Cross-dock design: análise de fatores que afetam o desempenho operacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: | https://doi.org/10.31414/EM.2023.D.131633 https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4862 |
Resumo: | As pesquisas em cross-docking (XD) tipicamente analisam apenas os fatores internos do desenho e planejamento das suas instalações como o layout, tamanho da instalação, quantidade de docas, stage único ou duplo, alocação das docas, entre outros ou tratam separadamente os fatores externos relacionados ao projeto da malha logística com foco na localização do XD, quantidade, área de atuação, janela de entrega, nível de serviço e custo do transporte. O problema de não se considerar uma abordagem holística no projeto do cross-docking é a não visualização dos efeitos interdependentes do desempenho operacional da instalação refletido nesta pesquisa através do nível de serviço. Esta pesquisa considerou fatores internos e externos ao XD para avaliar o efeito interdependente dos mesmos. Entre os fatores externos, foram considerados o perfil horário das chegadas dos veículos do recebimento e o horário de corte da onda de expedição que reflete uma alteração na janela de entrega do produto no cliente final. O fator interno usado para representar o tamanho da infraestrutura do XD foi a quantidade de docas. A pesquisa foi realizada com base em dados de uma empresa do setor do comércio eletrônico do Brasil e os seus achados contribuem para os gestores e planejadores de operações logísticas que precisam compreender o impacto isolado e combinado das variáveis de decisão para o projeto de um XD. O estudo mostrou que a antecipação do horário da chegada dos veículos do recebimento gera um impacto significativo no nível de serviço (NS) e esse efeito é similar tanto em uma estrutura mais robusta (mais docas) ou enxuta (menos docas). A antecipação do horário de corte da expedição tem um impacto mais significativo do que a antecipação do horário de chegada dos caminhões do recebimento no nível de serviço. O efeito da antecipação do horário de corte é diferente em um XD em uma operação com 13 docas em relação a um XD com 19 docas. Ao alterar o horário de corte da onda de 00:30 am para 01:00 am, o incremento do nível de serviço em um XD com 19 docas foi de 3,5% enquanto em uma estrutura com 13 docas foi de 20,9%. Dessa forma, pode-se observar a relevância e a importância de se considerar os fatores internos e externos ao XD para o estudo conceitual da sua operação adequada ao atendimento do nível de serviço esperado |
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Entre os fatores externos, foram considerados o perfil horário das chegadas dos veículos do recebimento e o horário de corte da onda de expedição que reflete uma alteração na janela de entrega do produto no cliente final. O fator interno usado para representar o tamanho da infraestrutura do XD foi a quantidade de docas. A pesquisa foi realizada com base em dados de uma empresa do setor do comércio eletrônico do Brasil e os seus achados contribuem para os gestores e planejadores de operações logísticas que precisam compreender o impacto isolado e combinado das variáveis de decisão para o projeto de um XD. O estudo mostrou que a antecipação do horário da chegada dos veículos do recebimento gera um impacto significativo no nível de serviço (NS) e esse efeito é similar tanto em uma estrutura mais robusta (mais docas) ou enxuta (menos docas). A antecipação do horário de corte da expedição tem um impacto mais significativo do que a antecipação do horário de chegada dos caminhões do recebimento no nível de serviço. O efeito da antecipação do horário de corte é diferente em um XD em uma operação com 13 docas em relação a um XD com 19 docas. Ao alterar o horário de corte da onda de 00:30 am para 01:00 am, o incremento do nível de serviço em um XD com 19 docas foi de 3,5% enquanto em uma estrutura com 13 docas foi de 20,9%. Dessa forma, pode-se observar a relevância e a importância de se considerar os fatores internos e externos ao XD para o estudo conceitual da sua operação adequada ao atendimento do nível de serviço esperadoCross-docking (XD) surveys typically analyze only the internal factors of the design and planning of your facilities such as layout, size of the facility, number of docks, single or double stage, allocation of the docks, among others or treat separately the external factors related to the design of the logistics network with a focus on the location of the XD, quantity, area of operation, time window, service level and transportation cost. The problem with not considering a holistic approach in cross-docking design is the failure to visualize the interdependent effects of the facility's operational performance reflected in this research across service level. This research considered internal and external factors to XD to evaluate their interdependent effect. Among the external factors, we considered the arrivals time profile of the receiving vehicles and the cutoff time of the shipping wave that reflects a change in the delivery time window of the product to the final customer. The internal factor used to represent the size of XD's infrastructure was the number of docks. The research was conducted based on the data provided from a company in the e-commerce sector in Brazil and its findings contribute to logistics operations managers and planners who need to understand the isolated and combined impact of decision variables for designing a XD. The study showed that anticipating the arrival time of receiving vehicles generates a significant impact on the level of service (NS) and this effect is similar in both cases: a more robust (more docks) or lean (less docks) structure. Anticipating the cutoff time from the shipments has a more significant impact at the service level than anticipating the arrival time of the receiving trucks. The effect of anticipating the cutoff time is different in a XD 13 docks compared with a XD 19 docks. By changing the wave cutoff time from 00:30 am to 01:00 am, the service level increment in an XD with 19 docks was 3.5% while in a structure with 13 docks it was 20.9%. Therefore, it is possible to observe the relevance and importance of considering the internal and external factors of the XD for the conceptual study of its operation adequate to meet the expected level of serviceCentro Universitário FEI, São Bernardo do CampoSampaio, MauroFugihara, Marcelo Koiti2023-07-08T18:19:24Z2023-07-08T18:19:24Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFUGIHARA, Marcelo Koiti. <b> Cross-dock design: </b> análise de fatores que afetam o desempenho operacional. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2023.D.131633.https://doi.org/10.31414/EM.2023.D.131633https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/4862porpt_BRProduçãoreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-13T20:18:05Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/4862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-07-13T20:18:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false |
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