Métodos de cotação e negociação de preços e custos de transação na cadeia de suprimentos de autopeças do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genaro, Edelcio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/641
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal identificar quais são os métodos de cotação e negociação de preços predominantes na cadeia de suprimentos de autopeças brasileira. Ainda dentro do escopo do trabalho, buscar-se-à identificar quais os fatores geradores de custo de transação que podem diminuir ou aumentar o custo final. A competição global, a saturação dos mercados e o desenvolvimento do comércio mundial fizeram com que as firmas comerciais e industriais, os prestadores de serviços, os órgãos públicos, etc., empirrassem a responsabilidade de haver um custo competitivo em toda a cadeia de suprimentos ou cadeia de valor. E, portanto, a forma e o método como esse preço é negociado nas cadeias de suprimentos assume papel fundamental para o estabelecimento e sucesso das cadeias. O interesse recaiu sobre a Cadeia de Suprimentos de Autopeças do Brasil devido à sua complexidade, atualziação tecnológica e crescimento acentuado nos últimos anos e principalmente pelo fato de pertencer à Cadeia de Surprimentos Automotiva que talvez seja aquela de maior competitividade em termosde indústria de manufatura, devido à competição e participação de montadoras globais com suas próprias cadeias de suprimentos de autopeças, também globais. Esse ambiente competitivo obriga as cadeias de suprimentos locais a competirem em nível global, e dessa forma, são obrigadas a utilizar e desenvolver métodos e estratégias que anulem as assimetrias decorrentes da competição com outras cadeias e que atuem em mercados mais competitivos em termos de volume, tecnologia e recursos. Para responder as questões de pesquisa, foi utilizado questionário com perguntas fechadas tipo survey e escala Likert, enviado aos gestores da área de supply chain sas maiores empresas de cadeia de suprimentos de autopeças em termos de faturamento, com capital multinacional, empregam uma gama mais variada e estruturada de métodos de cotação e negociação de preços para aquisição de materiais direto, ao passo que as empresas de capital nacional empregam majoritariamente o método mais simples de cotação de negociação de preços que geram fatores de custo de transação, a maioria dos respondentes concordaram que os fatores geradores de custos de transação diminuem se as seguintes características estiverem presentes na negociação: transparência, frequência, poder de barganha do comprador e cotação com abertura de custo.
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A competição global, a saturação dos mercados e o desenvolvimento do comércio mundial fizeram com que as firmas comerciais e industriais, os prestadores de serviços, os órgãos públicos, etc., empirrassem a responsabilidade de haver um custo competitivo em toda a cadeia de suprimentos ou cadeia de valor. E, portanto, a forma e o método como esse preço é negociado nas cadeias de suprimentos assume papel fundamental para o estabelecimento e sucesso das cadeias. O interesse recaiu sobre a Cadeia de Suprimentos de Autopeças do Brasil devido à sua complexidade, atualziação tecnológica e crescimento acentuado nos últimos anos e principalmente pelo fato de pertencer à Cadeia de Surprimentos Automotiva que talvez seja aquela de maior competitividade em termosde indústria de manufatura, devido à competição e participação de montadoras globais com suas próprias cadeias de suprimentos de autopeças, também globais. Esse ambiente competitivo obriga as cadeias de suprimentos locais a competirem em nível global, e dessa forma, são obrigadas a utilizar e desenvolver métodos e estratégias que anulem as assimetrias decorrentes da competição com outras cadeias e que atuem em mercados mais competitivos em termos de volume, tecnologia e recursos. Para responder as questões de pesquisa, foi utilizado questionário com perguntas fechadas tipo survey e escala Likert, enviado aos gestores da área de supply chain sas maiores empresas de cadeia de suprimentos de autopeças em termos de faturamento, com capital multinacional, empregam uma gama mais variada e estruturada de métodos de cotação e negociação de preços para aquisição de materiais direto, ao passo que as empresas de capital nacional empregam majoritariamente o método mais simples de cotação de negociação de preços que geram fatores de custo de transação, a maioria dos respondentes concordaram que os fatores geradores de custos de transação diminuem se as seguintes características estiverem presentes na negociação: transparência, frequência, poder de barganha do comprador e cotação com abertura de custo.The main objective of this work is to identify the most common quotation and negotiation methods used in the Brazilian auto parts supply chain. The second purpose of this work is to identify the transaction cost factors that may reduce or enhance the final cost of the negotiation. The global competition, saturation of markets and the development of the world trade commerce obliged commercial industrial and service providers and public service to push the responsibility of having a competitive cost and price in all supply chain or value stream. Therefore, the method and format of how competitive price is negotiated in the supply chain is very important to assure the competitiveness of the entire supply chain. The interest focused on the Brazilian Auto Parts Supply Chain because of its complexity, technological status and huge growth in the last years and mainly due to the fact of belonging to the Automotive Supply Chain, maybe, the highest competitiveness Supply Chain among all manufacturing industry in the world. This competitive environment obliges the local supply chains to compete in global basis and therefore they must use and develop strategies and methods to cancel asymmetries regarding competition with global supply chains operating in developed markets with more competitive drives like volume, technology and resources. We used a survey to obtain market information from auto parts supply chain managers among the hundred biggest companies in Brazil. From the answers given, we concluded that the biggest companies, in terms of net sales and multinational capital, use a more varied and structured range of quotation and price negotiation methods compared to Brazilian companies. Whereas the Brazilian companies use, in the majority, the most simple quotation and price negotiation method called RFQ (Request for Quote). Concerning the characteristics of the quotation and price negotiation methods which generate transaction cost factors, most answers agreed that the transaction costs factor can be reduced if the following characteristics are present at the negotiation: transparency, frequency of transactions, buyer´s bargain power and quotation with cost breakdown.porpt_BRCentro Universitário da FEI, São Bernardo do CampoCadeia de logística integradaAcessórios para automóveis-IndústriaLogística empresarialMétodos de cotação e negociação de preços e custos de transação na cadeia de suprimentos de autopeças do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALfulltext.pdffulltext.pdfapplication/pdf1234881https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/641/2/fulltext.pdf5967595aa27977566a4338a2441a8f83MD52TEXTfulltext.pdf.txtfulltext.pdf.txtExtracted texttext/plain164192https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/641/3/fulltext.pdf.txt573720a625ea3ca6a4cf40a4e1caf82aMD53THUMBNAILfulltext.pdf.jpgfulltext.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/641/4/fulltext.pdf.jpg33ffb8cdd9d3485ffbebd3bf08bdc59fMD54FEI/6412019-05-07 19:22:03.476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
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