Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, J. A.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/382
Resumo: As teorias de marketing e estratégia postulam que, para uma empresa ser bem-sucedida em seu negócio, os gestores devem tomar decisões munidos de informações precisas e prontamente acessíveis. O conceito de sistema de informações de marketing emergiu com a proposta de operacionalizar e tornar factível a busca, o processamento e a análise das informações atinentes aos ambientes externo e interno das organizações, no intuito de subsidiarem as decisões de marketing. No contexto atual, em que o marketing vem deixando de ser considerado somente uma área funcional, para assumir o papel de orientação de negócio nas organizações, as decisões estratégicas de marketing ganham uma nova dimensão de importância, tanto para o meio acadêmico de marketing como para a prática de gerencial. Na realidade empresarial brasileira, na qual se visualiza apresença maciça e representativa de empresas familiares de característica empreendedora, a questão de como tais empresas, com peculiaridades distintas das organizações burocratizadas e mais analíticas obtém, organizam e utilizam informações no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing, desponta como uma proposta que vem preencher uma lacuna presente na literatura atual do marketing estratégico. A pesquisa foi operacionalizada por meio do método do esestudo de caso - o qual se baseou em entrevista pessoal e análise documental - e objetivou um melhor entendimento sobre a importância e a contribuição do sistema de informação de marketing no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing. No campo, os achados revelaram uma forte consistência entre a análise documental e as respostas do entrevistado e também corroboraram a abordagem teórica apresentada na revisão bibliográfica, atingindo aos objetivos principal e secundário da pesquisa
id FEI_3a89138d7c37eb57a0648b3fb2db0763
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/382
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketingMarketingProcesso decisórioAs teorias de marketing e estratégia postulam que, para uma empresa ser bem-sucedida em seu negócio, os gestores devem tomar decisões munidos de informações precisas e prontamente acessíveis. O conceito de sistema de informações de marketing emergiu com a proposta de operacionalizar e tornar factível a busca, o processamento e a análise das informações atinentes aos ambientes externo e interno das organizações, no intuito de subsidiarem as decisões de marketing. No contexto atual, em que o marketing vem deixando de ser considerado somente uma área funcional, para assumir o papel de orientação de negócio nas organizações, as decisões estratégicas de marketing ganham uma nova dimensão de importância, tanto para o meio acadêmico de marketing como para a prática de gerencial. Na realidade empresarial brasileira, na qual se visualiza apresença maciça e representativa de empresas familiares de característica empreendedora, a questão de como tais empresas, com peculiaridades distintas das organizações burocratizadas e mais analíticas obtém, organizam e utilizam informações no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing, desponta como uma proposta que vem preencher uma lacuna presente na literatura atual do marketing estratégico. A pesquisa foi operacionalizada por meio do método do esestudo de caso - o qual se baseou em entrevista pessoal e análise documental - e objetivou um melhor entendimento sobre a importância e a contribuição do sistema de informação de marketing no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing. No campo, os achados revelaram uma forte consistência entre a análise documental e as respostas do entrevistado e também corroboraram a abordagem teórica apresentada na revisão bibliográfica, atingindo aos objetivos principal e secundário da pesquisaThe marketing and strategy theories postulate that for a company being well succeed in their business, their managers has to take decisions provided with accurate and readilly accessible information. The marketing information system concept emerged with the proposal to operationalize and to make tangible the information gathering, processing and analysis relative to external and internal organizations environment, in order to support the marketing decisions. On the actual context, on which the marketing is leaving to being considered just a functional department to assume the orientation business position, the strategic marketing decisions gain a new dimension of importance, even to the acaemic environment as well as to the managerial practice. On the enterprises Brazilian reality, on which is possible to visualize the representative presence of familiar business, with entrepreneurship proper, the issue about haoww that companies, with distinct peculiarity of the bureaucratic propedr, the organizations obtain, organize and use information to support the strategic marketing decisions, it points as a proposal that comes to fill the strategic marketing literature blank. The field research was conducted by a case study - which as based on personal interview and documental analysis - and aimed a better understood about the importance and the contribution of the marketing information system to support the strategic marketing decision taking. On the field, the findings revealed a strong consistency between the documental analysis and the respondent answers, and also corronorated the theoretical propositions presented on the literature review, reaching the main ans secondary research purposesCentro Universitário Fei, São PauloOliveira, Braulio Alexandre ContentoPereira, J. A.2019-03-20T13:58:11Z2019-03-20T13:58:11Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, J. A. <b> Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing. </b> 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2009 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003588.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/382porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:53:52Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
title Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
spellingShingle Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
Pereira, J. A.
Marketing
Processo decisório
title_short Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
title_full Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
title_fullStr Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
title_full_unstemmed Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
title_sort Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing
author Pereira, J. A.
author_facet Pereira, J. A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Braulio Alexandre Contento
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, J. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Processo decisório
topic Marketing
Processo decisório
description As teorias de marketing e estratégia postulam que, para uma empresa ser bem-sucedida em seu negócio, os gestores devem tomar decisões munidos de informações precisas e prontamente acessíveis. O conceito de sistema de informações de marketing emergiu com a proposta de operacionalizar e tornar factível a busca, o processamento e a análise das informações atinentes aos ambientes externo e interno das organizações, no intuito de subsidiarem as decisões de marketing. No contexto atual, em que o marketing vem deixando de ser considerado somente uma área funcional, para assumir o papel de orientação de negócio nas organizações, as decisões estratégicas de marketing ganham uma nova dimensão de importância, tanto para o meio acadêmico de marketing como para a prática de gerencial. Na realidade empresarial brasileira, na qual se visualiza apresença maciça e representativa de empresas familiares de característica empreendedora, a questão de como tais empresas, com peculiaridades distintas das organizações burocratizadas e mais analíticas obtém, organizam e utilizam informações no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing, desponta como uma proposta que vem preencher uma lacuna presente na literatura atual do marketing estratégico. A pesquisa foi operacionalizada por meio do método do esestudo de caso - o qual se baseou em entrevista pessoal e análise documental - e objetivou um melhor entendimento sobre a importância e a contribuição do sistema de informação de marketing no subsídio à tomada de decisões estratégicas de marketing. No campo, os achados revelaram uma forte consistência entre a análise documental e as respostas do entrevistado e também corroboraram a abordagem teórica apresentada na revisão bibliográfica, atingindo aos objetivos principal e secundário da pesquisa
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2019-03-20T13:58:11Z
2019-03-20T13:58:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, J. A. <b> Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing. </b> 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2009 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003588.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/382
identifier_str_mv PEREIRA, J. A. <b> Um estudo sobre a contribuição do sistema de informação de marketing para a tomada de decisões estratégicas de marketing. </b> 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2009 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003588.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/382
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Fei, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Fei, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225179013840896