obter melhores resultados com os fornecedores. A adoção destas orientações pela área de compras traz implicações para os relacionamentos organizacionais, podendo reforçar os relacionamentos estabelecidos, ou ainda encerrá-los. Portanto, essa pesquisa possui como principais contribuições o refinamento das características analisadas, e a elaboração de uma análise que integra a interação entre essas características e os atores que se relacionam no processo de elaboração de KIBS |
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A Área de compras moldando características dos relacionamento em KIBSServiços Empresariais Intensivos em Conhecimento ou, em inglês, Knowledge Intensive Business Services (KIBS), como P&D, design de software, desenvolvimento de soluções, consultoria e aconselhamento jurídico desempenham um importante papel na sociedade, auxiliando a fomentar o desenvolvimento do processo econômico. Nesse sentido, a literatura demonstra que estes serviços possuem peculiaridades que os diferem de outros tipos de serviços, chamando a atenção para o processo de compra e o relacionamento desenvolvido na elaboração de KIBS. Considerando esses aspectos, esta pesquisa analisou o relacionamento organizacional para a elaboração de serviços empresariais intensivos em conhecimento - KIBS. O objetivo foi avaliar como o envolvimento da área de compras influencia o relacionamento entre empresa, cliente e fornecedora, considerando características identificadas na literatura como direcionadoras da interação organizacional. Para alcançar o objetivo delineado, foi elaborado um estudo de caso múltiplo, utilizando como principal fonte de dados primários entrevistas em profundidade com profissionais que desenvolvem KIBS. Como resultado, foi possível refinar o entendimento sobre as características destacadas pela pesquisa. Observou-se também que estas características fazem parte de um todo, que ao mesmo tempo têm o poder de se completar e muitas vezes de se anular, o que caracteriza interação e interdependência. De modo que é perceptível que existem alguns fatores da estratégia e a cultura dessas organizações formam bases para a orientação da área de compras, que, diante do posicionamento organizacional, pode adotar uma orientação mais imediatista, buscando apenas ganhar a negociação e reduzir os custos imediatos ou ainda pode ser baseada no relacionamento, buscando o aprimoramento das parcerias para obter melhores resultados com os fornecedores. A adoção destas orientações pela área de compras traz implicações para os relacionamentos organizacionais, podendo reforçar os relacionamentos estabelecidos, ou ainda encerrá-los. Portanto, essa pesquisa possui como principais contribuições o refinamento das características analisadas, e a elaboração de uma análise que integra a interação entre essas características e os atores que se relacionam no processo de elaboração de KIBSThis research analyzed organizational relationships to develop knowledge-intensive business services - KIBS. The main objective was to evaluate how the purchasing function involvement influences buyer-supplier relationship, considering characteristics identified in the literature as drivers of organizational interaction. To achieve the outlined objective, a multiple case study was developed, using as main source of primary data in-depth interviews with professionals who develop KIBS. As a result, it was observed that characteristics identified in the literature, and developed in the research, are part of a whole, which at the same time have the power to complete and often to annul each other, which characterizes interaction and interdependence between these characteristics. Also, these organizations strategy and culture formed basis to the purchasing function orientation, which can adopt a more strategic or cost-oriented orientation. These purchasing area guidelines adoption has implications for organizational relationships, and can reinforce established relationships, or end themCentro Universitário FEI, São PauloBonomi, JulianaD'Antone, SimonaRibeiro, D. G.2020-06-18T20:34:17Z2020-06-18T20:34:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRIBEIRO, D. G. <b> A Área de compras moldando características dos relacionamento em KIBS. </b> 2019. 129 f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2019 Disponível em: <https://doi.org/10.31414/ADM.2019.T.130976>. Acesso em: 10 mar. 2020.10.31414/ADM.2019.T.130976https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3083porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:03:13Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false |
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