A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, S. D. G.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131232
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3199
Resumo: Dentre as modalidades existentes para o transporte de cargas, destaca-se o Liner Shipping por sua relevância ao processo de globalização e seu exponencial crescimento nas últimas décadas, consequência de seus atrativos atributos de confiabilidade, previsibilidade, elevada capacidade e baixo custo de transporte. Embora pontualidade também seja considerada como característica do Liner Shipping, dados apontam que isto não têm sido observado na prática, especialmente em mercados subdesenvolvidos, tema abordado em numerosos trabalhos acadêmicos nesta área. No Brasil, a navegação de cabotagem exerce um papel fundamental à logística nacional ao oferecer uma alternativa viável e eficaz ao modal rodoviário, o principal meio utilizado neste país. Todavia, devido à precária infraestrutura portuária e à baixa eficiência dos principais terminais, há elevado custo operacional e baixa confiabilidade dos serviços. Para avaliar como as condições operacionais dos portos brasileiros afetam o planejamento estratégico e tático de um serviço de Liner Shipping designado à Cabotagem, elaborou-se um modelo de simulação a eventos discretos, no qual foi estudado o serviço de uma grande empresa nacional ao longo de um ano e os dados obtidos após a simulação foram confrontados com o planejamento determinístico pré-definido pela companhia. Os resultados mostram diversas disrupções na pontualidade do serviço, obrigando a companhia a variar a velocidade de seus navios, muitas vezes de maneira pouco atrativa financeiramente. Visualizou-se, ainda, algumas escalas com dados sub- ou superdimensionadas, interferindo na qualidade da prestação e adicionando custos desnecessários ao sistema. Por fim, identificou-se alterações necessárias a determinado planejamento, a fim de melhorar sua pontualidade
id FEI_ab7f1e2543fe63399f7e4fc9d8dcb6cd
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3199
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no BrasilTransporte marítimoDentre as modalidades existentes para o transporte de cargas, destaca-se o Liner Shipping por sua relevância ao processo de globalização e seu exponencial crescimento nas últimas décadas, consequência de seus atrativos atributos de confiabilidade, previsibilidade, elevada capacidade e baixo custo de transporte. Embora pontualidade também seja considerada como característica do Liner Shipping, dados apontam que isto não têm sido observado na prática, especialmente em mercados subdesenvolvidos, tema abordado em numerosos trabalhos acadêmicos nesta área. No Brasil, a navegação de cabotagem exerce um papel fundamental à logística nacional ao oferecer uma alternativa viável e eficaz ao modal rodoviário, o principal meio utilizado neste país. Todavia, devido à precária infraestrutura portuária e à baixa eficiência dos principais terminais, há elevado custo operacional e baixa confiabilidade dos serviços. Para avaliar como as condições operacionais dos portos brasileiros afetam o planejamento estratégico e tático de um serviço de Liner Shipping designado à Cabotagem, elaborou-se um modelo de simulação a eventos discretos, no qual foi estudado o serviço de uma grande empresa nacional ao longo de um ano e os dados obtidos após a simulação foram confrontados com o planejamento determinístico pré-definido pela companhia. Os resultados mostram diversas disrupções na pontualidade do serviço, obrigando a companhia a variar a velocidade de seus navios, muitas vezes de maneira pouco atrativa financeiramente. Visualizou-se, ainda, algumas escalas com dados sub- ou superdimensionadas, interferindo na qualidade da prestação e adicionando custos desnecessários ao sistema. Por fim, identificou-se alterações necessárias a determinado planejamento, a fim de melhorar sua pontualidadeAmong the available cargo transport modes, Liner Shipping can be highlighted due to its importance to the globalization process and the exponential growth witnessed along the last decades, as effect of the attractive attributes of reliability, predictability, high capacity and low overall cost. Although punctuality is also considered as default in Liner Shipping, past data points to a different reality, especially on developing countries, a subject approached in several research in the area. In Brazil, Cabotage plays a significant role to the national logistics landscape, by adding a viable and efficient alternative to the road transport, the country’s main transport mode. However, due to poor port infrastructure and low efficiency from the major terminals, there are high operating cost and low schedule reliability. To evaluate how Brazilian port’s operational conditions affect strategic and tactical planning of a Cabotage Liner Shipping service, a discrete-event simulation model has been developed, aiming at the cabotage service of a large Brazilian shipping company over a year and the outcome data of the simulation were crosschecked against the company’s preestablished deterministic proforma. The results show several reliability issues, forcing the company to take speed variation countermeasures, which might not be the most financially attractive scenario. Another insight regards to under- or overstated variables in some port calls, leading to bad service quality as well as unnecessarily increasing the system costs. Ultimately, some necessary proforma changes have been identified, in order to enhance its reliabilityCentro Universitário FEI, São Bernardo do CampoLima, FabioMüller, S. D. G.2021-04-13T13:23:28Z2021-04-13T13:23:28Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMÜLLER, S. D. G. <b> A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: </b> simulação de um sistema de cabotagem no Brasil. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131232.https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131232https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3199porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:11:49Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3199Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T13:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
title A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
spellingShingle A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
Müller, S. D. G.
Transporte marítimo
title_short A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
title_full A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
title_fullStr A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
title_full_unstemmed A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
title_sort A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: simulação de um sistema de cabotagem no Brasil
author Müller, S. D. G.
author_facet Müller, S. D. G.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Fabio
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, S. D. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte marítimo
topic Transporte marítimo
description Dentre as modalidades existentes para o transporte de cargas, destaca-se o Liner Shipping por sua relevância ao processo de globalização e seu exponencial crescimento nas últimas décadas, consequência de seus atrativos atributos de confiabilidade, previsibilidade, elevada capacidade e baixo custo de transporte. Embora pontualidade também seja considerada como característica do Liner Shipping, dados apontam que isto não têm sido observado na prática, especialmente em mercados subdesenvolvidos, tema abordado em numerosos trabalhos acadêmicos nesta área. No Brasil, a navegação de cabotagem exerce um papel fundamental à logística nacional ao oferecer uma alternativa viável e eficaz ao modal rodoviário, o principal meio utilizado neste país. Todavia, devido à precária infraestrutura portuária e à baixa eficiência dos principais terminais, há elevado custo operacional e baixa confiabilidade dos serviços. Para avaliar como as condições operacionais dos portos brasileiros afetam o planejamento estratégico e tático de um serviço de Liner Shipping designado à Cabotagem, elaborou-se um modelo de simulação a eventos discretos, no qual foi estudado o serviço de uma grande empresa nacional ao longo de um ano e os dados obtidos após a simulação foram confrontados com o planejamento determinístico pré-definido pela companhia. Os resultados mostram diversas disrupções na pontualidade do serviço, obrigando a companhia a variar a velocidade de seus navios, muitas vezes de maneira pouco atrativa financeiramente. Visualizou-se, ainda, algumas escalas com dados sub- ou superdimensionadas, interferindo na qualidade da prestação e adicionando custos desnecessários ao sistema. Por fim, identificou-se alterações necessárias a determinado planejamento, a fim de melhorar sua pontualidade
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-13T13:23:28Z
2021-04-13T13:23:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MÜLLER, S. D. G. <b> A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: </b> simulação de um sistema de cabotagem no Brasil. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131232.
https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131232
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3199
identifier_str_mv MÜLLER, S. D. G. <b> A influência das condições operacionais na pontualidade do transporte marítimo: </b> simulação de um sistema de cabotagem no Brasil. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131232.
url https://doi.org/10.31414/EM.2020.D.131232
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3199
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225181718118400