Aprendizado por reforço aplicado ao desenvolvimento de agentes humanoides no domínio do futebol de robôs simulado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berton, Priscila Angela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/471
Resumo: A área da robótica vem evoluindo ao longo destes anos com a criação de novos robôs e com o desenvolvimento de aplicações inteligentes. A criação de robôs cada vez mais semelhantes aos seres humanos é um grande desafio. Para vencer este desafio, existem técnicas de aprendizado de máquina que têm semelhanças ao aprendizado de um ser humano. O domínio estudado neste trabalho é o futebol de robôs humanoides, que é um grande desafio, já que o robô deve se movimentar e ter comportamentos semelhantes a jogadores reais com o uso de técnicas de aprendizado. A técnica de aprendizado estudada neste trabalho é o Aprendizado por Reforço, utilizada para a solução de problemas quando um agente robô humanoide precisa aprender a atuar em um local desconhecido. Esta técnica é capaz de fazer os agentes robôs humanoides a aprender, por meio de tentativa e erro, para qual lado ele deverá andar, fazer gols como também fazer a defesa destes, melhorando o seu comportamento a cada instante,em um programa de simulação virtual de futebol, chamado RoboCup 3D. A plataforma, RoboCup 3D, utilizada para desenvolvimento dos agentes robóticos, vem sendo cada vez mais utilizada no mundo científico, devido simular em um mundo virtual características de jogadores de um mundo real, além de manter as mesmas características do ambiente.
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