Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/382 |
Resumo: | As teorias de marketing e estratégia postulam que, para uma empresa ser bem-sucedida em seu negócio, os gestores devem tomar decisões munidos de informações precisas e prontamente acessíveis. O conceito de sistema de informações de marketing emergiu com a proposta de operacionalizar e tornar factível a busca, o processamento e a análise das informações atinentes aos ambientes externo e interno das organizações, no intuito de subsidiarem as decisões de marketing. No contexto atual, em que o marketing vem deixando de ser considerado somente uma área funcional, para assumir o papel de orientação de negócio nas organizações, as decisões estratégicas de marketing ganham uma nova dimensão de importância, tanto para o meio acadêmico de marketing como para a prática de gerencial. Na realidade empresarial brasileira, na qual se visualiza apresença maciça e representativa de empresas familiares de característica empreendedora, a questão de como tais empresas, com peculiaridades distintas das organizações burocratizadas e mais analíticas obtém, organizam e utilizam informações no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing, desponta como uma proposta que vem preencher uma lacuna presente na literatura atual do marketing estratégico. A pesquisa foi operacionalizada por meio do método do esestudo de caso - o qual se baseou em entrevista pessoal e análise documental - e objetivou um melhor entendimento sobre a importância e a contribuição do sistema de informação de marketing no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing. No campo, os achados revelaram uma forte consistência entre a análise documental e as respostas do entrevistado e também corroboraram a abordagem teórica apresentada na revisão bibliográfica, atingindo aos objetivos principal e secundário da pesquisa |
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Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketingMarketingProcesso decisórioAs teorias de marketing e estratégia postulam que, para uma empresa ser bem-sucedida em seu negócio, os gestores devem tomar decisões munidos de informações precisas e prontamente acessíveis. O conceito de sistema de informações de marketing emergiu com a proposta de operacionalizar e tornar factível a busca, o processamento e a análise das informações atinentes aos ambientes externo e interno das organizações, no intuito de subsidiarem as decisões de marketing. No contexto atual, em que o marketing vem deixando de ser considerado somente uma área funcional, para assumir o papel de orientação de negócio nas organizações, as decisões estratégicas de marketing ganham uma nova dimensão de importância, tanto para o meio acadêmico de marketing como para a prática de gerencial. Na realidade empresarial brasileira, na qual se visualiza apresença maciça e representativa de empresas familiares de característica empreendedora, a questão de como tais empresas, com peculiaridades distintas das organizações burocratizadas e mais analíticas obtém, organizam e utilizam informações no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing, desponta como uma proposta que vem preencher uma lacuna presente na literatura atual do marketing estratégico. A pesquisa foi operacionalizada por meio do método do esestudo de caso - o qual se baseou em entrevista pessoal e análise documental - e objetivou um melhor entendimento sobre a importância e a contribuição do sistema de informação de marketing no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing. No campo, os achados revelaram uma forte consistência entre a análise documental e as respostas do entrevistado e também corroboraram a abordagem teórica apresentada na revisão bibliográfica, atingindo aos objetivos principal e secundário da pesquisaThe marketing and strategy theories postulate that for a company being well succeed in their business, their managers has to take decisions provided with accurate and readilly accessible information. The marketing information system concept emerged with the proposal to operationalize and to make tangible the information gathering, processing and analysis relative to external and internal organizations environment, in order to support the marketing decisions. On the actual context, on which the marketing is leaving to being considered just a functional department to assume the orientation business position, the strategic marketing decisions gain a new dimension of importance, even to the acaemic environment as well as to the managerial practice. On the enterprises Brazilian reality, on which is possible to visualize the representative presence of familiar business, with entrepreneurship proper, the issue about haoww that companies, with distinct peculiarity of the bureaucratic propedr, the organizations obtain, organize and use information to support the strategic marketing decisions, it points as a proposal that comes to fill the strategic marketing literature blank. The field research was conducted by a case study - which as based on personal interview and documental analysis - and aimed a better understood about the importance and the contribution of the marketing information system to support the strategic marketing decision taking. On the field, the findings revealed a strong consistency between the documental analysis and the respondent answers, and also corronorated the theoretical propositions presented on the literature review, reaching the main ans secondary research purposesCentro Universitário Fei, São PauloOliveira, Braulio Alexandre ContentoPereira, J. A.2019-03-20T13:58:11Z2019-03-20T13:58:11Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, J. A. <b> Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing. </b> 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2009 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003588.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/382porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:53:52Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false |
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