CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUSTAVO PIMENTEL ALVES, MARCOS AURELIO ALVES, LUCAS BORBA FURTADO, WALLACE CONSTANTINO ALVES DE ALENCAR
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5197
Resumo: O presente trabalho apresenta o estudo com simulação numérica e experimental de um conversor bidirecional de ponte ativa dupla (DAB) com modulação de dois níveis e deslocamento de fase entre elas para transmissão do fluxo de potência bidirecional visando aplicações em veículos elétricos, microrredes e outros. A conversão de potência bidirecional permite por exemplo, que a bateria de um veículo elétrico, possa ser um gerador ou fornecedor de energia para abastecer uma determinada instalação, quando a mesma estiver carregada. No estágio de potência tem-se na sua estrutura dois conversores em meia-ponte cada, denominadas P1 (Ponte P1) e P2 (Ponte P2). Em ambas as pontes são empregados MOSFETs de Carbeto de Silício (SiC) visando redução das perdas e consequentemente melhoria de eficiência do conversor. No desenvolvimento teórico do conversor são apresentados à sua estrutura, suas etapas de operação, seu princípio de funcionamento onde foram desenvolvidas simulações numéricas mostrando a influência do ângulo de defasagem entre os sinais presentes no elemento “indutor” de transferência de potência, e como este ângulo pode influenciar no aumento da potência reativa no elemento “indutor” e automaticamente aumentar as correntes eficazes no elemento “indutor” e principalmente nas chaves de potência MOSFETs SiC, tornando os projetos mais robustos e com maior custo na sua fabricação. A modulação de dois níveis é estudada mostrando que a comutação suave sobre zero de tensão (ZVS) pode ser alcançada neste conversor. As regiões de (ZVS) são apresentadas graficamente. Por fim, procedimentos de projeto são apresentados tais como: cálculo da transferência de potência, cálculos e dimensionamento dos magnéticos, programação do microcontrolador STM32G474RET6 para geração dos sinais de porta (gate) com deslocamento de fase e tempo morto e desenvolvimento dos circuitos elétricos para estágio de potência, gate-drivers, fonte de alimentação chaveada, circuitos de interface e suas respectivas placas de circuito impresso.
id FEI_acca2cf2946f7c6625414ad40f422b0d
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/5197
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SICCONVERSOR BIDIRECIONALO presente trabalho apresenta o estudo com simulação numérica e experimental de um conversor bidirecional de ponte ativa dupla (DAB) com modulação de dois níveis e deslocamento de fase entre elas para transmissão do fluxo de potência bidirecional visando aplicações em veículos elétricos, microrredes e outros. A conversão de potência bidirecional permite por exemplo, que a bateria de um veículo elétrico, possa ser um gerador ou fornecedor de energia para abastecer uma determinada instalação, quando a mesma estiver carregada. No estágio de potência tem-se na sua estrutura dois conversores em meia-ponte cada, denominadas P1 (Ponte P1) e P2 (Ponte P2). Em ambas as pontes são empregados MOSFETs de Carbeto de Silício (SiC) visando redução das perdas e consequentemente melhoria de eficiência do conversor. No desenvolvimento teórico do conversor são apresentados à sua estrutura, suas etapas de operação, seu princípio de funcionamento onde foram desenvolvidas simulações numéricas mostrando a influência do ângulo de defasagem entre os sinais presentes no elemento “indutor” de transferência de potência, e como este ângulo pode influenciar no aumento da potência reativa no elemento “indutor” e automaticamente aumentar as correntes eficazes no elemento “indutor” e principalmente nas chaves de potência MOSFETs SiC, tornando os projetos mais robustos e com maior custo na sua fabricação. A modulação de dois níveis é estudada mostrando que a comutação suave sobre zero de tensão (ZVS) pode ser alcançada neste conversor. As regiões de (ZVS) são apresentadas graficamente. Por fim, procedimentos de projeto são apresentados tais como: cálculo da transferência de potência, cálculos e dimensionamento dos magnéticos, programação do microcontrolador STM32G474RET6 para geração dos sinais de porta (gate) com deslocamento de fase e tempo morto e desenvolvimento dos circuitos elétricos para estágio de