Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Torres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3097
Resumo: Recentemente, uma etapa em especial do comércio eletrônico tem chamado atenção dos profissionais da logística: o Last Mile, em português, entrega de última milha, que se refere ao transporte da mercadoria para o destinatário final. Essa etapa é de extrema importância e decisiva para a experiência do cliente, pois é quando o consumidor avaliará o tempo de entrega e as condições em que a encomenda chegou. Dessa forma, o last mile é fundamental para uma loja virtual, tendo em vista ser a etapa na qual o lojista mostrará a qualidade do serviço. Contudo, além das características intrínsecas da atividade que a torna a mais complexa de todo o processo de transportes, em países emergentes, como o Brasil, há ainda a importante questão no que tange à segurança das cargas movimentadas. Embora o roubo de carga tenha se tornado um dos aspectos mais importantes no gerenciamento logístico, poucos estudos conseguiram resolver essa questão por meio de análises de negócios, sobretudo em economias emergentes. Assim, o objetivo deste estudo empírico é analisar as relações existentes entre o valor sinistrado e diversas variáveis independentes por meio da exploração de dados históricos do maior varejista on-line do mercado brasileiro. Os resultados empíricos da análise multivariada revelam que valor e quantidade embarcada, horário, uso de terceiro e ausência de escolta são fatores-chave por trás da gravidade do roubo de carga. Além disso, as empresas com dados podem utilizar o modelo de gerenciamento de risco desenvolvido para roubo de carga no intuito de identificar as variáveis relevantes; ou aquelas que não possuem dados podem empregar as estratégias de mitigação desenvolvidas
id FEI_3eaa6b4b6086f1933a4ce96194ea4479
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3097
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônicoComércio eletrônicoCargas e descargasRecentemente, uma etapa em especial do comércio eletrônico tem chamado atenção dos profissionais da logística: o Last Mile, em português, entrega de última milha, que se refere ao transporte da mercadoria para o destinatário final. Essa etapa é de extrema importância e decisiva para a experiência do cliente, pois é quando o consumidor avaliará o tempo de entrega e as condições em que a encomenda chegou. Dessa forma, o last mile é fundamental para uma loja virtual, tendo em vista ser a etapa na qual o lojista mostrará a qualidade do serviço. Contudo, além das características intrínsecas da atividade que a torna a mais complexa de todo o processo de transportes, em países emergentes, como o Brasil, há ainda a importante questão no que tange à segurança das cargas movimentadas. Embora o roubo de carga tenha se tornado um dos aspectos mais importantes no gerenciamento logístico, poucos estudos conseguiram resolver essa questão por meio de análises de negócios, sobretudo em economias emergentes. Assim, o objetivo deste estudo empírico é analisar as relações existentes entre o valor sinistrado e diversas variáveis independentes por meio da exploração de dados históricos do maior varejista on-line do mercado brasileiro. Os resultados empíricos da análise multivariada revelam que valor e quantidade embarcada, horário, uso de terceiro e ausência de escolta são fatores-chave por trás da gravidade do roubo de carga. Além disso, as empresas com dados podem utilizar o modelo de gerenciamento de risco desenvolvido para roubo de carga no intuito de identificar as variáveis relevantes; ou aquelas que não possuem dados podem empregar as estratégias de mitigação desenvolvidasRecently, one particular issue has captured the attention of logistics professionals: the last mile which refers to the transportation of goods to the final receiver. This step is extremely important and decisive for the customer experience, because it is when the consumer will evaluate the delivery time and the conditions under which the order arrived. Given that, it is clear how much the last mile is fundamental for a virtual store, because it is the stage in which the retailer shows its service quality. However, in addition to the intrinsic characteristics of the activity that makes it the most complex of the entire transport process, in emerging countries such as Brazil, there is still the important issue regarding cargo safety. Although cargo theft has become one of the most important aspects of logistics management, few studies have tackled the issue through business analysis, especially in emerging economies. Thus, the purpose of this empirical study is to analyze the relationship between loss severity and several independent variables by exploring historical data from the largest online retailer in the Brazilian market. The empirical results of the multivariate analysis reveal that value and quantity shipped, time, third party operations, and the absence of security guards are key factors behind the seriousness of cargo theft. In addition, data companies can use the risk management model developed for cargo theft to identify relevant variables, or those without data can apply the mitigation strategies developedCentro Universitário FEI, São Bernardo do CampoSampaio, MauroSilva, Beatriz Torres2020-06-18T20:37:46Z2020-06-18T20:37:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Beatriz Torres. <b> Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico. </b> 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2019. Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/EM.2019.D.130988&gt;. Acesso em: 4 dez. 2019.10.31414/EM.2019.D.130988https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3097porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:47:42Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:47:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
title Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
spellingShingle Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
Silva, Beatriz Torres
Comércio eletrônico
Cargas e descargas
title_short Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
title_full Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
title_fullStr Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
title_full_unstemmed Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
title_sort Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico
author Silva, Beatriz Torres
author_facet Silva, Beatriz Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Mauro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Beatriz Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Cargas e descargas
topic Comércio eletrônico
Cargas e descargas
description Recentemente, uma etapa em especial do comércio eletrônico tem chamado atenção dos profissionais da logística: o Last Mile, em português, entrega de última milha, que se refere ao transporte da mercadoria para o destinatário final. Essa etapa é de extrema importância e decisiva para a experiência do cliente, pois é quando o consumidor avaliará o tempo de entrega e as condições em que a encomenda chegou. Dessa forma, o last mile é fundamental para uma loja virtual, tendo em vista ser a etapa na qual o lojista mostrará a qualidade do serviço. Contudo, além das características intrínsecas da atividade que a torna a mais complexa de todo o processo de transportes, em países emergentes, como o Brasil, há ainda a importante questão no que tange à segurança das cargas movimentadas. Embora o roubo de carga tenha se tornado um dos aspectos mais importantes no gerenciamento logístico, poucos estudos conseguiram resolver essa questão por meio de análises de negócios, sobretudo em economias emergentes. Assim, o objetivo deste estudo empírico é analisar as relações existentes entre o valor sinistrado e diversas variáveis independentes por meio da exploração de dados históricos do maior varejista on-line do mercado brasileiro. Os resultados empíricos da análise multivariada revelam que valor e quantidade embarcada, horário, uso de terceiro e ausência de escolta são fatores-chave por trás da gravidade do roubo de carga. Além disso, as empresas com dados podem utilizar o modelo de gerenciamento de risco desenvolvido para roubo de carga no intuito de identificar as variáveis relevantes; ou aquelas que não possuem dados podem empregar as estratégias de mitigação desenvolvidas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-06-18T20:37:46Z
2020-06-18T20:37:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Beatriz Torres. <b> Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico. </b> 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2019. Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/EM.2019.D.130988&gt;. Acesso em: 4 dez. 2019.
10.31414/EM.2019.D.130988
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3097
identifier_str_mv SILVA, Beatriz Torres. <b> Fatores que afetam o roubo de cargas no last mile do comércio eltrônico. </b> 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2019. Disponível em: &lt;https://doi.org/10.31414/EM.2019.D.130988&gt;. Acesso em: 4 dez. 2019.
10.31414/EM.2019.D.130988
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3097
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225177373868032