O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lippi, Gustavo Ferreira Coelho.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/562
Resumo: As empresas têm dificuldade em ofertar um bom nível de serviço aos clientes, em parte em função por elevado erros de previsão de demanda. Muitas pesquisas já foram feitas para definir um processo e compartilhamento de informações entre cliente e fornecedor são pontos vitais. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar duas variáveis importantes: diferentes bases de dados: ordem de pedidos (OP) e ponto de venda (PDV), e utilização de abordagens distintas de agregação de famílias de produtos: top-down (TD) e bottom-up (BU). O objetivo principal foi verificar qual base e tipo de abordagem resultam em uma maior acuracidade na previsão de demanda de uma empresa do ramo farmacêutico. Os resultados indicam que a variável "tipo de abordagem" não é significativa, porém o tipo de base de dados utilizada tem impacto importante na acuracidade. O fornecedor projetar os pedidos do varejista com base nos dados de PDV, pode reduzir de forma significativa os erros de previsão de demanda.
id FEI_b3a4228c4729bce1a898bd3226ae07fa
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/562
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str https://repositorio.fei.edu.br/oai/request
spelling O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demandaOferta e procuraServiços de informaçãoPrevisão de vendasAs empresas têm dificuldade em ofertar um bom nível de serviço aos clientes, em parte em função por elevado erros de previsão de demanda. Muitas pesquisas já foram feitas para definir um processo e compartilhamento de informações entre cliente e fornecedor são pontos vitais. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar duas variáveis importantes: diferentes bases de dados: ordem de pedidos (OP) e ponto de venda (PDV), e utilização de abordagens distintas de agregação de famílias de produtos: top-down (TD) e bottom-up (BU). O objetivo principal foi verificar qual base e tipo de abordagem resultam em uma maior acuracidade na previsão de demanda de uma empresa do ramo farmacêutico. Os resultados indicam que a variável "tipo de abordagem" não é significativa, porém o tipo de base de dados utilizada tem impacto importante na acuracidade. O fornecedor projetar os pedidos do varejista com base nos dados de PDV, pode reduzir de forma significativa os erros de previsão de demanda.Companies are finding it more difficult to offer a good level of customer service on a daily basis, due to the high uncertainty in performing a good forecast. Many research studies have been conducted in order to discover the variables that impact the accuracy of the forecast. In this context, the issues considered important for improving the forecast are the collaboration among all areas involved in the process and sharing the information between customer and supplier. This research aim to evaluate these two issues: (1) the impact of top-down versus bottom-up aggregation forms on forecast accuracy; and (2) wheter shared POS data improves forecast accuracy. The main goal is to find the best processes to increase forecast accuracy. The results of this study indicate that aggregate approach is not significant and show that POS data is key in the forecast process.Centro Universitário da FEI, São Bernardo do CampoSampaio, MauroLippi, Gustavo Ferreira Coelho.2019-03-20T14:06:24Z2019-03-20T14:06:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/562porpt_BRreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:58:11Zoai:repositorio.fei.edu.br:FEI/562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRIhttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/oai/oai2.phpcfernandes@fei.edu.bropendoar:https://repositorio.fei.edu.br/oai/request2023-03-14T12:58:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)false
dc.title.none.fl_str_mv O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
title O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
spellingShingle O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
Lippi, Gustavo Ferreira Coelho.
Oferta e procura
Serviços de informação
Previsão de vendas
title_short O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
title_full O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
title_fullStr O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
title_full_unstemmed O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
title_sort O valor do compartilhamento de informação do ponto de venda e nível de agregação na previsão de demanda
author Lippi, Gustavo Ferreira Coelho.
author_facet Lippi, Gustavo Ferreira Coelho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Mauro
dc.contributor.author.fl_str_mv Lippi, Gustavo Ferreira Coelho.
dc.subject.por.fl_str_mv Oferta e procura
Serviços de informação
Previsão de vendas
topic Oferta e procura
Serviços de informação
Previsão de vendas
description As empresas têm dificuldade em ofertar um bom nível de serviço aos clientes, em parte em função por elevado erros de previsão de demanda. Muitas pesquisas já foram feitas para definir um processo e compartilhamento de informações entre cliente e fornecedor são pontos vitais. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar duas variáveis importantes: diferentes bases de dados: ordem de pedidos (OP) e ponto de venda (PDV), e utilização de abordagens distintas de agregação de famílias de produtos: top-down (TD) e bottom-up (BU). O objetivo principal foi verificar qual base e tipo de abordagem resultam em uma maior acuracidade na previsão de demanda de uma empresa do ramo farmacêutico. Os resultados indicam que a variável "tipo de abordagem" não é significativa, porém o tipo de base de dados utilizada tem impacto importante na acuracidade. O fornecedor projetar os pedidos do varejista com base nos dados de PDV, pode reduzir de forma significativa os erros de previsão de demanda.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-03-20T14:06:24Z
2019-03-20T14:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/562
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/562
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
repository.mail.fl_str_mv cfernandes@fei.edu.br
_version_ 1809225179637743616