potência, gate-drivers, fonte de alimentação chaveada, circuitos de interface e suas respectivas placas de circuito impresso.WALTER PEREIRA DA SILVA JUNIORhttp://lattes.cnpq.br/7391023079374696https://orcid.org/0000-0002-5679-0190GUSTAVO PIMENTEL ALVES, MARCOS AURELIO ALVES, LUCAS BORBA FURTADO, WALLACE CONSTANTINO ALVES DE ALENCAR2023-12-18T11:51:51Z2023-12-18T11:51:51Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis139application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfhttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5197info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEI2023-12-19T03:00:12Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/5197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-12-19T03:00:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
CONVERSOR BIDIRECIONAL
title CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
spellingShingle CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
GUSTAVO PIMENTEL ALVES, MARCOS AURELIO ALVES, LUCAS BORBA FURTADO, WALLACE CONSTANTINO ALVES DE ALENCAR
title_short CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
title_full CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
title_fullStr CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
title_full_unstemmed CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
title_sort CONVERSOR BIDIRECIONAL CC-CC ISOLADO PARA CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS COM A CHAVE DE POTÊNCIA MOSFET SIC
author GUSTAVO PIMENTEL ALVES, MARCOS AURELIO ALVES, LUCAS BORBA FURTADO, WALLACE CONSTANTINO ALVES DE ALENCAR
author_facet GUSTAVO PIMENTEL ALVES, MARCOS AURELIO ALVES, LUCAS BORBA FURTADO, WALLACE CONSTANTINO ALVES DE ALENCAR
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv WALTER PEREIRA DA SILVA JUNIOR
http://lattes.cnpq.br/7391023079374696
https://orcid.org/0000-0002-5679-0190
dc.contributor.author.fl_str_mv GUSTAVO PIMENTEL ALVES, MARCOS AURELIO ALVES, LUCAS BORBA FURTADO, WALLACE CONSTANTINO ALVES DE ALENCAR
description O presente trabalho apresenta o estudo com simulação numérica e experimental de um conversor bidirecional de ponte ativa dupla (DAB) com modulação de dois níveis e deslocamento de fase entre elas para transmissão do fluxo de potência bidirecional visando aplicações em veículos elétricos, microrredes e outros. A conversão de potência bidirecional permite por exemplo, que a bateria de um veículo elétrico, possa ser um gerador ou fornecedor de energia para abastecer uma determinada instalação, quando a mesma estiver carregada. No estágio de potência tem-se na sua estrutura dois conversores em meia-ponte cada, denominadas P1 (Ponte P1) e P2 (Ponte P2). Em ambas as pontes são empregados MOSFETs de Carbeto de Silício (SiC) visando redução das perdas e consequentemente melhoria de eficiência do conversor. No desenvolvimento teórico do conversor são apresentados à sua estrutura, suas etapas de operação, seu princípio de funcionamento onde foram desenvolvidas simulações numéricas mostrando a influência do ângulo de defasagem entre os sinais presentes no elemento “indutor” de transferência de potência, e como este ângulo pode influenciar no aumento da potência reativa no elemento “indutor” e automaticamente aumentar as correntes eficazes no elemento “indutor” e principalmente nas chaves de potência MOSFETs SiC, tornando os projetos mais robustos e com maior custo na sua fabricação. A modulação de dois níveis é estudada mostrando que a comutação suave sobre zero de tensão (ZVS) pode ser alcançada neste conversor. As regiões de (ZVS) são apresentadas graficamente. Por fim, procedimentos de projeto são apresentados tais como: cálculo da transferência de potência, cálculos e dimensionamento dos magnéticos, programação do microcontrolador STM32G474RET6 para geração dos sinais de porta (gate) com deslocamento de fase e tempo morto e desenvolvimento dos circuitos elétricos para estágio de potência, gate-drivers, fonte de alimentação chaveada, circuitos de interface e suas respectivas placas de circuito impresso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T11:51:51Z
2023-12-18T11:51:51Z
2023-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5197
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/5197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225176706973696